O marketing é uma área em constante evolução e um dos seus conceitos mais conhecidos relacionados a ele é o dos 4 Ps — produto, preço, praça e promoção. Porém, com o tempo, o modelo precisou ser expandido para abranger aspectos mais complexos das estratégias de mercado.
Com isso, foram adicionadas mais 4 letras, formando o que hoje é conhecido como os 8 Ps do marketing. A atualização conceitual trouxe uma visão mais ampla e eficaz sobre como posicionar um negócio e alcançar bons resultados.
Se você se interessou pelo assunto, prossiga com a leitura deste artigo, preparado por nós, da ABContent, trazendo quais são os 8 Ps do marketing. Acompanhe!
Quando o conceito de Ps surgiu?
Ao estudar sobre marketing, um dos principais conceitos aprendidos é o marketing mix (composto mercadológico). Ele foi apresentado por Neil Borden em 1949 como uma lista de 12 elementos importantes para o desenvolvimento dessa área em uma empresa.
Em 1960, o professor Jerome McCarthy trouxe uma nova leitura dos ensinamentos de Borden, reduzindo os 12 itens para 4 variáveis: product, price, place e promotion, originalmente. Como todas iniciavam com a mesma letra, a ideia ficou conhecida como os 4 Ps do marketing.
Apesar de o conceito existir desde aquela época, aparecendo pela primeira vez no livro “Basic Marketing”, de McCarthy, a sua popularização se deu anos mais tarde. Isso ocorreu depois de o termo ser abordado em diversas obras do professor Philip Kotler — conhecido como o guru do marketing.
Contudo, à medida que a jornada do cliente evoluiu, com novas necessidades surgindo, mais 4 palavras foram adicionadas: pessoas, processos, posicionamento e performance, totalizando 8 Ps. Assim, as estratégias que antes eram centradas no produto passaram a focar nos clientes.
Quais são as características dos 8 Ps do marketing?
Sabendo um pouco sobre a origem dos 4 Ps e sua evolução para 8 Ps, além do que cada um deles significa, é válido explorar as suas características.
Confira!
Produto
O primeiro P se refere ao produto ou serviço oferecido pela empresa. Ele deve atender às necessidades e aos desejos dos consumidores, englobando aspectos como qualidade, funcionalidade, embalagem, diferenciais, design, variedade e garantia.
Preço
No contexto dos 8 Ps, o preço não se resume à cotação monetária de um produto ou serviço, mas à percepção de valor pelo consumidor. Estratégias como precificação psicológica, posicionamento da marca e atributos da solução podem fazer com que ele seja maior ou menor.
Praça
A praça, ou distribuição, trata dos canais pelos quais o produto chega ao consumidor final. Eles incluem desde lojas físicas, e-commerces e marketplaces até redes sociais. A escolha correta da praça garante que o público-alvo tenha acesso ao produto da forma mais conveniente possível.
Promoção
A promoção abrange todas as ações de comunicação para divulgar o produto e persuadir o público a adquiri-lo. Elas incluem campanhas de publicidade, marketing digital, promoções, redes sociais e estratégias de relacionamento com o cliente.
Pessoas
Esse critério traz a necessidade do foco nas pessoas que se relacionam com a marca, considerando clientes, colaboradores, fornecedores etc. A ideia é gerar conexão, demonstrando empatia e conhecimento aprofundado sobre necessidades e desejos desse público em suas estratégias.
Processos
Os processos envolvem todas as etapas que garantem o funcionamento eficiente da entrega de um produto ou serviço. Entre elas, estão atendimento ao cliente, logística, pós-venda e suporte.
Procedimentos bem estruturados reduzem falhas, otimizam a experiência do consumidor e aumentam as chances de fidelização.
Posicionamento
O posicionamento define como a marca deseja ser percebida no mercado, fortalecendo sua identidade e gerando maior conexão com o público-alvo. Ele se baseia em diferenciais competitivos e no valor que a empresa entrega ao consumidor.
Performance
A performance está relacionada à avaliação dos resultados das estratégias de marketing. Para tanto, é preciso determinar os KPIs (key performance indicators) a serem usados para medir o desempenho do negócio e monitorá-los constantemente, mudando as estratégias se for necessário.
Qual é a importância dos 8 Ps do marketing?
Como proposta em sua origem, a observação dos 8 Ps do marketing é essencial para criar uma estratégia de negócio eficaz e abrangente. A razão é que esses elementos ajudam a equipe de marketing a avaliar e considerar todos os aspectos do negócio em suas abordagens.
Sem essa visão holística, fica mais difícil para a empresa desenvolver um planejamento eficiente. Com a adição de 4 palavras, que complementam os 4 Ps originais, a estratégia passa a focar ainda mais em atender às demandas dos clientes.
Isso envolve estudar o mercado, a concorrência e o público-alvo. Dessa maneira, é possível trabalhar para que os produtos ou serviços oferecidos estejam alinhados às expectativas dos consumidores e sejam bem recebidos.
Assim, empresas que estruturam seus processos com base nesse modelo têm maior capacidade de adaptação às mudanças do mercado. Elas também encontram mais chances de conquistar um diferencial competitivo e fortalecer sua relação com os consumidores.
Como começar a utilizar os 8 Ps do marketing?
Como você viu, esses 8 Ps devem ser utilizados no plano de marketing. Ou seja, eles são aplicados no planejamento do negócio, norteando os caminhos a serem trilhados em busca dos objetivos desejados.
Observe um passo a passo de como colocar em prática o conceito:
- analise seu produto e o mercado: entenda as necessidades do público e como seu produto se posiciona no setor;
- defina um preço estratégico: estude os concorrentes e a percepção de valor do consumidor — quanto ele está disposto a pagar pelo seu produto ou serviço;
- escolha os melhores canais de distribuição: avalie se seu público-alvo prefere espaços físicos ou o ambiente digital;
- invista em comunicação e promoção: considere usar estratégias de marketing digital, marketing de conteúdo, postagens em redes sociais e campanhas segmentadas;
- capacite sua equipe: como você aprendeu, funcionários bem treinados melhoram o atendimento e a experiência do cliente;
- aprimore os processos internos: busque maneiras de otimizar as operações, como a automatização de fluxos de trabalho para melhorar a eficiência e reduzir erros;
- fortaleça o posicionamento da sua marca: crie uma identidade forte e diferenciada, que torne o seu produto facilmente reconhecível e único;
- monitore e analise os resultados: utilize diferentes KPIs para avaliar o desempenho das suas estratégias, efetuando mudanças sempre que for necessário.
A criação de uma estratégia de marketing eficiente exige conhecimento, planejamento e execução precisa. Nós, da ABContent, podemos ajudar sua empresa a aplicar os 8 Ps do marketing de forma prática e efetiva, desenvolvendo conteúdos estratégicos e soluções personalizadas.
Conclusão
Neste post, você viu o que são os 8 Ps do marketing, qual é o conceito por trás de cada um deles e como implementá-los nas suas estratégias. Contudo, lembre-se de que o setor está em constante evolução — logo, é importante se manter atualizado para não perder novidades.
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