Saber como escolher uma empresa de marketing de conteúdo qualificada pode fazer uma grande diferença no resultado da sua estratégia de marketing digital. Afinal, em meio a uma grande oferta de serviços do tipo no mercado, é fundamental escolher o melhor para o seu negócio.
Mas, como escolher o serviço que melhor atende às necessidades do seu negócio? Continue a leitura e veja 8 dicas para escolher o serviço de produção de conteúdo para blogs mais adequado para sua companhia!
1. Pesquise e entenda sobre o marketing de conteúdo
Antes de escolher um prestador de serviço para cuidar do conteúdo do seu blog, é interessante pesquisar para compreender um pouco sobre o assunto. Afinal, do que se trata o marketing de conteúdo e o que o torna diferente das outras estratégias de marketing digital e de práticas comuns da publicidade e propaganda?
Você não precisa ser um expert, mas é preciso conhecer o tema para basear suas escolhas. Assim, ficará muito mais fácil fazer uma contratação assertiva.
Aqui no blog da ABContent você pode aprofundar o seu entendimento por meio de artigos que explicam o que é marketing de conteúdo. Confira:
- 5 benefícios de aplicar o marketing de conteúdo na sua estratégia de vendas
- 9 motivos para você apostar no marketing de conteúdo
- Campanha de marketing digital x planejamento de conteúdo: entenda as diferenças!
2. Converse com as empresas sem compromisso
No momento em que for efetuar sua pesquisa para contratação, você encontrará diversas empresas que oferecem esse tipo de serviço. O ideal é analisar o site, ler sobre a empresa e avaliar quais tipos de conteúdo ela pode entregar.
Se restarem questões em aberto, converse com as empresas antes de tomar qualquer decisão. Pergunte tudo o que não conseguiu esclarecer e tire todas as suas dúvidas a respeito da estratégia de marketing de conteúdo.
3. Veja os cases de sucesso da empresa, mas tenha cuidado
Avaliar os cases de sucesso sempre é uma boa alternativa para saber se a companhia é adequada para você. Logo, faça uma análise minuciosa deles, leia os depoimentos dos clientes e, principalmente, acompanhe os artigos que foram produzidos pela empresa.
Contudo, tenha muito cuidado na hora de analisar esses casos de sucesso. Muitas agências de marketing de conteúdo oferecem serviços para diversos tipos de empresas dos mais variados nichos. E isso pode ser um problema.
Cada negócio é diferente, e o que deu certo para uma empresa de um nicho pode não dar certo para a sua. Por isso, tenha cuidado na hora de fazer essa avaliação.
4. Converse com profissionais do seu nicho
Se você tem conhecidos, autônomos ou empresários, que utilizam o marketing de conteúdo para melhorar as suas vendas, converse com eles e pergunte qual empresa já contrataram e como foi ou está sendo a experiência.
Avaliar a qualidade da empresa a partir dos clientes que ela atende é a melhor maneira de identificar se ela é ou não adequada a você.
5. Verifique os conteúdos que a empresa produziu
Foi possível perceber até aqui a importância de analisar os conteúdos que essas empresas produzem para seus respectivos blogs e para clientes, certo? Portanto, vale a pena reforçar a necessidade de solicitar algumas referências ao serviço de produção de conteúdo do seu interesse.
A melhor alternativa é buscar por artigos produzidos pelo serviço que estejam alinhados ao seu nicho. Desse modo, será muito mais fácil identificar a qualidade dos textos e a capacidade da empresa em lhe entregar conteúdos completos e eficientes.
6. Avalie a autoridade da empresa
Você já parou para pensar que a autoridade da empresa ou do criador dela pode dizer muito do negócio? Muitas vezes, a empresa pode ser nova, mas foi criada por uma personalidade que entende muito bem do seu nicho, por exemplo.
Nesse caso, você pode procurar pelas credenciais e pela experiência do seu fundador, seja na internet, nas redes sociais ou em outros canais de comunicação. Vale até mesmo perguntar para a empresa sua própria história.
A partir dessas informações ficará muito mais fácil verificar se o serviço poderá se encaixar às suas necessidades.
7. Procure por conteúdos acima da média
A internet tem muitos conteúdos superficiais, muitas vezes com erros e poucos conteúdos realmente de qualidade, No nicho de finanças e investimentos, por exemplo, parece que essa realidade é ainda pior.
Afinal, este é o tipo de segmento que aborda questões específicas, que exigem domínio do assunto. E qualquer erro pode ser prejudicial para o leitor e, claro, para a empresa.
Por exemplo, imagine ler um artigo que traz a informação de que as ações são as melhores alternativas de investimento para qualquer investidor. Ou que os títulos do Tesouro são alternativas em renda variável. Se você é do mercado, sabe que esses dados são equivocados.
Afinal, é preciso avaliar seu perfil e objetivos antes de tomar uma decisão de investimento. E, claro, os títulos do Tesouro fazem parte da renda fixa. Mas já pensou o quão desagradável seria passar esse tipo de informação equivocada ao seu público-alvo?
Exatamente por isso que certos assuntos precisam ser escritos, revisados e acompanhados por especialistas no tema. E por profissionais que saibam passar as informações corretas, de maneira didática.
Contar com uma empresa especializada no seu nicho, portanto, é sempre a melhor opção.
8. Foque em empresas especializadas
Todas as empresas dizem que produzem conteúdos de qualidade, que atendem o interesse da sua persona e sabem sobre o seu nicho. Nesse caso, o que você pode fazer para diferenciar essas empresas? Simples: veja quem é generalista e quem é especialista.
Como saber distinguir? Uma empresa generalista oferece conteúdos sobre os mais variados assuntos. Uma empresa especialista, no entanto, foca apenas em um ou poucos nichos, oferecendo um serviço diferenciado.
Essa informação não pode ser ignorada: ninguém consegue ter domínio sobre diversos assuntos! Por isso, o ideal é contar com uma empresa que foca em produzir conteúdos especializados para o setor ao qual seu negócio pertence.
Tenha em mente que só quem realmente entende o seu mercado, suas dores e seus clientes poderá entregar o material que o seu negócio precisa para crescer no ambiente online. Ao contar com essas empresas, você consegue entregar valor e aumentar a confiança dos consumidores potenciais!
Conclusão
Escolher uma empresa de marketing de conteúdo não é uma tarefa simples e deve ser feita depois de muitas pesquisas. Assim, você evitar elege quem não consiga atenda seus interesses, por não entender o seu mercado, seu nicho e as necessidades da sua companhia. Portanto, foque em empresas especialistas na produção de conteúdo do seu nicho.
A ABContent é um serviço de produção de conteúdos com especialização em finanças, investimentos, negócios e empreendedorismo. Nosso objetivo é oferecer conteúdos especializados e com o melhor custo-benefício à sua companhia.
Se você quer melhorar o posicionamento da sua empresa na internet, conte conosco! Entre agora em contato com a nossa equipe de atendimento e garanta um serviço de qualidade!