Você já pensou nos ganhos que uma empresa pode ter ao atuar em um espaço pouco ou nada explorado, focando em um público reduzido? Essa é a ideia dos nichos de mercado — que podem oferecer boas oportunidades de negócios.
Mas como definir em quais nichos uma empresa pode trabalhar? Quais fatores considerar no momento de dedicar esforços a um perfil reduzido e especializado de clientes? Conhecer a resposta para essas perguntas pode facilitar a busca por nichos ideais.
Quer saber mais sobre nichos de mercado e como utilizá-los? Acompanhe este conteúdo e descubra por que você deveria considerar essa estratégia para o seu negócio.
Boa leitura!
O que é o nicho de mercado?
O nicho de mercado é uma segmentação de uma área de negócio para atender a uma dor específica de determinado público. Para entender melhor esse conceito, é preciso ter em mente que os consumidores possuem interesses distintos.
Além disso, eles estão ficando mais exigentes no momento de consumir um produto ou serviço. Nesse sentido, um dos caminhos para sua empresa se destacar é atender a necessidades e desejos específicos do público, sendo essa a função dos nichos de mercado.
Por exemplo, vamos pensar em um negócio de educação financeira, que pode atender a um público bastante amplo. Em um primeiro recorte nesse segmento, é possível trabalhar com:
- um público mais popular, apresentando cursos sobre dívidas e sobre primeiros cuidados com orçamento, por exemplo;
- um público de maior renda, oferecendo aulas sobre planejamento financeiro e investimentos de alto capital.
Mas, até aqui, ainda estamos pensando em uma fatia ampla de consumidores, certo? Ao se falar em nicho de mercado nesse caso, poderia ser uma empresa que foque o público feminino, ou um educador financeiro que trabalhe apenas com preparação para aposentadoria.
Qual a diferença entre segmento e nicho de mercado?
Ao conhecer o conceito de nicho de mercado, muitos empreendedores acabam o confundindo com a ideia de segmento de mercado. Entretanto, os dois termos não possuem o mesmo significado.
Quando falamos de nichos, nos referimos a uma parcela específica de público localizada em um segmento. Ou seja, o segmento — apesar de o nome sugerir — não é o menor fragmento de mercado que um negócio pode atingir. Afinal, dentro dele, é possível identificar nichos inexplorados.
A seguir, confira um exemplo que ajudará você a identificar melhor a diferença entre os dois conceitos!
Exemplos de segmento e nicho de mercado
Vamos imaginar que Bruna tenha o desejo de empreender. Ela voltou de um longo intercâmbio na África do Sul, que foi fundamental para evoluir seu inglês do nível básico à fluência. Com base nos seus conhecimentos e gostos pessoais, ela decide que dará aulas de inglês particular para pessoas de nível básico.
Entretanto, Bruna entende que esse segmento já é muito explorado e que terá uma grande concorrência para encontrar possíveis clientes. Ainda há o agravante de o setor contar com profissionais com anos de experiência.
Logo, ela chega à conclusão de que precisa ter um diferencial que a destaque dos demais professores particulares. Assim, Bruna relembra das dificuldades que teve ao aprender o idioma, viver em um país estrangeiro e pensa: o que poderia ter me ajudado?
Após essa análise e a realização de uma pesquisa de mercado, ela decide que dará aulas para jovens — com nível básico de inglês — que estejam planejando fazer intercâmbio na África do Sul. Afinal, ela usará suas experiências no país para criar formas adequadas de preparar os alunos para a jornada.
No exemplo, primeiro ela decidiu que daria aulas de inglês particular para pessoas de nível básico — sendo esse o segmento de mercado. Em seguida, Bruna definiu que o nicho de mercado que exploraria é o de aulas para jovens que estejam se preparando para um intercâmbio na África do Sul.
Qual a importância de conhecer o conceito?
Como podemos notar, ter uma atuação direcionada para os nichos de mercado pode fazer sua empresa se destacar e ganhar autoridade no nicho específico. Com o tempo, a estratégia tende a gerar um fortalecimento da marca e melhorar os resultados do negócio.
Além disso, você terá a vantagem de lidar com uma concorrência menor. Desse modo, seu negócio pode ter um caminho facilitado para se tornar referência na área que optou por nichar. Então você será capaz de ditar os preços do mercado e obter uma margem maior de lucro.
Outra vantagem é a possibilidade de realizar todo o plano de marketing visando uma parcela seleta de clientes. Conhecendo bem sua persona, você poderá otimizar a comunicação e o orçamento, criando campanhas mais eficientes.
Por exemplo, na divulgação no mercado digital, ao ter um nicho, você estará apto para identificar com mais clareza o tom de voz que melhor converse com esses consumidores. Também é possível descobrir em quais redes sociais seu público-alvo costuma engajar mais, identificando a melhor plataforma para direcionar sua campanha.
Um fator que deve ser considerado é que — ao definir o seu nicho de mercado — você terá um direcionamento maior para realizar um marketing de conteúdo de valor. Nesse caso, conseguirá produzir materiais educativos que gerem identificação e atendam diretamente as dores do seu público.
Por fim, você pode conseguir parcerias estratégicas, contando, por exemplo, com a divulgação de influencers que se identifiquem com o seu nicho. Essa abordagem somará pontos para a gestão da sua marca e visibilidade do seu produto.
Como definir seus nichos de mercado?
Até agora, percebemos como direcionar os esforços para nichos de mercado pode ser uma boa estratégia para sua empresa ter sucesso. No entanto, é comum que os empreendedores tenham dúvidas sobre como definir esses nichos.
Veja, a seguir, pontos a serem considerados na hora de encontrar o nicho adequado!
Selecione o segmento de mercado que deseja explorar
Existem diferentes possibilidades de negócio, principalmente no ambiente digital, o que pode deixar o empreendedor perdido ao adotar uma estratégia. Porém, uma dica que pode ajudar a escolher um segmento de mercado é selecionar um setor com o qual você também se identifique como um possível consumidor.
Dessa maneira, você estará apto a entender melhor as características e demandas da persona. Como consequência, o seu negócio poderá se comunicar com mais empatia e assertividade com o público, melhorando as campanhas de marketing e a elaboração de produtos ou serviços.
Identifique uma necessidade específica do público
Após definir o seu segmento de mercado, chega o momento de buscar um nicho pouco ou nada explorado. Aqui, é preciso ter um olhar para as necessidades do público que não são atendidas.
Veja diferentes maneiras de escolher um nicho:
- perceber uma necessidade ou interesse seu, de algum familiar ou amigo que o mercado não atende;
- verificar reviews de produtos e empresas na internet, observando as queixas da audiência;
- pesquisar em grupos de redes sociais mais específicos, como os de Facebook, para entender as dores dos clientes;
- analisar as palavras-chave mais buscadas no Google conforme o ramo que você busca atender;
- manter-se atualizado sobre o segmento de mercado que deseja nichar para ter mais chances de se tornar pioneiro em uma nova tendência.
Tenha atenção à demanda
Ao encontrar a necessidade e interesse específico do público em que sua empresa atuará, um ponto essencial é saber se há demanda. Ou seja, as pessoas estão mesmo dispostas a comprar um produto ou serviço específico?
Nessa questão, vale fazer pesquisas de mercado, podendo aproveitar até participantes de grupos específicos nas redes sociais para obter as respostas. Lembre-se de que não adianta empreender para entregar uma solução específica se não houver intenção de compra.
Verifique a atuação da concorrência
Essa é a hora de saber se o mercado é competitivo nessa área. Para tanto, descubra quais são os concorrentes, bem como a quantidade de empresas na área e seu local de atuação. Com a medida, você pode analisar se vale a pena investir em determinado nicho.
Afinal, escolher um nicho que já esteja sendo explorado prejudicará sua estratégia e resultados. A descoberta de fatias de mercado que não foram dominadas por outras empresas é o principal benefício dessa abordagem.
Busque conhecimento sobre esse ramo mais selecionado
A última dica para definir os nichos de mercado é buscar conhecimento sobre a parcela mais restrita que você deseja atuar. Somente dessa forma você ganha a confiança do seu público, torna-se referência nesse setor especializado e pode crescer em determinado nicho.
Como você viu neste artigo, entender o que são os nichos de mercado é fundamental para se destacar da concorrência e alavancar os negócios. Para tanto você deve focar em um grupo de consumidores mais especializado, visando construir uma autoridade em determinado tema.
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Artigo publicado originalmente em 14/04/2021. Atualizado em 24/10/2023.