9 Tipos de clientes que você deve conhecer e como lidar com eles

Para concretizar um negócio, não basta ter o melhor produto ou serviço: é preciso saber como lidar com os diferentes tipos de clientes. Afinal, as pessoas têm personalidades variadas — e você deve saber qual abordagem utilizar dependendo do perfil do público que está atendendo.

Além das técnicas de vendas, é preciso considerar aspectos psicológicos do seu consumidor para que o atendimento tenha sucesso. Ou seja, ele fique satisfeito e volte a realizar a compra na sua empresa ou a indique para alguém.

Mas como agir de forma correta? Se você busca essa resposta, precisa entender como sua equipe deve lidar com 9 tipos de clientes que podem procurar seus produtos ou serviços.

Confira!

1. Cliente cético

Entre os tipos de clientes, um dos mais complicados de lidar é o cético. É aquela pessoa que desconfia de tudo o que você fala em relação ao seu produto ou serviço, sempre pensando que será enganado se concretizar a compra.

O indicado é ter em mente que o cliente cético é daqueles do “só acredita vendo”. Assim, faça demonstrações se possível, mostre bons resultados que outros clientes obtiveram, destaque as garantias e os diferenciais que oferece.

2. Cliente negociador

Se o primeiro cliente que você acompanhou é o desconfiado, o segundo da lista é o que quer obter vantagem na hora da compra. É preciso que a equipe tenha fôlego e se prepare com bons argumentos, pois ele sabe testar o vendedor.

Para que você feche a venda com o cliente negociador, não tem outro jeito: é preciso ter paciência e o cuidado de começar a conversa com uma boa margem de negociação. A dica é resistir um pouco antes de oferecer todos os descontos ou condições especiais.

3. Cliente indeciso

O terceiro tipo é um cliente que exige um bom trabalho da sua equipe para mostrar os diferenciais dos seus serviços. Seu vendedor precisa saber conversar com o cliente indeciso e não ter pressa nesse processo.

O ideal é entender quais são as reais necessidades dele para apontar a melhor opção que sua empresa pode oferecer. É um trabalho longo, porém, quando o consumidor indeciso tem uma boa orientação, encontrará o que procura e fechará a compra.

4. Cliente não comunicativo

Pode ser desafiador lidar com alguns tipos de clientes. Você sabe como agir com um consumidor que se comunica pouco, por exemplo? A arte de vender envolve uma boa conversa, então pode ser difícil entender o que fazer quando o cliente é mais calado.

É preciso cautela para não interpretar errado o que esse consumidor deseja e perder a venda. Assim, vale observar seus gestos e buscar um diálogo mais efetivo, sempre destacando que seu serviço é de qualidade, a fim de que ele se identifique e possa deixar claro o que deseja.

5. Cliente apressado

Se existe o cliente que se comunica muito pouco, tem também o tipo de consumidor que quer um atendimento rápido, pois está apressado. Pode ser aquela pessoa que não para de checar o relógio ou que demonstra impaciência no atendimento, por exemplo.

Dessa forma, é necessário que sua equipe consiga ser concisa ao apresentar os produtos e serviços que a empresa oferece para concretizar o negócio e conseguir a satisfação do consumidor. Aqui vale ser objetivo e não se perder com conversas paralelas.

6. Cliente ansioso

Falando em pressa, saiba que existe um cliente que também pode demonstrar certa urgência na hora da compra, mas, nesse caso, por fatores emocionais. É o cliente ansioso. Entre as diversas razões que levam alguém a consumir um produto ou serviço está a compra por impulso.

Pode parecer uma ótima razão, mas é preciso se certificar de que o consumidor está adquirindo um produto ou serviço que trará satisfação e resolver suas necessidades. Por isso não é adequado aproveitar da ansiedade para insistir em qualquer produto.

Saiba que, em cada venda, você constrói um marketing de relacionamento. Logo, procure entender o que o cliente realmente deseja para mostrar as opções e ajudá-lo a comprar o produto ou serviço certo para ele. Essa é uma forma de fechar o negócio com respeito e fidelizar esse consumidor.

7. Cliente grosseiro

Nem todo contato de venda será agradável. Sua equipe também precisa saber lidar no momento de atender o cliente grosseiro. Não será uma tarefa fácil, pois ele pode usar qualquer brecha na conversa para atacar sua empresa, produto ou serviço ou até mesmo o vendedor.

É uma situação em que o profissional deve ter inteligência emocional para não perder o equilíbrio. Tenha em mente que esses ataques não são pessoais e que, muitas vezes, o consumidor com esse comportamento está passando por algum problema.

A dica é não revidar e ir direto ao ponto, mostrando a qualidade dos produtos que sua empresa oferece, bem como as condições de pagamento e garantias.

8. Cliente da concorrência

Existe um perfil de consumidor que já chega à sua empresa com os diferenciais dos produtos ou serviços da concorrência na ponta da língua. No entanto, é importante pensar que, se ele procurou a sua marca, tem um interesse em testar o que você oferece.

Assim, o vendedor deve ter um bom conhecimento dos concorrentes para saber sobrepor os diferenciais de seus produtos. Com isso, há mais chances de o cliente mudar sua opinião e passar a comprar com a sua empresa.

9. Cliente especialista

O último dos tipos de clientes da nossa lista é o especialista. Aquele que já chega cheio de informações e explicações sobre o produto. Então, cabe à sua equipe estar pronta para explicar sobre os mínimos detalhes, apontando benefícios que talvez esse consumidor não conheça.

Por isso, vale direcionar os esforços para as particularidades do serviço ou da sua marca e estar pronto para diferentes perguntas para ter sucesso com esse cliente.

Como você pode conferir, o processo de venda é trabalhoso, por isso sua equipe precisa estar preparada para lidar com os diferentes tipos de clientes. Entender que as reações e necessidades do consumidor são variadas já ajudará a não ter surpresas na hora do atendimento.

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