O WhatsApp é um dos aplicativos mais usados pelos brasileiros, o que despertou o interesse das empresas para utilizá-lo nos negócios. Assim, o aplicativo se tornou mais um canal de relacionamento entre empresa e consumidor, originando o WhatsApp marketing.
Nesse sentido, o conceito também engloba publicidade e vendas — tudo feito por meio do aplicativo. Por ser uma ferramenta simples de usar e gratuita, ele também é, sobretudo, acessível e democrático.
Quer entender como essa estratégia pode ser importante para a sua empresa? Acompanhe a leitura e confira as vantagens do WhatsApp marketing e como aplicá-lo!
O que é WhatsApp Business?
Para entender melhor o que é o WhatsApp marketing, é interessante que você saiba do que se trata o aplicativo no mundo dos negócios. No uso pessoal, a maioria das pessoas já está acostumada com o programa de troca de mensagens, mídias, ligações e videochamadas de forma instantânea.
Entretanto, há quem não conheça a sua versão corporativa: o WhatsApp Business. Esse aplicativo derivado do WhatsApp convencional apresenta, além das funções habituais, funcionalidades voltadas para empresas, como:
- perfil empresarial com informações do negócio (endereço, telefone, email, horário de funcionamento e segmento);
- envio de mensagens automáticas quando você estiver ausente e um cliente quiser se comunicar;
- possibilidade de incluir tags para organizar as mensagens em categorias (novo cliente, pagamento pendente e pago);
- análise de métricas, como dados de envio e leitura de mensagens.
O que é WhatsApp Marketing?
Agora que você já sabe o que é WhatsApp Business, é o momento de entender o que é o WhatsApp marketing. Na prática, ele é uma estratégia que utiliza o aplicativo como canal de marketing.
Assim, o WhatsApp se torna uma ferramenta essencial para divulgação, relacionamento com o cliente e venda de produtos, serviços e soluções. Por meio do WhatsApp marketing é possível:
- ter um relacionamento mais próximo com o cliente, devido à facilidade de comunicação;
- oferecer mais um canal de suporte ao cliente, melhorando o pós-venda;
- fazer divulgação de promoções e novos produtos e serviços, atraindo e retendo consumidores;
- efetuar vendas.
Quais as vantagens de usar WhatsApp marketing?
Até o momento, você conheceu o WhatsApp Business e a estratégia que o utiliza para alavancar os negócios. Portanto, é fundamental que você entenda as vantagens de escolher esse método para a sua empresa.
Primeiramente, o aplicativo é uma forma simples e prática de comunicação. Tanto, que muitas pessoas abandonaram as ligações convencionais e o SMS para utilizar o programa de mensagens instantâneas.
Outro grande benefício é a sua gratuidade, tanto para a empresa quanto para o cliente. Afinal, basta ter acesso à internet, um número de telefone e o programa baixado no smartphone para utilizá-lo. Aliás, também é possível usar o aplicativo pelo WhatsApp Web — versão feita para navegador.
Nesse sentido, o programa facilita o suporte ao cliente e o conhecimento da opinião do público, pois a interação é bem direta e acessível. Mais um ponto interessante é o envio de mensagens para vários usuários ao mesmo tempo. Quando se fala em negócios, a agilidade e a economia de tempo são imprescindíveis.
Além disso, o programa oferece diversas maneiras de enviar conteúdos além de mensagens, como vídeos, gifs, figurinhas e fotos. Desse modo, permite que você se relacione com o cliente de uma forma dinâmica e que potencializa as vendas.
Por exemplo, se o cliente quiser mais detalhes de um produto, você pode enviar mais fotos e vídeos. Assim, o consumidor se sente mais seguro para fechar a compra.
Quais são as boas práticas para utilizar essa ferramenta?
Como você viu, utilizar o WhatsApp para o marketing e as vendas da sua empresa pode ser muito vantajoso. No entanto, não basta apenas começar a enviar conteúdos para todos os clientes que estão na sua lista de contato.
É necessário seguir a estratégia de uma maneira eficaz para que, assim, ofereça bons resultados. Desse modo, confira as boas práticas para usar o WhatsApp marketing!
Elabore um perfil eficiente
Inicialmente, você deve elaborar um perfil eficiente. Ou seja, aquele em que rapidamente o cliente pode identificar a sua marca e obter informações relevantes. Dessa maneira, o primeiro passo é colocar uma foto de perfil com o logo da sua marca.
Isso mostra profissionalismo e facilita para o consumidor confirmar que aquele número realmente é da sua empresa. Além disso, é importante preencher todos os dados e mantê-los atualizados. Outro ponto interessante é incluir o catálogo dos produtos na própria funcionalidade do WhatsApp.
Personalize o contato
Apesar do aplicativo oferecer a opção de envio de mensagens para diversos usuários por vez, é importante personalizar o seu contato. Para isso, faça conteúdos diferenciados para cada persona do seu negócio e envie mensagens de acordo com a preferência dos clientes.
Isso demonstra que você se preocupa em oferecer um atendimento personalizado e que o cliente não é apenas mais um na lista de disparo de mensagens.
Faça um planejamento
Assim como em outras redes sociais, é interessante que você faça um planejamento do conteúdo que enviará aos seus clientes. Para esse fim, busque elaborar um plano que contenha:
- tipos de conteúdos (fotos de produtos, vídeos, ofertas e campanhas);
- horários em que os envios devem ser feitos;
- situações em que os conteúdos devem ser enviados, como datas comemorativas, lançamento de produtos, promoções etc.
O que não fazer ao utilizar o WhatsApp marketing?
Embora utilizar o WhatsApp no dia a dia seja fácil, usá-lo como ferramenta de trabalho exige cuidado. Isso porque a linha entre um relacionamento profissional e um invasivo é tênue. Ou seja, ao cruzar o traço, você arrisca estremecer a relação com o cliente e perder vendas.
Por essa razão, é muito importante tomar cuidado para se manter no âmbito profissional e atrair e conquistar cada vez mais consumidores. Para isso, é importante:
- não mandar mensagens promocionais em excesso, pois o cliente poderá ficar chateado e bloquear o contato da empresa;
- não enviar mensagens fora do horário comercial ou com conteúdos que não correspondem com o negócio;
- não enviar conteúdos generalizados, já que os clientes gostam de um relacionamento mais personalizado.
Como você conferiu, o WhatsApp marketing é uma estratégia que utiliza o aplicativo não somente para vendas, mas para estreitar o relacionamento com o cliente, oferecer suporte e fazer divulgação. Portanto, não deixe de colocar as nossas dicas em prática para aproveitar essa ferramenta a favor do seu negócio!
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