O marketing de conteúdo é uma estratégia que ganha cada vez mais popularidade por conta de seus excelentes resultados. Por meio dele, é possível alcançar um grande público, gerar engajamento e promover autoridade.
Mas, para aproveitar esses benefícios, é fundamental contar com um bom planejamento de conteúdo. Afinal, ele é o ponto de partida para aplicar uma estratégia de marketing eficiente e de sucesso!
Para saber mais sobre esse assunto, continue a leitura. Neste post, você entenderá o que é o planejamento de conteúdo e a importância dele para a sua empresa!
O que é marketing de conteúdo?
O marketing de conteúdo tem como foco a produção de materiais relevantes para atrair e fidelizar clientes. Isso é possível por meio de dois principais focos: o posicionamento nos mecanismos de busca na internet e o engajamento da audiência.
O primeiro se refere às buscas realizadas na internet pelos potenciais clientes em sites como o Google. Quando alguém procura por determinado assunto, produto ou serviço nos sites de pesquisa, os buscadores apresentam os conteúdos que podem responder às dúvidas do usuário.
Quanto mais relevante é o material, mais perto das primeiras posições na página de resultado ele aparece. Considerando que as pessoas costumam clicar nos primeiros sites apresentados, o conteúdo bem posicionado tem mais chances de ser acessado.
Ao entrar na sua página, o usuário pode ter contato com a marca e, então, é possível conquistar engajamento. Nesse caso, se o visitante se interessa pelos conteúdos apresentados no blog e passa a consumi-los frequentemente, ele cria um relacionamento com a empresa.
Dessa maneira, a marca tem a oportunidade de gerar autoridade no mercado. Com isso, sempre que o usuário precisar de um produto ou serviço oferecido pela empresa, ela será referência para ele, que tende a comprar e indicar a solução.
O que é e para que serve o planejamento de conteúdo?
Agora que você já sabe o que é o marketing de conteúdo, é o momento de descobrir o conceito por trás do planejamento de conteúdo. Assim, é possível entender para que serve essa ferramenta.
Na prática, o planejamento de conteúdo descreve todos os passos estratégicos para a produção de materiais educativos. Ele se inicia com a pesquisa do público-alvo e a definição da persona, passando pela elaboração da pauta até chegar à distribuição dos materiais.
Assim como outros tipos de planejamento, ele serve como um guia para que os conteúdos sejam produzidos de modo a atingir os objetivos propostos. Portanto, ele deve ser feito de maneira estratégica, conforme as necessidades do negócio.
Qual é a importância do planejamento de conteúdo?
Após entender o que é o planejamento de conteúdo, é o momento de descobrir a importância dessa ferramenta. É comum o pensamento de que para aderir ao marketing de conteúdo basta lançar um blog e disponibilizar materiais para o público.
Contudo, esse é o primeiro equívoco que diversas empresas cometem ao tentar aplicar a estratégia. Para que os mecanismos de busca posicionem o conteúdo nos primeiros resultados, é preciso que o material cumpra uma série de exigências.
Além disso, para conquistar o engajamento desejado, os conteúdos precisam conversar diretamente com a persona, apresentando uma linguagem adequada ao apresentar soluções. Caso contrário, por mais que o material seja de qualidade, ele não terá valor para o potencial cliente.
Por exemplo, imagine uma assessoria de investimentos especializada em atender investidores iniciantes. Nesse caso, é interessante que o teor dos temas abordados seja mais básico e simples de entender, certo?
Isso porque o leitor ainda está aprendendo sobre o mercado financeiro. Já uma assessoria para investidores mais experientes pode ter uma linguagem mais técnica e assuntos mais aprofundados. Afinal, o leitor já entende mais sobre o mercado.
Ademais, os conteúdos do seu site devem ser produzidos conforme o funil de vendas. Por exemplo, se o objetivo é atrair os usuários, os materiais podem ser de assuntos mais gerais e que apresentam o tema da sua solução.
Nesse cenário, o planejamento entra como uma ferramenta capaz de alinhar a produção de conteúdo a essa dinâmica. Sem ele, há grandes chances de os materiais distribuídos não serem relevantes para os mecanismos de busca e para o leitor, resultando no fracasso da sua estratégia.
Por esse motivo, um bom planejamento se torna imprescindível para qualquer empresa que deseja ter sucesso com o marketing de conteúdo.
Como fazer um bom planejamento de conteúdo?
Entendendo a importância do planejamento de conteúdo, é interessante saber como criá-lo de modo efetivo. Dessa maneira, você pode compreender se a sua estratégia está alinhada às melhores práticas.
Veja!
Defina a sua persona
O primeiro passo para fazer um bom planejamento de conteúdo é definir a sua persona, caso o seu negócio ainda não tenha. O conceito se refere ao cliente ideal e ajuda a encontrar as melhores soluções para ele.
No caso da estratégia de marketing, a persona servirá como base para determinar o tipo de linguagem e o teor do assunto abordado.
Monte um guia de estilo
Com a persona definida, é preciso montar um guia de estilo. Esse é um documento que descreve as normas de escrita para o seu blog, como:
- quantidade de palavras-chave no texto;
- palavras proibidas;
- uso de formalidade e informalidade;
- número de palavras por tópico etc.
Estabeleça os objetivos
Depois do guia de estilo, você deve estabelecer os objetivos com a produção de conteúdo. Assim, é possível definir os temas e os formatos de conteúdos mais alinhados a cada meta, de acordo com a jornada do consumidor.
Conte com ajuda profissional especializada
Como você viu, para que a estratégia de marketing de conteúdo seja eficaz, é necessário que os materiais sejam produzidos com qualidade. Por essa razão, é interessante buscar ajuda profissional especializada, como a ABContent.
Somos uma empresa especializada na produção de conteúdos relevantes em investimentos, finanças, negócios, lifestyle e empreendedorismo. Desse modo, você tem a certeza de que a sua estratégia de marketing de conteúdo está adequada às boas práticas e trará resultados satisfatórios.
Neste artigo, você descobriu o que é e a importância do planejamento de conteúdo. Agora, basta aplicar as dicas aprendidas em sua estratégia de marketing para ter sucesso na produção de conteúdo relevante para a internet!
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