Quais os tipos de empreendedorismo existentes e qual modelo escolher?

Existem diversas razões que levam os brasileiros a abrirem uma empresa. Contudo, é comum que surjam dúvidas na hora de escolher um modelo de negócio. Nesse momento, saber quais são os tipos de empreendedorismo existentes pode ser bastante útil.

Com esse conhecimento, é possível identificar com mais facilidade as oportunidades que se encaixam no seu perfil empreendedor. Assim, você poderá encontrar áreas interessantes para atuar e desenvolver um negócio de sucesso.

A seguir, você conhecerá os principais tipos de empreendedorismo existentes e verá dicas para escolher o melhor modelo. Confira!

O que significa empreender?

Empreender é um termo bastante usado no ambiente empresarial. Ele serve para descrever a capacidade de uma pessoa em identificar uma oportunidade e transformá-la em um negócio rentável ao longo do tempo.

Aquele que toma a iniciativa de empreender é conhecido como empreendedor. Algumas características são essenciais para quem deseja iniciar sua jornada no mundo dos negócios. Por exemplo: iniciativa, persistência, liderança, criatividade e paixão por desafios.

É interessante destacar também que há duas principais razões para alguém começar a empreender. A primeira delas é a necessidade. Nesse caso, a pessoa normalmente decide abrir o próprio negócio quando há perda de emprego, renda insuficiente, dificuldade para se recolocar no mercado, etc.

Outro motivo para empreender é a oportunidade. Isso acontece quando a pessoa identifica uma lacuna no mercado e escolhe montar uma empresa. A decisão pode trazer diversas vantagens, como a possibilidade de aumentar a renda e fazer seus próprios horários.

Independente da motivação, é importante saber que empreender traz benefícios para quem segue esse caminho — como potencial de ganhos ilimitado, liberdade e flexibilidade de trabalho. Porém, a atitude também envolve desafios, como a maior responsabilidade e o risco financeiro.

Quais são os tipos de empreendedorismo existentes?

Agora que você sabe o que é empreender, vale conhecer os diferentes modelos de negócios que os empreendedores podem criar. Desse modo, você terá melhores condições de decidir qual tipo de empreendedorismo adotar.

Confira!

Empreendedorismo social

O empreendedorismo social tem como objetivo desenvolver produtos ou serviços que geram mudanças capazes de minimizar as desigualdades sociais. Algumas empresas que se encaixam nesse tipo são Gerando Falcões e Adaptsurf.

Empreendedorismo cooperativo

Há também o empreendedorismo cooperativo. Nesse tipo, as pessoas se unem para alcançar sonhos e objetivos comuns. Essa pode ser a forma mais viável para realizar projetos que sozinhas não conseguiriam. Como exemplo, é possível citar Copersucar, Camil, Cocamar, Cooxupé e Sicredi.

Empreendedorismo digital

O empreendedorismo digital é um modelo de negócio que se baseia na internet para comercializar produtos ou serviços, sem a necessidade de espaços físicos. Existem diferentes possibilidades de atuação no ambiente virtual. Entre elas, vale destacar: infoprodução, consultoria e e-commerce.

Empreendedorismo feminino

Esse tipo de empreendedorismo representa as empresas idealizadas ou comandadas por mulheres. O movimento vem crescendo nos últimos anos e, hoje, é possível encontrar diversas empreendedoras para se inspirar — como Alcione Albanesi, Cristina Junqueira e Sônia Hess.

Empreendedorismo verde

Outra alternativa para quem deseja ter o próprio negócio é o empreendedorismo verde. Ele está relacionado às atividades empresariais que ajudam na preservação da natureza ou causam menos impactos negativos no meio ambiente. Como exemplo, há Tiê Moda Sustentável e Eco Side.

Empreendedorismo de franquia

O empreendedorismo de franquia é aquele que opta por investir em um modelo de negócio consolidado no mercado. Portanto, ele está ligado às empresas com alto potencial para crescer. O Boticário, Cacau Show e Odontocompany são exemplos de franquias no Brasil.

Empreendedorismo público

Por fim, vale citar o empreendedorismo público. Trata-se de negócios focados em promover melhorias no serviço público. Uma empresa desse modelo é o Centro de Liderança Pública. Ele busca criar soluções para enfrentar diferentes problemas existentes no Brasil.

Qual modelo de empreendedorismo escolher?

Como você viu, existem diferentes tipos de empreendedorismo. Para descobrir qual modelo se encaixa melhor com o seu perfil, é preciso ponderar fatores pessoais. Além disso, é importante considerar o mercado para escolher o melhor negócio para empreender.

Abaixo, veja dicas sobre o que considerar na hora de selecionar um modelo de empreendedorismo!

Defina os modelos com os quais você se identifica

O primeiro passo para escolher o melhor tipo de empreendedorismo é definir os modelos com os quais você se identifica. Quando se tem afinidade com o negócio, é mais fácil enfrentar — e superar — os desafios que surgirão nessa jornada.

Para tanto, vale a pena traçar o seu perfil empreendedor. Algumas perguntas que podem ajudar a obter essa resposta são:

  • Qual é o principal objetivo do seu negócio?
  • Por que você quer empreender no Brasil?
  • Qual formação e quais habilidades você têm para empreender?
  • Quais são as dificuldades enfrentadas para começar a empreender?

Pesquise o funcionamento dos tipos de empreendedorismo

Outro ponto a ser considerado antes de tomar a decisão sobre qual modelo escolher é o funcionamento dos tipos de empreendimentos com os quais você tem mais afinidade. Dessa forma, é possível saber se você possui os requisitos essenciais para abrir determinado negócio.

Por exemplo, o empreendedorismo de franquia pode ser atrativo para quem não tem tanta experiência na gestão. Afinal, o profissional empreenderá com uma marca estabelecida no mercado e contará com o apoio do franqueador na gestão empresarial.

Porém, o franqueado não terá liberdade para tomar certas decisões gerenciais, uma vez que o modelo de negócio é estruturado. Assim, esse tipo de empreendedorismo pode não ser uma boa alternativa para quem quer comandar totalmente a própria empresa.

Verifique se o tipo de empreendedorismo escolhido é competitivo

Por fim, você deve verificar se o modelo escolhido para empreender é competitivo. Com isso, fica mais fácil entender se há demanda para os produtos e serviços que você deseja oferecer. Portanto, estude o mercado no qual pretende atuar e analise a sua concorrência.

Entendendo os aspectos básicos para começar a empreender, será hora de reunir as informações e montar um planejamento da abertura da empresa. Ele também deve incluir dados sobre os fornecedores, os investimentos necessários e as estratégias de crescimento do negócio.

Neste artigo, você conferiu quais são os tipos de empreendedorismo existentes e como escolher um modelo de forma mais acertada. Lembre-se de encontrar áreas interessantes para investir e construir um planejamento para transformar seu projeto em realidade.

Gostou do conteúdo? Aproveite para seguir a ABContent no Facebook, Instagram e LinkedIn para acompanhar as novas atualizações!

Vamos conversar?

Agende uma reunião com nossos especialistas e descubra como acelerar sua estratégia digital!

Newsletter

Assine gratuitamente e receba conteúdos exclusivos no seu e-mail

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também: