Se você deseja conquistar um bom tráfego orgânico para o seu site, é necessário produzir conteúdo relevante. Além disso, existem técnicas que ajudam os buscadores a indicarem a sua página nas primeiras posições das pesquisas dos usuários.
Um desses métodos é a inserção de palavras-chave no conteúdo. Mas encontrar os termos ideais para elaborar o material nem sempre é simples. Você sabe como facilitar o processo? Isso é possível por meio da ferramenta Ubersuggest.
Se você ainda não conhece essa solução, acompanhe este post e confira um guia completo sobre essa ferramenta de SEO!
O que é SEO?
SEO é uma sigla para o termo em inglês search engine optimization, que significa otimização para mecanismos de busca. Trata-se de um conjunto de técnicas aplicadas em conteúdos que ajudam os buscadores da internet a encontrarem e ranquearem as páginas.
Na prática, a internet funciona como uma grande biblioteca online e os mecanismos de busca são os bibliotecários. Para que esses funcionários possam encontrar as respostas procuradas pelos usuários, é necessário que os conteúdos apresentem identificações: as técnicas de SEO.
Quanto mais especificações um material apresentar sobre o assunto, mais chances ele tem de ser encontrado e indicado pelos buscadores. Logo, o conteúdo pode aparecer nas primeiras posições da página de resultado, aumentando a visibilidade do site entre os usuários da internet.
O que é e para que serve o Ubersuggest?
Agora que você já sabe o que é SEO, é o momento de descobrir o que é e para que serve o Ubersuggest. Ele é uma ferramenta de pesquisa de palavras-chave que gera uma lista com base no recurso de sugestão do Google.
Com isso, é possível descobrir quais expressões são mais procuradas pelo público-alvo. A partir das informações obtidas, você pode produzir conteúdos que despertam o interesse da audiência, aumentando as chances de ter visibilidade na internet.
Além disso, o Ubersuggest revela os concorrentes com melhor desempenho para cada palavra-chave, os compartilhamentos nas redes, as autoridades de domínio e o tráfego. Dessa maneira, você pode entender como está a concorrência nas páginas de busca em relação ao termo procurado.
Quais as vantagens de usar essa ferramenta?
Como você viu, o Ubersuggest é uma ferramenta de pesquisa de palavras-chave. Mas qual é a vantagem de utilizar esse recurso? O primeiro benefício dele é a gratuidade para um determinado volume de pesquisas, que permite reduzir os custos da produção de conteúdo.
Além disso, o aplicativo está disponível em português, o que é interessante para as pessoas que não dominam outras línguas. Afinal, é mais difícil utilizar programas com um idioma desconhecido.
Outra vantagem do Ubersuggest é a interface intuitiva e amigável para o usuário. Em geral, isso não é comum em ferramentas semelhantes. Dessa maneira, mesmo que você não tenha familiaridade com o tipo de plataforma, consegue utilizá-la tranquilamente.
Assim, a ferramenta ajudará você a fazer uma boa pesquisa de palavras-chave antes de produzir um conteúdo. A partir do uso otimizado desse recurso, os mecanismos de busca conseguem identificar o tema de um material por meio das técnicas de SEO e posicionar melhor seu conteúdo.
Portanto, uma grande vantagem do Ubersuggest é auxiliar em um dos objetivos do marketing de conteúdo: a visibilidade na internet. Ao descobrir as palavras-chave que tenham um bom potencial de retorno nas buscas, você pode ter melhores resultados.
Como usar o Ubersuggest?
Após descobrir as vantagens do Ubersuggest, você deve querer saber como utilizá-lo para aproveitar os benefícios da ferramenta, não é?
Confira o passo a passo!
Busque com uma palavra-chave inicial
Para começar a sua busca, você deve inserir uma palavra-chave inicial na caixa de pesquisa da ferramenta. Nesse caso, é fundamental reconhecer os termos que o seu público-alvo costuma procurar.
Vale lembrar que, nesse momento, é preciso definir o idioma e o país para o qual você deseja produzir o conteúdo. Assim, a ferramenta apresentará as palavras-chave adequadas para o público que você deseja atrair.
Crie uma lista de palavras-chave sugeridas
Após pesquisar a palavra-chave inicial, o Ubersuggest gera uma lista com os termos sugeridos pelo algoritmo do Google. Ao clicar em uma palavra-chave indicada, a ferramenta mostra os resultados orgânicos da primeira página desse site de busca.
Entenda os dados de SERP do Google
Para cada palavra-chave, o Ubersuggest apresenta uma SERP (search engine results page), que é a página de resultados de uma pesquisa realizada pelos mecanismos de busca. Com essa lista, é possível encontrar até 100 sites com a classificação mais alta para cada termo indicado.
Isso é válido para entender a concorrência que você enfrentará com determinada palavra-chave. Se a pontuação do site das primeiras posições for alta, por exemplo, é mais difícil superar o ranking utilizando o termo específico. Nesse caso, uma dica pode ser usar uma palavra-chave menos concorrida.
Escolha as palavras-chave certas
Como você acabou de ver, dependendo da concorrência da palavra-chave, pode ser mais interessante procurar outros termos. Porém, também não é vantajoso incluir uma expressão pouco procurada pelos usuários.
Por isso, é importante saber como escolher a palavra-chave ideal. Você deve considerar termos que:
- sejam tendências;
- tenham um volume de pesquisa de médio a alto;
- estejam na pontuação de domínio do Google SERP.
Vale destacar que é possível utilizar palavras-chave secundárias no conteúdo. Assim, aumentam-se as chances de ranqueamento nas páginas de busca.
Crie conteúdo usando as listas de palavras-chave
Após escolher a palavra-chave ideal para um conteúdo e as secundárias, é o momento de produzir o material. Mas não basta apenas inserir os termos algumas vezes no texto. Quando possível, eles devem ser incluídos de forma estratégica, como:
- no título;
- em um intertítulo;
- no texto âncora do link;
- na meta-descrição;
- na introdução;
- na conclusão.
Conte com ajuda profissional
Como foi possível entender, é necessário aplicar técnicas de SEO para produzir um conteúdo que gera resultados. Além disso, o material publicado precisa ter qualidade, pois quanto mais valor ele entrega ao usuário, maiores são as chances de conquistar uma boa posição no Google.
Por esse motivo, vale a pena contar com ajuda profissional especializada em produção de conteúdo, como a ABContent. Dessa forma, você garante que os materiais do seu site tenham os pré-requisitos para ter visibilidade na internet e alavancar o seu negócio.
Neste post, foi possível aprender o que é o Ubersuggest e como ele pode potencializar a estratégia de SEO. Se você se interessou em produzir conteúdos com maiores chances de ranqueamento nos mecanismos de busca, não deixe de utilizar essa ferramenta.
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