O Instagram tornou-se uma das principais redes sociais, assim como uma das mais importantes ferramentas para o sucesso no mundo dos negócios. Adquirido pelo Facebook desde 2012, o site ultrapassou 1 bilhão de usuários ativos, e mais de 500 milhões de usuários ativos mensais. Portanto, se você é um empreendedor e ainda não começou a vender no Instagram, está perdendo tempo e dinheiro!
O Instagram é uma plataforma digital cujo objetivo é basicamente investir em mídias digitais, como fotos e vídeos. Entretanto, permite o compartilhamento de textos – que podem, inclusive, aparecer nas imagens, recurso muito utilizado.
Criado por Kevin Systrom e Mike Krieger, o Instagram a cada dia conta com mais recursos para todos os tipos de negócio, como métricas detalhadas, anúncios, stickers e Instagram Stories.
Neste artigo, você conferirá 7 estratégias de ouro de como vender no Instagram Stories. Continue lendo e descubra essas dicas preciosas, que podem fazer toda a diferença no seu negócio!
O que são Instagram Stories?
Pode ser que você já tenha um conhecimento intermediário ou avançado em Instagram. Mas, caso não saiba, Instagram Stories é um recurso da plataforma que permite a postagem de vídeos, fotos e textos com duração de no máximo 15 segundos. Caso um vídeo ultrapasse esse tempo, ele será dividido em vários stories.
Outra característica é que as postagens do Instagram Stories ficam disponíveis apenas 24 horas para visualização. Porém, você pode adicioná-las aos destaques do seu Instagram, fazendo com que possam ser arquivadas e acessadas a qualquer momento pelos usuários.
E por que vender no Instagram com os Stories é tão promissor? Para você ter uma ideia, mais de 500 mil pessoas utilizam os Stories todos os dias no mundo. E imagine quantas não postam nos Stories do Instagram, mas apenas visualizam! É uma oportunidade excelente para atingir seu público-alvo, não é mesmo?
Pois bem, agora que você já sabe o básico sobre Instagram e Stories, que tal conferir 7 dicas para vender no Instagram e amplificar seus negócios?
1. Crie uma estratégia para vender no Instagram Stories
Estratégia é uma palavra-chave para qualquer negócio. Vender no Instagram pelos stories não é diferente. Existem várias estratégias para o Instagram Stories, mas o essencial é manter a regularidade e a qualidade das postagens, de acordo com seu público.
Para uma boa estratégia, conheça bem quem são seus potenciais compradores e o que eles desejam, mantendo um olho nos principais concorrentes.
Pense no algoritmo do Instagram ao postar nos stories: as contas que uma pessoa mais curte, nas quais mais comenta e cujo conteúdo mais compartilha, podendo enviar mensagens, vão ganhar destaque no Instagram dela.
Assim, defina uma estratégia de marketing para seus Instagram Stories, com conteúdo adequado. Pesquise também quais são as melhores horas e dias para postar no Instagram Stories.
Você pode contar com stories impulsionados pelo Facebook Ads. Eles são pagos, e você vai ter maior visibilidade dos seus stories às pessoas.
Não se esqueça de permitir que todas as pessoas possam realizar comentários em seus Stories. Para isso, clique em: Configurações, Privacidade, Stories e Permitir respostas às mensagens, e então selecione “Todos”.
2. Transmissões ao vivo
As transmissões ao vivo estão com tudo! E, para vender no Instagram, elas também são excelentes oportunidades! São chamadas de lives, vídeos que, no caso dos negócios, devem mostrar acontecimentos ou imagens que chamem a atenção do público.
Uma dica: que tal publicar no Instagram Stories os bastidores do seu negócio? De uma forma profissional e interessante, é claro. Você pode mostrar eventos, algumas atividades rotineiras – que não sejam monótonas, é claro – e informações exclusivas sobre promoções, novidades. Interações com clientes também são bem-vindas, visto que criam identificação com a marca.
3. Stickers
Os stickers são recursos eficientes para vender mais no Instagram Stories. Eles deixam os stories mais divertidos e aumentam o engajamento do público. Além disso, o já mencionado algoritmo do Instagram leva em consideração os stickers.
4. Aproveite os recursos do Instagram
Explore, descubra! A cada dia surgem novidades para você vender no Instagram, ou seja, gerar engajamento e atrair mais seguidores e compradores. Já falamos das lives e dos stickers, mas você ainda pode contar com recursos como:
- enquetes: você faz uma pergunta com 2 alternativa de resposta para os usuários, é uma boa estratégia de pesquisa de mercado;
- músicas: chegou recentemente ao Instagram no Brasil, e é integrada com o Spotify. Assim, uma música toca quando seu vídeo ou sua foto são visualizados pelos seguidores;
- gifs: utilizar gifs nos stories são um recurso bastante divertido e que produz empatia com o público;
- testes: você propõe até 4 alternativas e os usuários devem acertar a resposta correta, ótimo para criar engajamento;
- perguntas: diferente das enquetes, e um bom recurso para fazer pesquisas; aqui, você faz uma pergunta e o usuário pode responder livremente em uma área.
5. Nada de entulhar stories
Tudo bem que regularidade faz parte da estratégia para atingir seu público, mas nada de empilhar stories. Nada em excesso é bom.
Por mais interessado que seu consumidor esteja, imagina deparar com 15, 20 stories seguidos. Pense que ele tem outros perfis para visitar, outros stories para acompanhar, outros sites para visitar e outras coisas para fazer.
6. Apps para editar stories
Cada vez mais aparecem aplicativos para editar stories de maneira criativa e eficiente. Assim, seus stories ficam mais profissionais e interessantes. Você pode utilizar templates prontos, ícones, imagens e textos especiais, além de editar fotos e vídeos com filtros e outros recursos.
7. Instagram Shopping
Quer vender mais no Instagram? O Instagram Shopping pode ajudá-lo, ao utilizá-lo em seus stories. Para isso, tenha uma conta na modalidade profissional do Instagram e faça o cadastro de seus produtos. Você pode marcá-los no feed ou nos stories.
Desta maneira, a sacola de compras aparecerá no storie junto à marcação: basta o cliente clicar e ser redirecionado para o link de pagamento ou a página de vendas.
Dica bônus
Hoje, a Internet tem muitos influenciadores digitais. E por que não recorrer a eles vender no Instagram Stories? Faça parcerias com pessoas conhecidas, que tenham muito engajamento.
Selecione influenciadores digitais que tenham a ver com seu público, em termos de faixa etária, comportamento, ideias, hábitos, etc. Campanhas com influenciadores são muitas vezes mais eficientes que campanhas “normais”.
Atenção: antes de escolher influenciadores digitais (pessoas cujas opiniões e imagem são relevantes na Internet), faça uma pesquisa olhando comentários, curtidas e compartilhamentos da pessoa, por exemplo.
Enfim, estas são algumas dicas de como vender no Instagram pelos stories. Stories podem ser postados a qualquer momento do dia e aproximam seu negócio do consumidor.
Por fim, não se esqueça de medir os resultados, para ver o que traz mais engajamento. Além disso, não deixe de acompanhar sua concorrência e as tendências do seu nicho. Desta forma, ficará muito mais fácil ter sucesso nesta empreitada e vender mais no Instagram!
Este conteúdo foi útil para você? Percebeu como o Instagram Stories pode ajudá-lo nas vendas pela Internet? Deixe um comentário se tiver alguma dúvida ou opinião, e compartilhe em suas redes sociais!