Saúde mental no ambiente de trabalho: como reconhecer o esgotamento?

A saúde mental no ambiente de trabalho é um tema de grande relevância — e que acaba alcançando maior projeção durante as campanhas do Setembro Amarelo. Nessa data, são intensificadas as ações para conscientizar as pessoas sobre os cuidados com a qualidade de vida.

Mas você sabe como reconhecer o esgotamento físico e mental, tanto em si mesmo quanto nos profissionais com quem trabalha? Ter esse entendimento é essencial para garantir o bem-estar psíquico na empresa — com reflexos positivos na vida pessoal.

Neste post, entenda mais sobre a saúde mental no ambiente de trabalho, saiba como identificar condições que podem afetar o bem-estar do profissional e como ajudar a quem precisa!

Boa leitura!

Qual é a importância da promoção da saúde mental no ambiente de trabalho?

A saúde mental impacta a vida pessoal e profissional, afetando o ambiente de trabalho e podendo até mesmo impactar a saúde física das pessoas. Desse modo, condições como depressão e síndrome de burnout têm como vítimas tanto os colaboradores quanto a própria empresa. 

Saiba por que é importante promover a saúde mental no ambiente corporativo!

Promove o bem-estar dos colaboradores

Garantir o bem-estar dos colaboradores é um dos deveres da empresa. As leis trabalhistas determinam que os empregadores são responsáveis pela promoção da saúde mental e física dos funcionários.

Além da questão relacionada à promoção da saúde, também há os reflexos que os transtornos mentais causam coletivamente. Por exemplo, o excesso de estresse tende a dificultar a comunicação da equipe, aumentar as chances de conflitos e afetar o clima organizacional.

Combate problemas de saúde mental associados ao trabalho

Existem diferentes problemas de saúde mental associados ao trabalho, como a síndrome de burnout, relacionada ao esgotamento emocional. Além dela, a depressão, os transtornos de ansiedade e o estresse excessivo podem ter relação com o ambiente laboral.

Esses transtornos costumam ser desenvolvidos ou agravados por situações de cobranças excessivas, exposição a um ambiente hostil, entre outras. Quando relacionadas ao trabalho, essas questões podem levar ao afastamento do trabalhador e até mesmo garantir a ele estabilidade de emprego.

Favorece a produtividade e a retenção de talentos

Não promover a saúde mental no ambiente de trabalho pode afetar a produtividade e estimular a rotatividade de funcionários. Ambas as situações são negativas para a empresa, que tem suas operações e finanças afetadas pelo cenário. 

Por outro lado, quando a empresa investe no bem-estar do time, é possível ter uma equipe mais focada e produtiva. Isso otimiza os resultados obtidos pela empresa.

Reforça o papel social da empresa

A Constituição Federal determina que as empresas e empregadores têm um papel social a cumprir. Dessa forma, as companhias devem promover ações que impactam positivamente os seus colaboradores e as comunidades existentes no seu entorno.

Como identificar indícios de problemas de saúde mental no trabalho?

Tanto as empresas quanto os próprios colaboradores devem ficar atentos aos sinais de desequilíbrio mental. Reconhecê-los é o primeiro passo para oferecer ou buscar ajuda psicológica. 

Entenda como identificar se você ou um profissional da equipe vem passando por condições relacionadas à saúde mental!

Cansaço excessivo

O cansaço excessivo psíquico, emocional ou físico é um dos primeiros sinais de uma saúde mental em desequilíbrio. A dificuldade de relaxar ou a constante preocupação com o trabalho comumente acompanham esse sentimento.

Mudanças bruscas de comportamento

Outro sinal comum de distúrbios mentais no trabalho corresponde às mudanças bruscas de comportamento e de humor. Um exemplo são os episódios de extremo entusiasmo seguidos por outros de desânimo e desinteresse.

Sentimento de fracasso e insegurança

Muitos trabalhadores passam por períodos de crises em que se sentem fracassados e inseguros em relação à profissão. Nesses casos, os funcionários podem ter dificuldade de dar continuidade às atividades.

Acreditar que suas ideias não são boas ou que o seu trabalho não faz diferença para a equipe são pensamentos comuns nessas situações.

Dor de cabeça frequente

Os problemas de saúde mental — seja estresse, ansiedade ou burnout — costumam ter reflexos físicos. A dor de cabeça é um sintoma recorrente e tende a acompanhar essas condições. Outro sinal do desequilíbrio mental e esgotamento emocional são as dores musculares.

Absenteísmo

Bons funcionários podem apresentar comportamento absenteísta ao enfrentar distúrbios mentais. O estresse extremo e a ansiedade decorrentes das atividades levam à perda do interesse pelo trabalho.

Por isso, faltas constantes e aparentemente injustificadas devem gerar um alerta sobre a necessidade de promoção da saúde mental no trabalho.

Negatividade constante

Funcionários que apresentam uma visão negativa de diferentes aspectos da vida sinalizam problemas de ordem emocional. O estresse, a depressão e os demais transtornos existentes podem retirar do colaborador a capacidade de reconhecer conquistas.

Como cuidar da saúde mental dos funcionários?

Agora que você já sabe qual é a importância da saúde mental no trabalho, é importante entender como promovê-la. Como visto, cuidar do equilíbrio emocional e mental é uma tarefa que cabe à empresa e aos funcionários. 

Veja quais são as ações que podem ser úteis para sua equipe!

Desmitificar os transtornos mentais

O primeiro passo para promover a saúde mental no ambiente de trabalho é desmitificá-la. Os transtornos mentais são alvo de diversas desinformações e tabus, então é importante combater esse cenário. 

Nesse contexto, é importante conscientizar a equipe sobre as doenças relacionadas à mente, suas causas e tratamentos.

Compartilhar material informativo

O compartilhamento de materiais informativos é uma forma de a empresa trabalhar a favor da saúde mental. Aliás, o Setembro Amarelo é uma oportunidade para a empresa levantar os temas relacionados à saúde mental e à prevenção ao suicídio.

São vários os temas que podem ser abordados, como:

  • principais transtornos mentais;
  • sinais de desequilíbrio mental;
  • tratamentos disponíveis;
  • onde buscar ajuda psicológica e psiquiátrica;
  • como criar um ambiente de trabalho mais saudável etc.

Revisar as metas e políticas internas

Empresas que buscam formas de cuidar da saúde mental dos funcionários devem estar abertas a rever suas políticas. Muitas vezes, o ambiente de trabalho é hostil e estimula o estresse e a ansiedade.

Dessa maneira, cabe à gestão estudar suas políticas de metas para entender se elas são justas ou se há cobrança excessiva. Ainda, vale analisar os benefícios oferecidos aos colaboradores para estudar se eles contribuem para a promoção de bem-estar e saúde mental na empresa — por exemplo, acesso a psicólogos ou psiquiatras.

Agora você já sabe como a promoção da saúde mental é fundamental no ambiente de trabalho. Funcionários e empregadores devem observar sinais de distúrbios mentais e promover os cuidados com a mente — e não apenas durante o Setembro Amarelo. 

Para ajudar outras pessoas a entender a importância da saúde mental no trabalho, compartilhe este artigo nas redes sociais!

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