Como montar um plano de marketing de conteúdo para sua assessoria de investimentos?

O bom uso dos canais digitais é um dos principais caminhos pelos quais uma assessoria de investimentos pode se destacar em relação à concorrência e atrair novos clientes. Nesse sentido, é importante saber como montar um plano de marketing de conteúdo.

O foco dessa estratégia está em produzir materiais de qualidade para construir autoridade e gerar um fluxo constante de leads para a empresa. Ou seja, o marketing de conteúdo pode trazer diversos benefícios para a assessoria — e impulsionar o crescimento do negócio.

Mas você sabe como colocar essa estratégia em prática? Acompanhe a leitura deste artigo para entender como montar um plano de marketing de conteúdo para sua assessoria de investimentos!

O que é um plano de marketing de conteúdo?

Antes de saber como estruturar esse planejamento, é preciso que você tenha compreensão sobre o que representa o marketing de conteúdo. Afinal, ele é uma maneira interessante de fortalecer a presença digital da sua assessoria de investimentos.

Como o próprio nome sugere, o marketing de conteúdo é uma estratégia com foco na produção e compartilhamento de materiais educacionais de qualidade. Eles funcionam para tirar dúvidas do seu potencial cliente e gerar valor para ele e para a sua marca.

Para entender melhor, imagine que uma pessoa está iniciando sua jornada no mercado financeiro e busca “como investir em fundos imobiliários?” no Google. Caso você tenha um blog, é possível que tenha produzido um artigo com essa temática.

Quando você conta com um material de qualidade sobre o assunto, ele poderá estar na primeira página dos buscadores. Logo, aumentam as chances desse potencial cliente ler seu conteúdo e ter um primeiro contato com os seus serviços.

Nesse sentido, o plano de marketing de conteúdo consiste nas suas estratégias voltadas para a produção de materiais educacionais e ricos. Assim, você pode estabelecer ações para ampliar sua autoridade no ambiente online e atrair possíveis novos clientes por meio dos conteúdos.

Quais são as vantagens dele para sua assessoria de investimentos?

Agora que você sabe o que é o plano de marketing de conteúdo, vale conhecer as vantagens que ele pode trazer para o seu escritório de investimentos. Confira as principais!

Construir autoridade digital

Atualmente, os seus clientes contam com o suporte da internet para tirar dúvidas relativas a diversos aspectos — incluindo seus investimentos. Por isso, é importante encontrar maneiras de se destacar digitalmente em meio à concorrência.

Desse modo, o marketing de conteúdo é uma das principais formas de construir autoridade. Por meio da produção de materiais educativos e que tenham foco no cliente, sua assessoria pode gerar mais tráfego para o site e, como resultado, tornar-se uma referência no nicho.

Além disso, a partir da geração de conteúdos de valor, você evita que potenciais clientes e até mesmo clientes atuais mantenham relacionamento com a concorrência.

Atrair novos leads

O plano de marketing permite que sua assessoria compartilhe diversos conteúdos de qualidade e que podem solucionar as principais dúvidas do cliente em potencial. Dessa maneira, haverá um aumento na quantidade de acessos no seu blog.

Ou seja, o material que você publicou servirá para impactar pessoas que não conheciam os seus serviços. Assim, a partir do momento em que eles engajam com os demais conteúdos do site, ampliam-se as chances de eles se tornarem leads — e, mais tarde, clientes.

Reduzir custos de conversão

Ter um plano de marketing de conteúdo também é uma forma de diminuir seus custos com atração e conversão de clientes. Isso acontece porque um artigo de qualidade poderá se manter relevante por bastante tempo — gerando fluxo regular de acessos no médio e longo prazo.

Com isso, você está fazendo um trabalho de prospecção passiva. Ou seja, é o seu cliente em potencial quem está encontrando a sua assessoria. Logo, os investimentos são mais baixos e existem maiores chances de conversão.

Como montar um plano de marketing de conteúdo para sua assessoria?

Como você viu, investir em produção de conteúdo de qualidade pode trazer diversos benefícios para a sua assessoria de investimentos. Por isso, é importante entender como montar um plano de marketing.

Saiba mais!

Identifique sua persona

A construção do plano começa com a identificação da sua persona — que é a representação do seu cliente ideal. Esse entendimento é o primeiro passo para a definição de posicionamento da sua assessoria quanto às estratégias para impactar o público-alvo de maneira mais assertiva.

Analise a concorrência

Depois de identificar a persona, vale fazer um diagnóstico sobre os seus concorrentes. É importante saber como eles produzem o conteúdo, qual o foco dos materiais e a forma como eles conseguem atingir o público alvo.

A partir dessa compreensão você saberá quais são os desafios e as oportunidades para a construção de autoridade da sua assessoria. Logo, será possível desenhar um planejamento de marketing mais eficaz.

Defina os objetivos do seu conteúdo

Com a persona e a análise de concorrência em mãos, o planejamento deve avançar para a definição dos seus objetivos. Eles funcionarão como um norte para toda a produção de conteúdo digital da sua assessoria.

Para isso, pode ser interessante trabalhar com key performance indicators (KPIs) — ou indicadores-chave de performance. Eles consistem na definição de um objetivo central e de métricas que apontarão para o avanço da estratégia.

Pense na jornada de conversão

Como vimos, o público que é impactado com seu conteúdo pode se tornar um lead e, futuramente, seu cliente. Por isso, é importante pensar em toda jornada de conversão dele. Nesse sentido, é necessário criar um funil para os seus conteúdos.

No topo, estão os conteúdos mais amplos e com foco em tirar dúvidas. No meio de funil, é importante começar a apresentar as vantagens do seu trabalho. Por último, no estágio final você destaca os diferenciais da sua empresa para agilizar a tomada de decisão do lead.

Invista em conteúdo de qualidade

O marketing de conteúdo é a estratégia mais eficaz para construir autoridade do seu escritório de investimento e atrair novos clientes. No entanto, existem poucas chances de obter sucesso com o planejamento caso você não conte com conteúdos capazes de encantar seu público-alvo.

Por isso, é importante buscar o suporte de uma empresa especializada em produção de conteúdo sobre o mercado financeiro, como a ABContent — que conta com uma equipe com mais de 10 anos de experiência em produção de conteúdo para o setor.

Ao contar com um parceiro estratégico como a ABContent, você estará contribuindo para o sucesso do seu planejamento e aumentando as chances de se destacar perante a concorrência.

Como vimos, o marketing de conteúdo contribui para construir autoridade e atrair mais leads para a sua assessoria de investimentos. Por isso, é fundamental colocar as orientações deste post em prática para saber como montar seu plano de marketing!

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