Content pruning: como aplicar para melhorar sua estratégia de conteúdo?

Para manter a relevância do seu site e alcançar as primeiras posições do Google, uma estratégia é melhorar os conteúdos e as páginas antigas que não trazem mais os resultados esperados. Nesse sentido, vale considerar o content pruning — você conhece essa expressão?

Com a abordagem, o seu site se torna mais atraente tanto para os visitantes quanto para os algoritmos de busca. Logo, vale a pena entender como utilizá-la para melhorar a sua estratégia de marketing digital.

Quer aprender mais sobre o assunto? Então continue a leitura para descobrir o que é content pruning e como implementar a estratégia!

O que é content pruning?

Content pruning significa poda de conteúdo — e a ideia por trás do conceito é muito semelhante à prática de jardinagem. Imagine que um jardineiro precisa podar galhos velhos e danificados para que as plantas cresçam de forma saudável.

Do mesmo modo, o content pruning consiste em identificar, ajustar ou remover conteúdos que não estão mais contribuindo para o crescimento do seu site. Afinal, quando o texto de um blog, por exemplo, torna-se obsoleto ou de baixo desempenho, ele pode prejudicar a performance geral do domínio. 

A razão é que as páginas desatualizadas e sem relevância enviam sinais negativos para os mecanismos de busca, afetando o seu ranqueamento. Além disso, artigos que não estão mais alinhados às necessidades dos usuários tendem a reduzir a confiança do leitor. 

Qual é a importância do content pruning?

Agora que você conhece o conceito de content pruning, é hora de saber qual é a sua importância para as estratégias de SEO (search engine optimization).

Confira com mais detalhes, a seguir!

Melhora a experiência do usuário

Uma navegação simples ajuda os usuários a encontrar o que procuram. Com o content pruning, você remove conteúdos que não agregam valor ao visitante, tornando o site mais limpo e fácil de explorar. 

A medida também contribui para um tempo de carregamento mais rápido, fator importante para a retenção de visitantes. Afinal, quando o público acessa páginas relevantes, sem distrações desnecessárias, a satisfação aumenta e as chances de retorno são maiores. 

Mais um ponto é que um site otimizado oferece uma jornada agradável ao usuário. A experiência tende a gerar mais recomendações e melhorar a imagem da sua marca. 

Aumenta o engajamento do público

Você entendeu que, ao realizar o content pruning, os conteúdos que não atraem mais a atenção dos visitantes são removidos. A prática permite aumentar o engajamento do público, pois os usuários passam a interagir com materiais que respondem às suas necessidades e interesses. 

Quando o conteúdo é relevante, há mais chances de compartilhamentos, comentários e visitas recorrentes. Consequentemente, o processo costuma fortalecer a relação com o público e melhorar o desempenho geral do site. 

Reduz a taxa de rejeição

Quando os usuários encontram conteúdos desatualizados ou de baixa qualidade, a tendência é que eles abandonem o site — aumentando a taxa de rejeição. O content pruning ajuda a reduzir o problema, já que a estratégia destaca as páginas que oferecem valor.

Com um site mais focado em informações relevantes, os visitantes passam mais tempo navegando. Isso sinaliza aos motores de busca que o conteúdo é valioso, impactando positivamente o SEO. 

Ajuda a identificar oportunidades

Ao fazer a análise de quais conteúdos devem ser removidos ou atualizados, o content pruning oferece uma visão das oportunidades de melhorias no seu site. Durante o processo, você pode identificar tópicos ou formatos que ainda não foram explorados ou que precisam de mais aprofundamento. 

Esse conhecimento é útil para direcionar a criação de novos conteúdos alinhados às tendências do mercado e às necessidades dos usuários. Como resultado, você mantém o site competitivo e atualizado. 

Como realizar o content pruning?

Conhecendo a importância do content pruning para as estratégias de SEO, é o momento de saber como aplicá-lo na prática e melhorar o seu site.

Veja o passo a passo!

Faça uma auditoria das páginas

O primeiro passo para começar o content pruning é realizar uma auditoria do conteúdo do seu site. Para tanto, use ferramentas como Screaming Frog, Google Search Console ou Semrush para exportar todas as URLs do seu domínio. Em seguida, organize as URLs em uma planilha para facilitar a análise. 

Além de mapeá-las, verifique para quais palavras-chave cada página está ranqueando, analisando o volume de tráfego, por exemplo, com o Google Analytics. A etapa ajuda a entender quais são os conteúdos que performam bem e aqueles que precisam de intervenção. 

Analise a linkagem interna e a externa

A próxima etapa é analisar a linkagem. As páginas que não recebem links internos tendem a ter pouca visibilidade nos motores de busca. Logo, utilize ferramentas como o Ahrefs para identificar quais delas estão vinculadas internamente e quantos links externos apontam para o seu conteúdo. 

Caso você identifique páginas com linkagem fraca, considere otimizar a sua estrutura de links internos para melhorar a autoridade delas.

Avalie a relevância e o estado do conteúdo

Nem todo conteúdo de baixo desempenho precisa ser removido. A etapa seguinte consiste em avaliar se ele pode ser atualizado, complementado ou se é necessário fundi-lo com outro artigo semelhante. 

Portanto, veja se o texto está desatualizado, com informações obsoletas. Verifique também se o conteúdo é muito curto ou irrelevante. Se a maioria das respostas for afirmativa, esse é o tipo de conteúdo que é um forte candidato à otimização ou exclusão.

Para ter suporte nessa etapa e seu site estar sempre atualizado e competitivo, você pode contar com os serviços da ABContent. A nossa equipe especializada está pronta para ajudar você a potencializar os resultados e manter a sua página relevante.

Monitore os resultados

Por fim, saiba que o content pruning não é uma ação única, mas um processo contínuo. Após realizar as alterações, monitore os resultados para avaliar o impacto nas métricas de tráfego e no SEO. 

Você pode continuar usando ferramentas como o Google Analytics para avaliar se a performance das páginas otimizadas melhorou.

Neste post, foi possível entender o que é content pruning e qual é seu impacto na eficácia da estratégia de conteúdo. Agora, você pode implementar a prática para melhorar a performance do seu site e otimizar os resultados do seu SEO.

Gostou de saber sobre o content pruning? Então conheça os serviços oferecidos pela ABContent para criar conteúdos relevantes que chamem a atenção dos usuários!

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