Google Search Console: como usar a ferramenta para SEO?

Aprender como usar o Google Search Console é uma ótima forma de otimizar o desempenho do seu site, blog ou negócio online. A ferramenta foi lançada em 2015 e, desde então, provou ser valiosa para profissionais de marketing e empreendedores.

Isso porque há diversas funcionalidades que podem ser exploradas sem que o usuário tenha conhecimentos profundos de SEO (search engine optimization). Por meio do Search Console, é possível avaliar e fazer melhorias para tornar o seu site mais atrativo nas ferramentas de busca.

Para saber como usar o Google Search Console, prossiga com a leitura. Ao longo deste conteúdo você descobrirá as principais propriedades e funções da ferramenta. Vamos lá?

Google Search Console: o que é e para que serve?

Criado em 2005, o Google Webmaster Tools foi uma das primeiras versões do Google Search Console. A roupagem nova aconteceu em 2015, quando o Google entendeu que a ferramenta deveria atrair e ser útil não somente para os especialistas, mas para qualquer pessoa.

Nesse sentido, o Search Console é uma plataforma online oferecida pelo Google que serve para analisar o tráfego e guiar otimizações de um site. Essas ações são propostas dentro dos parâmetros do Google. Logo, elas são importantes para aumentar as chances de indexação do site.

Isso permite detectar problemas de segurança e fazer ajustes. Ainda, o recurso possibilita que o dono do site ou blog perceba quais otimizações são necessárias para que a página seja indexada e melhor ranqueada no motor de busca.

Consequentemente, as visitas podem aumentar, assim como a interação e o engajamento do site. Por esses motivos, o Search Console é utilizado por profissionais de marketing digital e por todos que desejam consolidar a presença do seu negócio no Google.

Como a ferramenta funciona?

Agora que você já sabe o que é e para que serve o Google Search Console, vale se aprofundar um pouco mais no assunto e entender como a ferramenta funciona.

O painel possui diversas funções, além de gráficos, métricas e relatórios. Embora seja bastante intuitivo, é preciso aprender sobre as principais funcionalidades a fim de aproveitar a ferramenta ao máximo.

As funções do Google Search Console estão diretamente relacionadas ao SEO, ou otimização para os mecanismos de busca do Google, e à experiência do usuário. É por meio dele que você descobre dados valiosos sobre como o buscador está fazendo o rastreio e indexando as páginas do seu site.

Assim, o Search Console se conecta com o site a ser analisado e retorna com insights e diagnósticos precisos, como:

  • índices de dados de tráfego;
  • identificação de correções de questões relacionadas à indexação;
  • identificação de sites que linkaram para o seu site;
  • alertas sobre ajustes que precisam ser feitos no sentido de melhorar o desempenho da página.

Todas essas ações tornam a experiência do usuário mais transparente e positiva, além de possibilitar que sejam tomadas decisões mais acertadas na hora de otimizar o site.

Como usar o Google Search Console?

Após entender como funciona o Google Search Console, considere acessá-lo enquanto confere esse conteúdo. Assim, fica mais fácil aprender como usá-lo.

Em primeiro lugar, é preciso conectar o Search Console ao seu site. Para tanto, adicione o endereço da página a ser analisada e proceda com a confirmação da sua autoridade sob o domínio.

Uma vez que você tenha acesso à plataforma, é chegado o momento de explorar todos os recursos disponibilizados. Ao abri-la, você verá o Relatório da Visão Geral. Por meio dele, é possível obter as principais informações acerca do tráfego do seu site.

Por exemplo, você pode analisar a performance e o número total de cliques que levaram ao seu blog durante um período. É aqui que você também descobre o número de páginas que foram indexadas pelo Google.

Outro ponto fundamental que demanda atenção é a avaliação de eventuais problemas de segurança detectados pelo Google. Na seção “Security Issues” você fica sabendo se o site sofreu invasão ou está infectado com malware.

Percebe quantas funcionalidades importantes a ferramenta oferece? Além desses recursos, considere também explorar:

  • relatório de ações manuais: para visualizar as ações manuais e sugestões de ajustes a serem feitos;
  • relatório de cobertura: para descobrir quais páginas do seu site estão indexadas ou os motivos pelos quais não houve indexação;
  • relatório de desempenho: para identificar quantas pessoas clicaram no seu site, a partir de pesquisas de palavras-chave no Google e para descobrir em qual posição a sua página apareceu nos resultados.

Quando um problema for detectado ou um ajuste for sugerido, proceda com a correção. Em alguns casos, isso é suficiente para melhorar o desempenho do site. Porém, não se esqueça de que as boas práticas precisam ser aplicadas de maneira frequente para manter os bons resultados. 

Quais métricas acompanhar nessa ferramenta?

Ainda que você não tenha o domínio do Search Console, certamente já conseguiu obter aprendizagens significativas sobre a ferramenta. Então resta saber quais métricas acompanhar. Nesse sentido, vale considerar os seguintes índices:

  • cliques: refere-se ao número total de cliques nos resultados do Google que levaram os visitantes para o seu site;
  • taxa de cliques (CTR): identifica o número de cliques dividido pela quantidade de impressões. Um CTR alto é positivo, já que sugere que o seu site está despertando interesse;
  • posição média: traz a posição média do principal resultado do seu site no ranking de buscas do Google.

As métricas acima são apenas algumas entre aquelas que podem ser analisadas dentro do Google Search Console. Embora elas sejam as principais para reunir dados fundamentais sobre o site, é válido não limitar a sua análise. Então explore mais recursos e aproveite os insights da plataforma.

Agora que você já sabe como usar o Google Search Console e descobriu as funções básicas da ferramenta, aproveite para otimizar o seu site. Os ganhos podem ser significativos e costumam aparecer no aumento de visitas e na conquista de um melhor posicionamento no motor de busca.

Este conteúdo foi útil para você? Então aumente o seu conhecimento sobre o tema e aprenda como analisar o tráfego do seu site com o Google Analytics!

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