Você sabe como gravar vídeos para as redes sociais? A geração de conteúdo no formato audiovisual está cada vez mais popular, com as plataformas valorizando a entrega deles para os usuários.
Ao aderir a esse formato, que tem o poder de atrair mais a atenção do público, os vídeos podem ajudar a aumentar a visibilidade da marca e fortalecer sua presença digital. No entanto, produzir conteúdos audiovisuais de sucesso vai além de simplesmente apertar o botão de gravar.
Quer saber como gravar vídeos e ter o script certo para o seu negócio? Continue a leitura e confira os passos mais relevantes para começar a usar o audiovisual em sua estratégia!
Por que é importante gravar vídeos para as redes sociais?
Marcar presença digital em redes sociais é quase uma regra para as empresas. Afinal, com a quantidade de usuários ativos nessas plataformas, muitas marcas podem usar esses canais para atingir seu público-alvo e fazer negócios.
Nesse contexto, a produção de vídeos sempre foi um caminho para as empresas criarem e distribuírem seus conteúdos. Porém, atualmente, gravar vídeos pode ser um passo mais estratégico ao usar as redes sociais para alcançar o consumidor.
Isso acontece porque as plataformas digitais tendem a valorizar a distribuição desses conteúdos para os usuários. Em uma atualização de algoritmo de 2024, por exemplo, o Instagram passou a priorizar conteúdos originais e a recomendação de vídeos para a audiência.
Nas redes sociais, os vídeos são um caminho para manter os usuários online por mais tempo. Já para as marcas, investir na gravação desses materiais contribui para aumentar o engajamento e criar uma conexão com o público.
Mais um ponto é que os vídeos colaboram com o posicionamento da empresa, transformando-a em uma autoridade ao gerar valor para os clientes. Pela facilidade de comunicação, gravar vídeos ainda possibilita que as marcas imprimam o seu tom de voz na mensagem.
Eles também ajudam a demonstrar produtos ou serviços de maneira prática e impactante. Assim, é possível contribuir com a tomada de decisão de clientes em potencial.
Quais são os passos para começar a gravar vídeos?
Você entendeu a importância de começar a gravar vídeos e como eles podem ajudar na estratégia da sua marca nas redes sociais, certo?
Agora, veja quais são os passos para iniciar a sua produção!
Roteiro
O planejamento do seu vídeo começa com a produção do roteiro. Também conhecido como script, ele deve ser feito com criatividade e seguindo os objetivos do conteúdo — que pode ser informativo, educacional, promocional etc.
A produção do roteiro parte da estrutura, que naturalmente precisa ter um começo, meio e fim. A introdução é o momento de captar a atenção e gerar interesse no usuário em continuar assistindo — seja com uma pergunta, provocação ou dado, por exemplo.
Depois, traga a mensagem central do vídeo. Vale a pena saber que, normalmente, vídeos para redes sociais são curtos. Portanto, é fundamental manter a objetividade para não perder a atenção do público.
Finalize com uma conclusão e um call-to-action (CTA) — ou chamada para a ação. Como o nome sugere, ele tem o objetivo de gerar uma resposta no usuário, que pode começar a seguir você, entrar em contato, compartilhar ou outras ações.
Treinamento
Com o seu script pronto, é a hora de treinar. Tenha em mente que você precisa conversar com o público para transmitir a mensagem desejada. Um conteúdo que pareça lido, como uma escala de jornal, pode não ser tão atraente para o público.
Por isso, vale se familiarizar com o texto e fazer testes. Durante o treinamento, observe sua postura e expressões faciais. A linguagem corporal deve transmitir confiança e autenticidade, sem exageros que possam distrair o público.
Pratique a entonação e o ritmo da fala para garantir que a mensagem seja clara e envolvente. Por exemplo, variar o tom de voz em momentos estratégicos evita que o vídeo se torne monótono, mantendo o interesse da sua audiência até o final.
Equipamentos
Em conjunto com o roteiro e a habilidade para apresentação, a qualidade do vídeo passa pelos equipamentos usados em sua produção. Por essa razão, é necessário ter boas ferramentas para gravar o material.
Para captar as imagens, você pode usar um smartphone ou câmera profissional. Contudo, certifique-se de que o equipamento ofereça um bom padrão de qualidade.
Além disso, você deve ter um microfone para evitar ruídos externos e garantir a clareza na fala. Luzes adequadas, como ring lights ou softboxes, também agregam uma boa iluminação, destacando o assunto do vídeo e criando um visual mais profissional.
Edição
Com o roteiro, treinamento e gravação finalizados, avance para a edição do vídeo. É esse o processo que transforma as filmagens brutas em um produto final refinado, com cortes, ajuste de ritmo e outros pontos.
Mais uma questão é que a edição permite adicionar elementos visuais, como títulos, gráficos, legendas e trilha sonora — que tende a aumentar o apelo do vídeo. Ferramentas como Adobe Premiere, Final Cut ou até aplicativos mais simples, como CapCut e InShot, podem ser utilizados para a tarefa.
A boa edição é indispensável para manter a atenção do público e gerar um aspecto mais profissional para o seu vídeo. Quando os usuários veem um material de qualidade, a mensagem final pode ser mais valorizada.
Por que você deve focar em um bom roteiro?
Mesmo que existam outros elementos que influenciem a qualidade do vídeo, o roteiro é aquele que tem mais potencial de gerar impacto no usuário. Afinal, é nele que está a mensagem que sua empresa deseja passar.
Por exemplo, mesmo que o lead goste da edição e da apresentação, se o script não estiver no mesmo nível, o vídeo pode ter menos impacto. O motivo é que o material pode não gerar a ação desejada pela sua marca.
Nesse sentido, valorizar o processo de criação dos roteiros é essencial para publicar vídeos de qualidade nas redes sociais. A partir de um bom script, as demais etapas de gravação e distribuição tendem a ficar mais simples.
Para tanto, contar com o suporte da ABContent é estratégico para a produção dos seus scripts de vídeos. Nossa equipe tem expertise na montagem de roteiros bem estruturados, com uso estratégico de storytelling e gatilhos mentais para despertar o interesse na audiência.
Além disso, podemos adaptar cada script de acordo com o público-alvo e a mensagem que você quer transmitir. Com um bom roteiro em mãos, você poderá focar nos demais detalhes para produzir bons vídeos — como as filmagens e a edição.
Neste conteúdo, você entendeu a importância do conteúdo audiovisual e como gravar vídeos para as redes sociais. Como ficou claro, ter um bom roteiro é o primeiro passo para garantir a distribuição de conteúdos estratégicos e valiosos para seu público.
Quer começar a publicar vídeos ou elevar a qualidade das suas produções atuais? Conte com a ABContent para produzir seus scripts!