O que é storytelling e como aplicar no marketing de conteúdo?

Para criar conteúdos úteis, relevantes e de qualidade, é fundamental ter conhecimento sobre o que você está escrevendo ou dizendo. Além das informações, é muito importante que você saiba como transmiti-las para o seu público.

Afinal, a sua escrita ou fala precisa ser cativante e atrativa — caso contrário, ela pode não proporcionar o retorno desejado. Nesse contexto, entender o que é storytelling e como aplicá-lo é essencial. Afinal, esse é um conceito relacionado a arte de contar histórias.

Se você quiser saber o que é storytelling, quais seus elementos e como aplicá-lo em seu negócio, acompanhe as informações a seguir!

O que é o storytelling?

Para entender o que é storytelling, é possível separar a palavra em dois. “Story”, em inglês, quer dizer “história” e “telling” significa “contar”. Ou seja, storytelling significa contar histórias, em tradução livre.

Porém, essa técnica não se trata de uma mera narrativa e, sim, de uma arte que envolve elementos que possibilitam contar ótimas histórias. Logo, a ideia é criar histórias interessantes, divertidas, estimulantes, encantadoras, emocionantes e inesquecíveis — com começo, meio e fim.

Esse tipo de arte é muito utilizado em séries e filmes, afinal, o público que assiste a essas produções precisa ser cativado. Então os responsáveis pela obra investem em storytelling para atrair as pessoas e, principalmente, mantê-las interessadas, engajadas e envolvidas.

Porém, vale observar que essa arte não se restringe apenas ao universo das séries e filmes. Ela pode (e deve) ser aproveitada também em estratégias de marketing de conteúdo.

Qual a importância do storytelling no marketing de conteúdo?

Quando a estratégia envolve fornecer conteúdos de qualidade para o seu público, a sua marca tem a chance de:

  • gerar valor;
  • atrair e fidelizar mais clientes;
  • criar autoridade;
  • educar o mercado;
  • aumentar o alcance do seu negócio;
  • melhorar a reputação e a credibilidade da sua empresa;
  • aumentar o número de vendas da sua organização;
  • entre outros pontos.

Porém, para obter esses e outros benefícios, é preciso elaborar conteúdos únicos, otimizados, persuasivos e com uma boa narrativa — o que está associado diretamente ao storytelling.

Assim, ao unir o marketing de conteúdo com o storytelling, os seus posts, artigos, vídeos e outros tipos de materiais poderão se tornar mais atrativos.

Além disso, ao investir tanto em storytelling quanto em marketing de conteúdo, a sua marca humaniza as mensagens transmitidas, agrega valor e desperta um sentimento de empatia. Ainda, a sua empresa consegue reter a atenção das pessoas de modo a aproximar o relacionamento com o seu público.

Quais são os elementos do storytelling?

Agora que você já sabe o que é storytelling e qual a importância dele no marketing de conteúdo, veja a seguir os principais elementos que fazem parte dessa arte de contar histórias:

Mensagem

O primeiro elemento do storytelling é a mensagem. Afinal, é preciso pensar no que você deseja passar com a sua história e com o seu conteúdo. Para isso, a mensagem precisa ser envolvente e fluida, evitando partes supérfluas, pouco interessantes e repetitivas.

Ambiente

Para que a mensagem faça sentido e o público “embarque” no que está sendo contado, é essencial pensar no ambiente. Onde se passa a história? Qual o contexto? Responder a essas e outras perguntas é importante para compor o material. 

Personagem

Toda história precisa de um personagem, isto é, alguém que vivenciará as situações, os obstáculos, os desafios, os medos, as transformações, as vitórias e outros pontos.

Portanto, ao trabalhar o storytelling em sua empresa, não deixe de trazer às narrativas pelo menos um personagem. Ao fazer isso, procure escolher alguém que seja humano, que erre e acerte, que desperte emoções, empatia e identificação no público.

Conflito

Ao construir uma boa história, também é preciso incluir problemas, obstáculos e desafios. Tais situações tornam a narrativa mais real e impactante. Ainda, elas ajudam a prender a atenção do público, a despertar emoções e trazer um sentimento de superação. Por isso, o último elemento que você deve utilizar no storytelling é o conflito.

Como aplicar essa estratégia na sua empresa?

Agora que você já sabe quais são os principais elementos do storytelling, está mais próximo de aplicar essa estratégia em sua empresa. Para ter sucesso nessa etapa, confira as dicas a seguir!

Conheça seu público

Para aplicar o storytelling em sua empresa, você deve, primeiramente, conhecer a fundo quem deseja impactar, ou seja, quem é o seu público.

Afinal, a partir desse entendimento, será possível estruturar narrativas de forma mais assertiva, assim como utilizar uma linguagem mais adequada.

Trabalhe uma sequência lógica

Como você conferiu no começo do artigo, o storytelling está relacionado a histórias com começo, meio e fim.

Portanto, para aplicar essa estratégia em seu negócio, trabalhe uma sequência lógica. Ou seja, organize as narrativas de modo que elas fiquem organizadas, coerentes e impactantes. A ideia é levar o leitor ou ouvinte de um ponto A até um ponto B de maneira fluída. 

Seja criativo

Diversas pessoas e empresas contam histórias, porém nem todos os materiais são atrativos e impactantes. Isso ocorre porque, em muitas delas, falta criatividade.

Portanto, para evitar narrativas que seguem esse padrão, foque em surpreender quem está lendo ou ouvindo e busque envolver as pessoas na história.

Busque referências e inspirações

Criar um conteúdo do zero, utilizando técnicas de storytelling, pode não ser uma tarefa fácil no início. Por isso, vale a pena buscar referências e inspirações. Há diversas marcas que sabem trabalhar esse conceito de forma interessante.

Em termos de publicidade, você pode tomar como exemplo a Coca-Cola. Normalmente, as campanhas da marca remetem a histórias que envolvem amizade, família, amor, união e bons momentos. Por sua vez, o refrigerante, que é o principal produto da marca, fica em segundo plano.

Conte com a ajuda da ABContent

Como você viu, o storytelling pode ser aplicado de diversas formas em seu negócio. É possível usá-lo tanto na construção de marca quanto nas abordagens de marketing — como em campanhas publicitárias ou na estratégia digital.

No ambiente online, você pode explorar essa técnica para a criação de materiais ricos, postagens no blog, páginas institucionais e outras possibilidades. Para aproveitar a técnica ao máximo vale a pena contar com ajuda profissional, como a ABContent.

Com experiência e atuação especializada, podemos ajudá-lo em todo o processo de construção de conteúdos com as técnicas de storytelling!

Ao longo deste artigo você conferiu o que é storytelling, qual a sua importância no marketing de conteúdo e quais os seus principais elementos. Além disso, viu algumas dicas essenciais para aplicá-lo em seu negócio.

Se você tiver interesse em adotar essa proposta nos conteúdos da sua empresa, entre em contato com a ABContent!

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