A pesquisa de mercado é uma ferramenta de grande relevância para as empresas. Por meio dela, empresários, gestores e outros profissionais podem obter diversos dados e insights valiosos a respeito de clientes, da concorrência, entre outros fatores.
Na prática, o levantamento possibilita a tomada de decisões mais embasadas e estratégicas — contribuindo para os resultados e o crescimento de um negócio. Mas como conduzir e analisar esse tipo de pesquisa?
Se você tem interesse em saber mais sobre o assunto, continue acompanhando o conteúdo e descubra como fazer uma pesquisa de mercado e avaliar os seus resultados!
Qual é a importância da pesquisa de mercado?
Existem diversos motivos que tornam a pesquisa de mercado um instrumento relevante para as empresas.
Veja as principais razões:
- auxilia na compreensão do seu público-alvo;
- colabora com a melhoria de produtos e serviços;
- permite criar estratégias mais eficientes;
- possibilita a identificação de demandas e tendências;
- proporciona vantagens competitivas;
- ajuda a identificar oportunidades.
Como fazer uma pesquisa de mercado?
Conforme você acompanhou, uma pesquisa de mercado é importante para empresas por diversas razões.
Para implementá-la, acompanhe as orientações, a seguir!
Defina o objetivo da pesquisa
Uma pesquisa de mercado exige planejamento e o primeiro passo nesse sentido é determinar o que você deseja alcançar com ela. Para tanto, pergunte-se: qual problema estou tentando resolver? Quais informações são cruciais para o meu negócio no momento?
Com essa definição, a sua pesquisa se torna mais clara e direcionada. Você pode fazê-la, por exemplo, para objetivos, como:
- compreender as preferências do seu público-alvo;
- identificar lacunas no mercado;
- avaliar a satisfação do cliente em relação a um produto ou serviço.
Escolha o método a ser utilizado
Após estabelecer o objetivo da sua pesquisa mercadológica, você deve definir o método que será utilizado para a coleta de dados. A escolha depende, principalmente, do tipo de informação que se deseja obter e do perfil do seu público.
Por exemplo, uma pesquisa de mercado pode ser feita por meio de um questionário online, por e-mail, telefone ou outro meio — e ser quantitativa ou qualitativa. No primeiro caso, ela envolve a coleta de números, podendo ter notas de 0 a 10, sendo mais objetiva.
Já uma pesquisa qualitativa tem uma abordagem mais subjetiva. Ela consiste em perguntas e respostas mais abrangentes, com o intuito de entender o porquê das escolhas e preferências do seu público-alvo.
Conheça o seu público-alvo com profundidade
Ainda na etapa de planejamento, é essencial ter uma compreensão clara a respeito do seu público-alvo. O entendimento permite realizar uma pesquisa mais adequada e segmentada, evitando resultados que pouco podem contribuir para o seu objetivo.
Conhecer as pessoas que farão parte da pesquisa é tão relevante quanto saber o que será coletado a partir dela. Portanto, monte seu levantamento pensando na idade do seu público, no seu gênero, localização, renda, comportamento de compra, entre outros aspectos.
Estruture a pesquisa
Seguindo as etapas anteriores, você já está apto para montar a sua pesquisa de mercado. Para tanto, comece criando um roteiro de perguntas.
Nessa tarefa, tenha atenção aos seguintes pontos:
- elabore perguntas claras e objetivas: os participantes precisam entender facilmente o que está sendo perguntado. Evite questões ambíguas ou muito complexas;
- diversifique os formatos das perguntas: procure combinar questões abertas (para obter opiniões mais detalhadas) e fechadas (para conseguir respostas mais diretas);
- fique atento ao viés: ao criar as perguntas, tenha cuidado para que elas não direcionem os participantes a dar respostas específicas, pois isso tende a distorcer os resultados.
A seguir, veja alguns exemplos de perguntas que você pode utilizar na sua pesquisa mercadológica:
- Com que frequência você compra esse produto ou serviço?
- O que você mais valoriza nele?
- Qual o preço máximo que você pagaria por essa solução?
- Como você avaliaria a sua satisfação com ela?
- O que você gostaria de melhorar em nossos produtos e serviços?
Execute a pesquisa
Por fim, depois de planejar e estruturar a pesquisa, é hora de colocá-la em prática. Se você for realizá-la por meio de um questionário online, pode utilizar plataformas como Google Forms, SurveyMonkey ou Typeform.
Já se você decidir fazer a pesquisa por e-mail, separe os endereços dos clientes para realizar o envio do levantamento. Independentemente do método utilizado, respeite a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Além disso, ao realizar a pesquisa, defina um prazo para a coleta de informações e estabeleça um número mínimo de respostas para que os resultados possam, de fato, ser aproveitados.
Como analisar os resultados obtidos com uma pesquisa de mercado?
Após planejar e executar a pesquisa de mercado e ter uma boa quantidade de respostas, é o momento de analisar os seus resultados. Uma sugestão é utilizar gráficos ou tabelas para facilitar a visualização dos dados obtidos.
Em seguida, compare os resultados com os objetivos da pesquisa. As respostas ajudam a esclarecer as dúvidas ou a confirmar as hipóteses? Há padrões ou tendências? Nessa etapa, faça uma avaliação cuidadosa e interprete cada dado para tomar decisões.
Se o propósito da pesquisa era, por exemplo, entender a satisfação dos clientes e muitas respostas foram “neutro” ou “insatisfeito”, é necessário analisar o porquê das opiniões. Depois, pense em medidas para mudar o cenário.
Uma pesquisa de mercado só tem valor real caso ela seja utilizada para tomar decisões estratégicas em prol do negócio. Essa é a principal finalidade da ferramenta.
Portanto, após realizar análises, reúna os colaboradores da empresa, apresente os resultados da pesquisa e, juntos, discutam o que pode ser feito. Isso inclui eventuais ajustes no produto ou serviço, reposicionamento da marca ou a criação de novas campanhas de marketing, entre outras medidas.
Como você viu ao longo deste conteúdo, a pesquisa de mercado é um instrumento de grande utilidade para as empresas. Por esse motivo, vale a pena conduzir esse tipo de levantamento na companhia em que atua.
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