A geração de demanda é uma estratégia fundamental para todas as empresas para conseguir mais clientes e vendas. Porém, como utilizá-la efetivamente para criar oportunidades?
Para esse objetivo, é preciso trabalhar em algumas ações e estratégias específicas. Por meio delas, é possível obter os resultados desejados em termos de vendas e de aumento de clientes.
Se você deseja saber como utilizar a geração de demanda para criar oportunidades, confira as informações deste post!
O que é geração de demanda e qual o seu objetivo?
A geração de demanda é um conceito ligado às áreas de marketing e vendas de uma empresa. Ela consiste em criar interesse, necessidade e procura por um produto ou serviço específico. Assim, é possível atrair cada vez mais clientes.
O objetivo dessa abordagem é estimular a vontade do público-alvo em relação a um produto ou serviço e, assim, gerar oportunidades de vendas. Vale ressaltar que a geração de demanda não se limita apenas a atrair clientes em potencial (leads).
Na verdade, ela envolve a educação sobre a utilidade e os benefícios do que está sendo oferecido. Na prática, a ideia é construir uma ponte entre a empresa e seus potenciais clientes, proporcionando informações relevantes que os ajudem a entender por que devem considerar a compra.
Para tanto, a prática utiliza diversas estratégias de marketing de conteúdo, como:
- posts em redes sociais;
- e-mail marketing;
- realização de eventos e webinars;
- produção de conteúdo para blog;
- técnicas de SEO (search engine optimization), entre outras.
O intuito com essas ações é criar um fluxo ativo e qualificado de leads. Isso significa identificar pessoas ou empresas genuinamente interessadas no produto ou serviço oferecido.
Quais os benefícios da geração de demanda para um negócio?
A geração de demanda pode oferecer diversos benefícios para um negócio. Conheça os principais, a seguir!
Aumento das vendas
Em primeiro lugar, essa estratégia tende a levar ao aumento das oportunidades de vendas. Tenha em mente que, ao atrair e educar clientes em potencial, a empresa está mais bem posicionada para converter oportunidades em negócios.
Segmentação mais precisa
Outra vantagem da geração de demanda é que ela permite uma segmentação mais precisa do mercado, focando em públicos-alvo específicos. Dessa forma, é possível atingir leads que estão mais propensos a se interessar pelo produto ou serviço oferecido.
Melhora do ROI
Focar em geração de demanda também permite que as empresas aloquem seus recursos de marketing de forma mais eficaz. Assim, pode-se melhorar o ROI (retorno sobre o investimento), uma vez que os esforços são direcionados para públicos mais qualificados.
Maior retenção de clientes
Quando as práticas se concentram em educar os clientes em potencial e fornecer informações valiosas, elas podem levar a uma maior satisfação deles. Consequentemente, a retenção de consumidores, principalmente pensando no longo prazo, tende a ser mais elevada.
Fortalecimento da marca
Mais um benefício dessa estratégia é que ela contribui para aumentar as vendas, enquanto ajuda a fortalecer a presença da marca no mercado. Desse modo, é possível transmitir mais confiança ao consumidor e uma imagem positiva para a empresa.
É válido destacar mais vantagens, como:
- melhorar a previsibilidade de vendas e o planejamento estratégico de recursos;
- reduzir o ciclo de vendas, tornando-o mais otimizado;
- ajudar empresas a se adaptarem às mudanças do mercado.
Como criar mais oportunidades de vendas a partir dessa estratégia?
Como você viu, a geração de demanda pode oferecer uma série de vantagens para negócios. Porém, como criar oportunidades de vendas a partir dessa estratégia?
Conheça os fatores para considerar no planejamento da empresa para esse propósito!
Defina seu público-alvo
Comece por identificar e segmentar claramente o seu público-alvo. Quanto mais específico ele for, mais eficaz será a geração de demanda. Como resultado, você poderá criar mensagens mais direcionadas e personalizar suas estratégias para atender às necessidades e interesses dessas pessoas ou empresas.
Desenvolva conteúdos relevantes e de qualidade
O conteúdo é uma parte fundamental do sucesso do marketing e vendas. Portanto, procure criar materiais informativos, úteis e valiosos que abordem os problemas e desafios do seu público. Algumas possibilidades envolvem artigos em blogs, vídeos, e-books, e-mails e infográficos.
Nesse ponto, vale considerar a possibilidade de terceirizar essa estratégia para obter os resultados esperados. Uma opção é contar com os serviços da ABContent — somos especializados em produção de conteúdos otimizados para internet.
Invista em SEO
Ligado ao tópico anterior, é importante que os seus conteúdos na web, principalmente os de site e blog, sejam otimizados para os mecanismos de busca, como o Google. Assim, eles terão mais chances de ser encontrados pelo seu público-alvo.
Para tanto, é altamente indicado que você invista em SEO. Anúncios e tráfego pago também são relevantes para atrair clientes e gerar oportunidades de vendas. No entanto, eles são estratégias de curto prazo.
No longo prazo, as otimizações para os mecanismos de busca são mais atraentes e tendem a entregar resultados consistentes e contínuos.
Utilize as redes sociais
Mais um aspecto relevante é ter uma boa presença nas redes sociais, como Instagram e LinkedIn. Isso porque, nesses canais, você pode compartilhar matérias, notícias, insights e dicas, por exemplo, para demonstrar conhecimento e agregar valor.
Ainda, você pode utilizar as redes sociais para interagir com seu público, participar de discussões e construir relacionamentos com potenciais clientes. Todas essas ações ajudam a se aproximar do público e criar mais oportunidades de vendas.
Crie campanhas de e-mail marketing
O e-mail marketing, quando bem utilizado, é estratégico para gerar negócios. Sendo assim, considere criar campanhas nesse canal compartilhando conteúdos, divulgando promoções e muito mais. Com a abordagem, você consegue nutrir leads e mantê-los engajados até que estejam prontos para fazer uma compra.
Outras medidas relevantes
Veja que outras ações contribuem para aumentar as vendas a partir da geração de demanda:
- use uma ou mais ferramentas de automação para facilitar e otimizar processos;
- colabore com as equipes, mantendo uma comunicação clara e alinhada entre os times de marketing e vendas;
- acompanhe métricas, como taxas de conversão, custo por lead e ROI, para avaliar o desempenho de suas estratégias. Com base nesses dados, faça ajustes e melhorias, conforme necessário.
A geração de demanda é um processo contínuo que requer paciência e consistência. Ao investir nela, é importante construir relacionamentos com os leads ao longo do tempo e seguir as dicas apresentadas para maximizar as suas oportunidades de vendas.
Gostou do artigo? Compartilhe-o para ajudar outros empreendedores e gestores a ter mais conhecimento!