Estratégias de neurovendas têm o poder de influenciar o comportamento do consumidor e gerar mais negócios para as empresas. Por esse motivo, se você atua com vendas, vale a pena saber mais sobre o assunto.
O objetivo das estratégias de neurovendas é criar conexões mais profundas e duradouras com clientes e compradores em potencial. A partir desse vínculo, busca-se direcionar suas decisões de compra para as soluções que sua empresa oferece.
Neste conteúdo, entenda o papel da neurociência na decisão de compra dos consumidores e confira 5 estratégias de neurovendas para fechar mais negócios!
O papel da neurociência na decisão de compra dos consumidores
A neurociência é um campo que estuda o funcionamento do cérebro e seu impacto no comportamento humano — incluindo as decisões de compra. Em razão disso, ela é uma área de grande valor para empresas e vendedores.
Por meio da neurociência, é possível compreender como os consumidores processam informações, tomam decisões e são influenciados por emoções. Dessa forma, profissionais de vendas podem ajustar e aprimorar suas estratégias para conseguir mais clientes e fechar negócios.
Segundo Gerald Zaltman, professor da Harvard Business School, 95% das decisões de compra são realizadas de modo inconsciente. O dado mostra que a maioria dos consumidores adquire produtos ou contrata serviços com base em emoções e experiências anteriores.
Assim, ao unir a neurociência com as vendas — neurovendas —, empresas e vendedores têm a possibilidade de criar experiências mais envolventes e persuasivas. Essas são questões capazes de aumentar as chances de conversão.
Para tanto, o ponto de partida é conhecer seu público-alvo profundamente. Dessa maneira, você pode entender quais são suas dores, desejos e necessidades — e desenvolver estratégias com base nesses aspectos.
5 Estratégias de neurovendas para conseguir mais negócios
Agora que você compreendeu a relação entre a neurociência e as vendas, vale conhecer estratégias para colocar em prática e utilizar a abordagem com eficiência.
Confira as 5 principais!
1. Adote gatilhos mentais
No marketing digital, existem diversas táticas para buscar mais clientes e vendas, sendo os gatilhos mentais uma delas. Eles são estímulos que influenciam o comportamento dos consumidores, facilitando uma tomada de decisão.
Um exemplo é o gatilho mental da escassez. O objetivo dele é criar no consumidor a sensação de risco de ficar sem um produto ou serviço, caso demore para adquiri-lo.
Esse tipo de estratégia tende a fazer com que as pessoas ajam rapidamente porque o produto ou serviço é limitado ou exclusivo. Então o gatilho da escassez envolve a disponibilidade de determinado item e o medo de ficar sem ele.
Para tanto, é comum o uso de expressões como:
- “últimas unidades disponíveis”;
- “restam apenas 5 vagas”;
- “produto de edição limitada”;
- “somente para os 10 primeiros clientes”.
Há também o gatilho mental de urgência. A ideia dele é fazer com que os consumidores tomem uma decisão rápida, pois há um prazo curto. Nesse caso, o medo é de perder uma oportunidade por demora.
Nesse contexto, costuma-se usar expressões como:
- “promoção válida só até meia-noite”;
- “inscrições fecham amanhã”;
- “desconto válido por apenas 2 horas”.
Vale observar que você ainda pode combinar esses gatilhos. Veja um exemplo: “últimas unidades com 40% de desconto — só hoje!”.
2. Use prova social
A prova social é outra estratégia relevante para gerar mais negócios. Ela consiste em compartilhar depoimentos de consumidores e números que mostram a popularidade da empresa e de seus produtos ou serviços — por exemplo, “mais de 1.500 clientes satisfeitos”.
Apresentar avaliações positivas e histórias de sucesso de clientes possibilita aumentar a confiança de potenciais consumidores. A razão é que muitas pessoas consideram as opiniões de outras quando tomam decisões.
Assim, se clientes em potencial veem que pessoas aprovam, recomendam e usam um produto ou serviço, a tendência é que eles se sintam mais seguros para fazer uma compra. Logo, a prova social é mais uma tática de neurovendas a considerar.
3. Destaque o valor agregado
Ao divulgar e vender produtos e serviços, você não deve focar somente nas suas características técnicas. Na verdade, os consumidores querem entender o valor que a solução agregará às suas vidas.
Logo, ao se comunicar com clientes em potencial, enfatize os benefícios que eles terão com determinado produto ou serviço. Ainda, mostre diferenciais e como suas soluções se destacam em relação aos concorrentes.
A ideia da estratégia é apresentar a potenciais compradores como as soluções da empresa resolvem suas dores, desejos e necessidades.
4. Utilize storytelling
Mais uma estratégia de neurovendas para gerar negócios é utilizar o storytelling. Trata-se de contar histórias envolventes, criando conexões emocionais com clientes e compradores em potencial.
O propósito do storytelling é transmitir mensagens de maneira mais impactante e memorável. A abordagem pode ser utilizada tanto em conversas quanto na produção de conteúdos para os canais da empresa.
Para entender melhor, suponha que você tem uma loja de calçados e deseja fazer a divulgação de um novo tênis de corrida.
Confira dois exemplos de chamada, com e sem storytelling:
- sem storytelling: “conheça o tênis de corrida XYZ, com amortecimento de última geração”;
- com storytelling: “imagine correr sem sentir impacto, como se estivesse flutuando. Com a tecnologia de amortecimento do tênis XYZ, cada passo se torna mais leve e confortável”.
Veja que há uma diferença significativa na abordagem. Portanto, busque implementar o storytelling em sua empresa. Trata-se de uma estratégia que inspira, engaja e humaniza as ações e os conteúdos de negócios.
5. Reforce a autoridade da marca
Outra estratégia valiosa de neurovendas é reforçar a autoridade da marca. Ela ajuda a passar mais confiança e credibilidade aos consumidores — aspectos que refletem diretamente no fechamento de mais negócios.
Para transmitir e fortalecer essa autoridade, uma das principais práticas é demonstrar expertise. Compartilhe conteúdos informativos e relevantes que evidenciam o seu conhecimento ou da empresa no setor de atuação. Nesse ponto, saiba que a ABContent pode auxiliar.
Somos uma empresa especializada em produção de conteúdos web. Produzimos artigos de blog, posts para redes sociais e outros materiais que ajudam empresas a conseguir mais engajamento, tráfego e vendas ao aumentar sua autoridade no ambiente online.
Ao longo deste conteúdo, você conferiu 5 estratégias de neurovendas para gerar mais negócios. A partir disso, avalie quais já podem ser implementadas no seu negócio para elevar o número de vendas e clientes.
Quer auxílio para produzir conteúdos de qualidade que fortaleçam sua autoridade na internet? Conheça as soluções da ABContent!