Ações de marketing: saiba como planejar e executar sem erros!

O planejamento e a execução de ações de marketing estratégicas são essenciais na rotina de uma empresa. É por meio delas que a empresa consegue divulgar seus produtos e serviços, fortalecer sua marca e atrair mais clientes para fechar negócios.

Dada essa importância, o planejamento das estratégias deve ser tratado como uma das prioridades na operação. Afinal, erros no seu desenvolvimento podem gerar resultados insatisfatórios e aumentar os custos da empresa.

Quer entender melhor sobre o assunto? Neste artigo, mostraremos o que são ações de marketing e como você pode planejar e executar campanhas sem erros. 

Continue a leitura!

O que são ações de marketing?

As ações de marketing são as iniciativas de uma empresa para promover um produto ou serviço e atrair o público certo. Sabe quando você vê uma marca que parece estar em todos os lugares ao mesmo tempo, das redes sociais aos motores de busca, como o Google? 

Essa performance costuma ser fruto das ações de marketing. Vale destacar que essas iniciativas fazem parte de uma estratégia maior, com objetivos bem definidos, como aumentar as vendas, melhorar o posicionamento da empresa ou fortalecer o relacionamento com os clientes.

As ações de marketing podem acontecer de diversas formas, como com campanhas no Instagram, envios de e-mail marketing, produção de conteúdo e criação de promoções. O importante é que tudo seja feito com propósito, considerando tanto o objetivo da ação quanto o perfil do público. 

Para entender melhor, pense em uma empresa que deseja lançar um produto. Ela tem a opção de criar uma sequência de posts no Instagram, preparar um artigo explicando os benefícios no blog e disparar um e-mail com uma oferta exclusiva para clientes.

Por que é importante planejar campanhas sem erros?

Naturalmente, as empresas não são imunes a erros. Nas ações de marketing, as falhas podem aparecer na forma de um anúncio mal segmentado, uma mensagem confusa ou um cronograma mal definido.

Nesse contexto, qualquer detalhe fora do lugar é capaz de comprometer os resultados. Entretanto, mesmo que os erros eventualmente aconteçam, um planejamento estratégico bem elaborado minimiza esses riscos — e deixa a empresa mais preparada para corrigir as falhas. 

Por esse motivo, toda boa campanha de marketing começa muito antes da primeira postagem ou anúncio. É no planejamento que a empresa define os objetivos, estuda o público, escolhe os canais de divulgação e organiza cada etapa da execução.

Realizar uma campanha mal estruturada tende a desperdiçar tempo, consumir recursos e prejudicar a imagem da marca. Ainda, tudo isso pode acontecer sem que a gestão perceba no primeiro momento.  Por outro lado, quando há um plano claro, a campanha flui com mais segurança. 

Os riscos são mapeados, o orçamento tende a ser mais bem distribuído e as decisões são estratégicas. Desse modo, planejar não elimina todos os erros, mas ajuda a projetar obstáculos e a reduzir os impactos deles.

Como planejar e executar ações de marketing?

Agora que você sabe o que são ações de marketing e qual é a importância de ter um planejamento para elas, é hora de aprender como colocar a abordagem em prática.

Confira as etapas envolvidas!

Defina objetivos claros

O primeiro passo para planejar e executar ações de marketing é definir os seus objetivos. Portanto, antes de pensar em criar um post, lançar uma campanha ou escrever um e-mail, pare e pergunte: o que exatamente quero alcançar com essa ação?

Um erro comum é fazer marketing sem um propósito definido. O resultado normalmente são esforços que não se conectam com metas reais do negócio. Para evitar a situação, procure utilizar um método, como SMART — objetivos específicos, mensuráveis, atingíveis, relevantes e com prazo.

Observe alguns exemplos de metas bem definidas: 

  • aumentar o tráfego no site em 30% em três meses;
  • gerar 100 leads qualificados por mês;
  • elevar o engajamento no Instagram em 50% no próximo trimestre;
  • posicionar a marca como autoridade em um nicho específico.

Perceba que objetivos claros ajudam a orientar a criação das campanhas e a determinar quais métricas acompanhar ao longo de toda a execução. Logo, você saberá se a ação gerou os resultados esperados. 

Escolha o público-alvo

Depois dos objetivos, é necessário entender o seu público-alvo. Esse cuidado contribui para acertar no tom, na linguagem, nos formatos de conteúdo e nos canais de divulgação.

Para tanto, você pode usar ferramentas como o Google Analytics, dados de customer relationship management (CRM), formulários de pesquisa e interações nas redes sociais. Elas permitem mapear o perfil da sua audiência. 

A partir dessas informações, crie personas de marketing. Elas são representações do cliente ideal, com nome, idade, profissão, hábitos e desafios reais. A prática auxilia a tornar sua comunicação mais empática, personalizada e eficiente.

Selecione os canais de publicação

Com o público bem definido, é hora de entender em que canais ele consome conteúdo. Por exemplo, manter um blog permite fortalecer o SEO (otimização para mecanismos de busca) da marca, atrair tráfego orgânico e posicionar sua empresa como autoridade. 

Por sua vez, as redes sociais são canais diretos de relacionamento e engajamento. Também é possível criar vídeos para o YouTube, produzir uma newsletter regularmente e investir em tráfego pago, tanto nas redes sociais quanto em buscadores. 

Mensure o sucesso da ação

Por fim, toda ação de marketing precisa ser analisada. Sem dados, você não sabe o que funciona e pode continuar investindo no que não traz retorno. Então todas as campanhas devem ter seus key performance indicators (KPIs) — ou indicadores-chave de performance.

Os KPIs mais comuns em ações de marketing são: 

  • visitantes no site;
  • taxa de conversão;
  • custo por lead (CPL);
  • taxa de abertura e cliques em e-mails;
  • engajamento nas redes sociais; 
  • retorno sobre o investimento (ROI);
  • tempo médio na página.

Contudo, saiba que manter os canais de publicação ativos e medir o sucesso das ações demanda consistência e planejamento de longo prazo. Por essa razão, é interessante contar com o suporte de parceiros como a ABContent. 

Temos uma equipe especializada em marketing digital e soluções de conteúdo com foco em SEO, posicionamento e performance. Conosco, sua marca pode se posicionar como autoridade no mercado e atrair mais clientes em potencial.

Neste conteúdo, você viu o quão importante é planejar ações de marketing para trabalhar melhor o orçamento da empresa. Portanto, se o seu foco é extrair o máximo de suas estratégias de posicionamento, vale a pena considerar a terceirização do serviço.

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