Você sabe o que é algoritmo nas redes sociais? O termo é muito usado na internet, mas nem todos entendem o seu significado e impacto em uma estratégia de marketing de conteúdo. Ao compreender os algoritmos, você pode criar postagens que atendam aos requisitos de cada rede.
A razão é que a produção dos seus conteúdos fica mais precisa, aumentando as chances de ter bons resultados na internet. Logo, fica mais fácil crescer nessas plataformas e aproveitar o seu potencial para fortalecer a marca.
Quer saber mais sobre os algoritmos das redes sociais e como usá-los a seu favor? Confira, nas próximas linhas!
O que é o algoritmo nas redes sociais?
O algoritmo das redes sociais é uma tecnologia que realiza a distribuição dos conteúdos aos usuários. Ele funciona como um robô que verifica as publicações nesses ambientes e decide como ranquear os resultados no feed, definindo para quem eles serão exibidos.
O objetivo do algoritmo das redes sociais é melhorar a experiência dos usuários, oferecendo conteúdos de valor, que mantenham a audiência engajada. Desse modo, ele pode impulsionar os resultados das suas publicações ou limitá-los.
Como ele determina o que aparece no feed dos usuários?
Agora que você sabe o que é o algoritmo das redes sociais, é válido entender como ele funciona. Como foi possível aprender, o algoritmo foca em levar o conteúdo mais relevante para cada usuário. Então cada plataforma tem os seus próprios critérios para realizar o ranqueamento.
A razão é que cada rede social tem um foco distinto. Veja como o algoritmo funciona nas principais plataformas!
Algoritmo do Instagram
O Instagram é uma rede destinada a imagens e vídeos. O seu algoritmo prioriza os conteúdos mais recentes na exibição. Além disso, o robô da rede considera o engajamento das postagens, como curtidas, comentários e salvamentos.
Ademais, o Instagram analisa a relação entre as contas e o tipo de conteúdo mais consumido pelo usuário. Unindo esses dados, a rede constrói um feed que mescla publicações de contas seguidas e aquelas que ele não segue, mas nas quais pode ter interesse.
Algoritmo do Facebook
De modo similar ao Instagram, o Facebook prioriza conteúdos recentes, de contas relacionadas, com alto engajamento e atrelados aos temas mais consumidos. Porém, o Facebook avalia também o tipo de postagem — foto, vídeo ou texto —, a partir do que mais engaja determinado usuário.
Algoritmo do LinkedIn
O LinkedIn é uma rede com foco profissional, logo, ela é mais controlada. Assim, no momento da publicação, é feita uma avaliação para saber se o tom do conteúdo está adequado ao propósito. Ainda, a rede verifica o engajamento e a autenticidade do material apresentado.
Algoritmo do X (antigo Twitter)
Já o X é focado em textos curtos, priorizando conteúdos mais recentes, considerados “quentes”. As palavras utilizadas nas postagens são de extrema importância para o seu ranqueamento e a entrega tende a durar um tempo menor.
Algoritmo do TikTok
Por fim, o TikTok é uma rede que se concentra na exibição de vídeos. Desse modo, o seu algoritmo considera a popularidade do conteúdo, o tempo de exibição acumulado e as preferências gerais dos usuários. Eles mesmos podem indicá-las no momento da criação da conta.
Como criar um conteúdo favorecido pelo algoritmo?
Após saber o que é o algoritmo nas redes sociais e como ele funciona nas principais, é o momento de entender como utilizá-lo a seu favor. Assim, será possível fazer as suas páginas crescerem, impulsionando os resultados e o engajamento.
Confira algumas estratégias!
Selecione as redes adequadas
Para se destacar na internet, é preciso explorar os principais canais. Porém, como você viu, cada rede social tem o seu foco. Selecione as que fazem mais sentido para os seus objetivos, analisando em quais delas seu público está ativo e concentrando seus esforços nas plataformas mais relevantes.
Mantenha uma frequência nas publicações
Você pôde ver que grande parte das redes sociais considera o momento da publicação na hora de realizar sua distribuição. Isso ocorre porque as plataformas visam participar do dia a dia dos seus usuários.
Por esse motivo, é importante manter uma frequência de publicações. Dessa forma, você mostra aos algoritmos que sua página está ativa, o que pode aumentar a sua visibilidade. Determine um cronograma de postagem, respeitando um intervalo viável para produzir conteúdo com qualidade.
Engaje em outros conteúdos
Para ter um bom posicionamento e aumentar a entrega dos seus conteúdos, é válido interagir com o público e com contas afins. Para tanto, responda aos comentários, faça perguntas e incentive a participação dos seguidores.
A postura mostra que você valoriza a opinião deles, fortalece o senso de comunidade e aumenta a interação. Trata-se de uma forma de fazer a conta ser vista — o que tende a impactar positivamente a percepção do algoritmo.
Entenda o que a sua audiência deseja
Você já sabe que o algoritmo foca em oferecer as publicações relacionadas aos interesses dos usuários das redes. Então conhecer a sua audiência é fundamental para criar conteúdos relevantes. Faça pesquisas, analise os dados de engajamento e estude o comportamento dos seguidores.
Conteúdos que atendem aos desejos do seu público tendem a ter mais engajamento e alcance. Vale também ter atenção para formatos e temas em alta, que possam se relacionar com a sua proposta, e explorá-los para ampliar a entrega.
Utilize hashtags
As hashtags são recursos para aumentar a visibilidade. Elas ajudam a categorizar o conteúdo e torná-lo mais fácil de ser encontrado por usuários interessados no tema. Pesquise as hashtags mais populares e relevantes para o seu nicho e as inclua em suas postagens.
Contudo, vale evitar aquelas já muito exploradas ou genéricas, afinal, a concorrência entre elas é tão grande que a sua publicação tende a se perder entre tantas outras. Adote um filtro na hora de postar.
Monitore e ajuste
Por fim, uma ótima forma de entender o que funciona bem em cada rede social é ter um monitoramento da conta. Utilize as ferramentas de análise das plataformas para acompanhar o desempenho das postagens.
A partir delas, você pode identificar quais tipos de conteúdos geram mais engajamento e aqueles que não performam bem. A medida possibilita ajustar sua estratégia conforme necessário.
Com a leitura deste artigo, você aprendeu o que é algoritmo nas redes sociais, como ele funciona nas principais delas e como criar conteúdo que se destaca. Utilize essas informações para fazer as suas postagens terem mais alcance, ajudando a sua marca a crescer na internet.
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