ANBIMA CPA-20: para que serve, como é a prova e como tirar a certificação?

O mercado de investimentos cresce cada vez mais, gerando oportunidades de trabalho — mas existem exigências para isso. Como lidar com o dinheiro de clientes é muito sério, é necessário seguir regras específicas e comprovar conhecimentos para garantir a qualidade da atuação.

Se você deseja atuar no mercado financeiro, ou procura profissionais qualificados para auxiliar em suas decisões, conhecer a certificação CPA-20 da ANBIMA é fundamental. Afinal, é por meio dela que a autoridade sobre o funcionamento do mercado é atestada.

Quer entender melhor o que é essa certificação e como ela funciona? Então continue a leitura!

O que é ANBIMA?

Para compreender o que é a certificação CPA-20 da ANBIMA, antes é necessário saber o que significa a entidade. Essa é a sigla da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais.

Originada em 2009, ela representa bancos, gestoras, corretoras, distribuidoras e administradoras no mercado financeiro e de capitais. Seu surgimento ocorreu após a junção de outras duas instituições, sendo elas:

  • Associação Nacional de Instituições do Mercado Financeiro (ANDIMA);
  • Associação Nacional dos Bancos de Investimento (ANBID).

Dentre os principais objetivos da ANBIMA, está apoiar a evolução do mercado de capitais com o intuito de financiar o desenvolvimento econômico e social local. Além disso, ela busca influenciar o mercado global, por meio da representação, informação, educação e autorregulação.

Nesse sentido, a ANBIMA figura entre as principais entidades do mercado financeiro. Os códigos e regras elaborados por ela são balizadores de importantes instituições e profissionais. Portanto, os certificados emitidos são de grande importância para quem atua na área.

O que é a CPA-20?

Agora que você sabe o que é a ANBIMA, é possível entender o conceito e importância de uma de suas certificações, a CPA-20. Com o nome de Certificação Profissional ANBIMA — série 20, ela serve para qualificar os profissionais que desejam atuar em áreas específicas do mercado financeiro.

Depois de ser aprovado no exame, o candidato terá permissão para trabalhar com a oferta de produtos de investimento. A atuação deve ocorrer em segmentos como:

  • varejo de alta renda;
  • private banking;
  • corporate e investidores institucionais;
  • instituições financeiras;
  • agências bancárias;
  • plataformas de atendimento.

Dessa maneira, a necessidade de obter a certificação CPA-20 está diretamente relacionada às atividades que serão exercidas pelo profissional. Ela não está ligada, necessariamente, ao cargo, mas à influência ou comercialização durante o processo de tomada de decisão do investidor.

Quem pode tirar a CPA-20?

Como você viu, a CPA-20 é voltada aos profissionais que atuam no mercado de investimento, de acordo com as funções permitidas. Contudo, isso não quer dizer que a certificação se limita a eles. Outras pessoas também podem adquirir a certificação, como:

  • colaboradores prepostos ou terceiros contratados por instituições associadas à ANBIMA;
  • profissionais que trabalham em instituições que aderem aos Códigos da ANBIMA de regulação e melhores práticas;
  • pessoas físicas que desejem a certificação, ainda que não atuem na área.

Portanto, a certificação CPA-20 da ANBIMA pode ser obtida por todos aqueles que tiverem interesse. Para tanto, é preciso passar pelo processo de exame, demonstrando ter os conhecimentos e habilidades necessárias exigidas pela instituição certificadora.

Como funciona a prova ANBIMA CPA-20?

Depois de saber o que é e quem pode tirar a certificação, vale a pena analisar como funciona a prova para obter a CPA-20. Nesse sentido, a aplicação das provas de certificação da ANBIMA é de responsabilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

O exame é computadorizado, e o candidato terá acesso ao dispositivo no momento da realização da prova. Além disso, é importante prestar atenção à data e horário do teste. Após pagar a inscrição, você conta com 6 meses para agendar a sua realização.

A prova é composta por 60 questões de múltipla escolha, com 4 alternativas cada, sendo apenas uma correta. O exame tem duração de 2h30 e o candidato deve acertar 70% das questões (42 perguntas) para conseguir a aprovação.

O conteúdo programático cobrado foca em 7 áreas:

  • Princípios básicos de economia e finanças;
  • Sistema Financeiro Nacional e participantes do mercado;
  • Instrumentos de renda variável, renda fixa e derivativos;
  • Compliance legal, ética e análise do perfil do investidor;
  • Fundos de investimento;
  • Mensuração e gestão de performance e riscos;
  • Previdência Complementar aberta: PGBL e VGBL.

Como tirar a certificação?

Se você se interessou pela certificação CPA-20 da ANBIMA, é necessário saber como conquistá-la. Para tal, confira as informações a seguir!

Inscrição e pagamento

O primeiro passo é realizar a inscrição para o exame, que pode ser feita online. É possível fazer isso de duas formas: de maneira avulsa, pelo site da ANBIMA, ou por meio de uma instituição participante do Código de Certificação.

Depois que a inscrição for realizada, é solicitado o pagamento. Vale destacar que, no caso do pagamento com boleto bancário, é preciso esperar a compensação para agendar o exame.

Agendamento

Uma vez que a inscrição for concluída, é hora de agendar a prova, por meio de uma página específica para o agendamento, no site da própria ANBIMA. Para ajudar, a associação envia aos candidatos as instruções completas sobre como marcar a data da prova.

Como você viu, existe um prazo de 6 meses após a inscrição para fazer o agendamento. Se a prova não for marcada depois desse tempo, a inscrição é cancelada sem o reembolso dos valores pagos.

Também existe a possibilidade de solicitar o cancelamento do agendamento, em caso de imprevisto. Contudo, o aviso deve ser feito com, no mínimo, 8 dias antes do exame. Além disso, há um limite de duas remarcações.

Realização da prova e resultado

Por fim, o candidato deve comparecer ao local e data marcada com, pelo menos, 30 minutos de antecedência para realizar o exame. Ao término do tempo determinado, o sistema fecha automaticamente e o resultado provisório é mostrado.

Contudo, a aprovação ou reprovação oficial será comunicada por e-mail em até 5 dias úteis após a data do exame. A certificação possui validade de 3 a 5 anos — variando caso o profissional esteja ou não vinculado a uma instituição participante. Depois, é preciso atualizá-la.

Você acabou de ver que a certificação CPA-20 da ANBIMA pode ampliar oportunidades de atuação no mercado financeiro. Para quem trabalha na área, essa é uma forma de se destacar. Já para investidores, conhecer o tema é importante para avaliar os profissionais que o auxiliam.

Você conhecia essas informações? Caso haja interesse em divulgar seu serviço no mercado financeiro com mais efetividade, entre em contato conosco!

Vamos conversar?

Agende uma reunião com nossos especialistas e descubra como acelerar sua estratégia digital!

Newsletter

Assine gratuitamente e receba conteúdos exclusivos no seu e-mail

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também: