SMarketing: como unificar o departamento de marketing e vendas pode gerar mais resultados?

Possuir setores de marketing e vendas eficientes é uma característica fundamental para estimular o crescimento de uma empresa. Afinal, o trabalho exercido por esses departamentos determina diretamente o potencial do negócio em impactar as pessoas e convertê-las em consumidores. 

Mesmo que as funções e objetivos dessas equipes sejam distintas, elas costumam funcionar de modo complementar. Por esse motivo, a estratégia de smarketing pode ser uma opção válida para aumentar a sintonia entre esses times e otimizar os resultados do seu negócio.

Neste artigo, você aprenderá o conceito de smarketing e verá como a unificação dos departamentos de venda e marketing pode ser benéfica para uma empresa.

Boa leitora!

O que é smarketing?

O smarketing é a junção da palavra “sales”, traduzida como “vendas”, e marketing. Portanto, o termo define uma estratégia de trabalho responsável por unificar essas equipes dentro dos processos de uma empresa.

O método de integração dos times tem o objetivo de aprimorar as etapas que envolvem a atração e conversão dos possíveis consumidores. Isso porque a equipe de marketing e de vendas se tornam um único departamento, compartilhando as mesmas metas, ferramentas, processos e informações.

Ao destinar as etapas de captação de leads e abordagem de vendas para um mesmo grupo, o smarketing busca ampliar a visão estratégica dos colaboradores. Dessa forma, sua implementação pode auxiliar no surgimento de um grupo mais eficiente e aumentar os resultados do negócio. 

Quais são as vantagens de alinhar as áreas de marketing e vendas? 

Como você viu, o smarketing tem o intuito de melhorar o número de conversões da empresa por meio da junção dos departamentos de vendas e marketing. Se for executada de modo eficiente, essa estratégia pode trazer diversos benefícios para o seu negócio.

Conheça as principais vantagens de transformar essas duas áreas em uma equipe unificada!

Melhor compreensão sobre a persona

A combinação de competências dos profissionais de marketing e vendas pode ser fundamental para otimizar as estratégias de definição de persona. Afinal, as experiências adquiridas e funções exercidas pelos colaboradores das duas áreas podem evidenciar diferentes aspectos sobre o público-alvo.

Desse modo, a elaboração e compreensão da persona poderá ser mais complexa e apropriada ao negócio. Consequentemente, as chances das abordagens de vendas e campanhas de marketing serem mais eficientes tendem a aumentar.

Mitigar a rivalidade entre os departamentos

Em diversas companhias, é comum existir uma certa rivalidade e até competição entre as equipes de marketing e vendas. Isso acontece porque ambos os departamentos, que exercem funções complementares e fundamentais para o lucro da empresa, sofrem uma grande pressão por resultados.

Então, se as conversões estiverem abaixo do esperado, as equipes podem tentar se proteger transferindo a culpa reciprocamente. No entanto, unir os dois setores é um método capaz de mitigar esse problema, trazendo melhorias nos resultados e no clima do ambiente corporativo.

Montar uma equipe mais qualificada

Ao unificar o departamento de vendas e marketing, sua empresa poderá montar um time diverso, contando com diferentes pontos de vista, vivências e habilidades. Essa variedade de perspectivas é fundamental para a estruturação de uma equipe mais criativa e qualificada.

Melhorar o funil de vendas

O smarketing também pode ser uma ferramenta essencial para melhorar o funil de vendas da empresa. Esse modelo separa a jornada do cliente em diferentes etapas, visando compreender o momento e nível de relação dos consumidores com a sua marca para elaborar estratégias específicas.

Então o time de marketing fica responsável por alimentar o banco de dados e criar as táticas de atração, enquanto o departamento de vendas busca a conversão. Logo, a unificação das equipes proporciona uma abordagem estratégica mais alinhada entre os integrantes que executarão as diferentes etapas do funil.

Como unificar esses departamentos para gerar mais resultados?

Agora que você sabe quais são as principais vantagens que o smarketing tende a trazer para o seu negócio, é o momento de aprender como unificar os times envolvidos. Afinal, você deve saber aplicar essa estratégia adequadamente para aproveitar os seus resultados.

Veja quais práticas e técnicas podem auxiliar na unificação do setor de marketing e vendas!

Elabore metas conjuntas

Independentemente do seu modelo de negócio, uma empresa precisa estipular metas para estruturar e guiar os processos. Ao aderir o smarketing na sua companhia, esses objetivos devem estar bem alinhados entre o setor de marketing e vendas.

Isso porque pensar em metas conjuntas pode evitar desproporcionalidades e atritos entre os integrantes dos times, além de aumentar o senso de integração. Dessa forma, o trabalho em equipe poderá fluir melhor, potencializando o número de vendas da empresa.

Crie metas realistas

Não basta apenas você se preocupar com a criação de metas conjuntas, pois elas também precisam ser realistas e alcançáveis. Isso acontece porque o smarketing é um processo complexo que tende a trazer resultados a médio e longo prazo.

Sendo assim, estipular metas inalcançáveis e que desconsideram o cenário atual do negócio pode gerar frustração na sua equipe. Para evitar esse problema, você deve analisar as métricas de marketing e vendas, projetando um crescimento palpável.

Estimule a aproximação dos times

Para que o smarketing funcione adequadamente, deve haver aproximação e entrosamento entre os profissionais das áreas integradas. Logo, é preciso deixar claro que eles pertencem a um mesmo time e trabalham para alcançar um objetivo em comum.

Existem diversas estratégias capazes de auxiliá-lo na consolidação do respeito e empatia entre os dois departamentos. Para isso, você pode utilizar técnicas como:

  • fazer dinâmicas de grupo;
  • marcar reuniões constantes;
  • oferecer cursos de marketing para os vendedores;
  • disponibilizar cursos de vendas para profissionais de marketing.

Utilize ferramentas de integração

A tecnologia é outro fator que pode ser benéfico para a implementação e gestão do smarketing. Afinal, integrar o marketing com o time de vendas exigirá a compilação de uma série de dados e métricas fundamentais para a gestão estratégica da empresa.

Por meio dos diversos softwares disponíveis no mercado, você consegue automatizar tarefas cotidianas, evitando erros e otimizando o tempo dos colaboradores. Portanto, vale a pena estudar essas ferramentas e inseri-las nos processos cotidianos do seu negócio.

Neste conteúdo, você aprendeu o que é smarketing e conheceu as principais técnicas para potencializar a aplicação desse método. A partir dele, é possível unificar o departamento de marketing e vendas da sua empresa, buscando aumentar os resultados de conversão do negócio.

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