Análise SWOT cruzada: como fazer?

A análise SWOT cruzada é uma ferramenta de grande valor para o planejamento estratégico empresarial. Com ela, é possível tomar decisões mais eficazes e embasadas, contribuindo com o crescimento e os resultados de um negócio.

Na prática, a análise SWOT cruzada é uma evolução da matriz já conhecida. Ela envolve as forças e fraquezas, oportunidades e ameaças relacionadas a uma empresa, mas inclui algumas práticas no processo para uma avaliação mais completa.

Se você tem interesse em saber mais sobre o assunto e entender como fazer uma análise SWOT cruzada e se beneficiar dela, continue acompanhando as informações deste artigo!

O que é análise SWOT cruzada?

A análise SWOT cruzada, também chamada de matriz SWOT cruzada e análise TOWS, é uma ferramenta que ajuda empresas em suas tomadas de decisão. Ela envolve a combinação dos prós e contras de um negócio para potencializar suas forças, corrigir fraquezas, aproveitar oportunidades e minimizar ameaças.

Por meio dessa ferramenta, é possível compreender, de maneira mais clara, fatores internos e externos relacionados a um negócio, incluindo seus impactos. Com base nessas informações, você tem a possibilidade de realizar uma gestão empresarial mais estratégica.

Como realizar uma análise SWOT cruzada?

Como você viu, a análise SWOT cruzada é uma ferramenta que combina os pontos positivos e negativos de uma empresa para a elaboração de estratégias e tomadas de decisão. Mas, afinal, como fazê-la na prática? 

Acompanhe, nos tópicos a seguir!

Identifique os fatores internos e externos referentes à empresa

Por ser uma ferramenta complementar, a análise SWOT cruzada depende da matriz SWOT tradicional. Assim, o primeiro passo para realizá-la é identificar os fatores internos e externos do negócio — o que inclui suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.

Em relação às forças, você deve listar os pontos fortes do negócio, ou seja, as suas capacidades internas que proporcionam uma vantagem competitiva. Já em termos de fraquezas, identifique as limitações que colocam a companhia em desvantagem, sendo áreas internas que precisam de melhoria. 

No que se refere às oportunidades, avalie as condições externas que podem ser aproveitadas em prol da empresa. É o caso, por exemplo, de tendências do mercado, mudanças econômicas, avanços tecnológicos, entre outros fatores.

Por último, em relação às ameaças, liste os fatores externos que podem causar problemas ou desafios ao negócio. Entre eles, estão concorrentes, mudanças regulatórias e flutuações econômicas.

Faça o cruzamento desses fatores internos e externos

Ao identificar os fatores internos e externos relacionados à empresa, é possível realizar a análise SWOT cruzada efetivamente. Para tanto, você deve combinar os elementos encontrados na etapa anterior para tomar decisões estratégicas em prol do negócio. 

Para entender melhor, suponha que uma das forças identificadas em sua empresa seja a capacidade de inovação. Nesse sentido, a sua companhia pode aproveitar esse fator interno para explorar novos mercados (oportunidades), visando a sua expansão.

Uma possibilidade é lançar produtos ou serviços para ampliar a sua participação de mercado, atrair mais clientes e aumentar o seu faturamento. Outro exemplo de combinação envolve as fraquezas e as oportunidades. 

Imagine que, ao fazer a análise SWOT da sua empresa, você identificou que ela não tem uma presença online forte. Nessa circunstância, uma solução é aproveitar tendências de marketing digital para melhorá-la.

Na prática, é possível fazer quatro combinações com a análise SWOT cruzada. Veja quais são elas, incluindo os seus objetivos:

  • forças e oportunidades (estratégia ofensiva): envolve a criação de ações que utilizem as forças internas da empresa para conquistar vantagens em relação às oportunidades externas;
  • forças e ameaças (estratégia confrontativa): refere-se à definição de ações que usem as forças internas do negócio para evitar e diminuir ameaças externas;
  • fraquezas e oportunidades (estratégia de reforço): diz respeito ao estabelecimento de ações que utilizem oportunidades externas para superar fraquezas internas;
  • fraquezas e ameaças (estratégia defensiva): abrange a criação de ações que minimizem fraquezas internas para evitar ameaças externas.

Formule estratégias

Após fazer o cruzamento dos fatores internos e externos, é hora de formular estratégias para trabalhar nos pontos analisados. Para esse propósito, a primeira medida é priorizar ações. Isso porque nem todas as combinações são igualmente importantes. 

Comece por aquelas que têm maior impacto no alcance dos objetivos estratégicos do negócio. Em seguida, desenvolva planos de ação detalhados para cada ponto identificado — o que envolve a definição das etapas necessárias, dos responsáveis e dos prazos.

Por fim, acompanhe a implementação de cada estratégia e avalie os seus resultados. Com a avaliação, você pode fazer ajustes no plano, se necessário. Nesse ponto, é interessante definir algumas KPIs (key performance indicators), ou indicadores-chave de desempenho, para medir a eficácia das estratégias.

Como a análise SWOT cruzada beneficia empresas?

Agora que você já sabe o que é e como fazer uma análise SWOT cruzada, vale a pena entender como essa ferramenta beneficia empresas. O principal ponto está relacionado à competitividade do negócio.

A razão é que, ao cruzar forças e fraquezas com oportunidades e ameaças, empresas podem compreender com mais clareza a situação em que se encontram e adotar medidas para melhorá-la. Desse modo, é possível trabalhar em pontos negativos, transformando-os em vantagens competitivas.

Além dessa questão, a análise SWOT cruzada pode revelar sinergias entre diferentes áreas da empresa. Alguns exemplos são como uma combinação de pontos fortes e oportunidades pode gerar novos negócios, e como a resolução de uma fraqueza pode abrir espaço para novas oportunidades.

Vale mencionar que a análise SWOT cruzada facilita a comunicação e o alinhamento interno por fornecer um quadro claro e estruturado das principais questões estratégicas do negócio. Dessa forma, ela ajuda a alinhar todos os níveis da empresa em torno dos mesmos objetivos.

Como visto, a análise SWOT cruzada é uma ferramenta poderosa para a formulação de ações empresariais. Ao combinar fatores internos e externos, você pode alavancar pontos fortes, mitigar fraquezas, explorar oportunidades e neutralizar ameaças relacionadas ao seu negócio. Por isso, não deixe de realizá-la.

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