Arquitetura de marca: como construir uma identidade forte?

Construir uma identidade forte é um objetivo fundamental para as empresas. Afinal, ela ajuda a diferenciar negócios, a tornar uma marca mais reconhecida no seu mercado e a passar mais credibilidade e confiança. 

Nesse contexto, saiba que a arquitetura de marca é uma estratégia que tem relação direta com a construção de identidade. Por meio dela, é possível desenvolver uma marca mais sólida e obter diversos benefícios, tanto internos quanto externos.

Para saber mais sobre o assunto, incluindo dicas para construir uma marca forte, continue acompanhando a leitura!

O que é arquitetura de marca?

Arquitetura de marca é uma estratégia de branding, cuja finalidade é estabelecer uma estrutura clara e robusta para o desenvolvimento de empresas. Para tanto, ela envolve elementos como missão, visão e valores, linguagem e identidade visual.

Com uma arquitetura de marca bem definida, há a possibilidade de fortalecer a sua percepção no mercado em que a empresa atua e criar uma base consistente para o seu crescimento a longo prazo. Além disso, é possível garantir uma comunicação mais eficiente e alinhada com o público-alvo.

Cabe destacar que a arquitetura de marca é classificada de três formas: monolítica, endossada e independente. Na primeira, todas as ofertas da empresa são unificadas a uma marca principal.

A marca-mãe é a mais relevante e reconhecida, enquanto as soluções ou submarcas são apresentadas com a identidade central. Um exemplo é o Google, com produtos e serviços como Google Drive, Google Fotos, Google Maps e Google Meet.

Já na arquitetura endossada, a marca principal sustenta outras submarcas — que mantêm uma identidade própria, mas são associadas à marca-mãe para maior credibilidade. Normalmente, elas têm seu próprio público e proposta de valor

Um exemplo é a Nestlé, que endossa submarcas como Galak, Garoto, KitKat e Suflair.

Por último, há a arquitetura independente. Como o nome indica, nela, há uma empresa que opera com diversas marcas únicas — cada uma com identidade, público e proposta de valor próprios. 

Um exemplo da categoria é a Unilever, dona de marcas autônomas, como Dove, Hellmann ‘s, Kibon e Omo.

Como construir uma identidade forte usando a arquitetura de marca?

Após conhecer o conceito e os tipos de arquitetura de marca, você precisa saber como construir uma identidade forte para a sua empresa com base na estratégia.

Confira os passos!

Defina a missão e visão da empresa

Para ter uma marca forte, o passo inicial é estabelecer a sua missão e visão de maneira clara. O primeiro elemento é o propósito central da companhia — o que ela busca realizar diariamente.

Já a visão se refere ao futuro, representando onde a empresa pretende chegar e qual impacto deseja causar no longo prazo. Ambos devem estar alinhados aos valores da companhia — os princípios que guiam o comportamento, a tomada de decisão e a cultura organizacional.

Com a missão e visão bem definidas, você tem a base para desenvolver a identidade da marca, além de um guia para as ações da empresa.

Crie uma proposta de valor

Outro componente da construção de uma identidade forte é a proposta de valor. Nesse ponto, você deve pensar no que a sua marca se diferencia das demais. Para tanto, responda à seguinte pergunta: por que os clientes devem escolher a sua empresa, e não a concorrência?

A proposta de valor do seu negócio deve refletir o principal benefício que ele oferece, sendo necessário comunicá-lo de forma clara e impactante. Adicionalmente, ela precisa estar alinhada aos interesses e às necessidades do seu público-alvo.

Desenvolva uma identidade visual coesa

Mais um item indispensável para construir uma marca forte é a identidade visual. Por esse motivo, ao aplicar a estratégia de arquitetura de marca no negócio em que você atua, não deixe de trabalhá-la.

A identidade visual corresponde a todos os elementos gráficos que representam a empresa. Ela envolve desde o logotipo e as cores utilizadas até a tipografia (fonte) e o design de materiais de marketing.

Ao desenvolver a identidade visual, é importante que ela seja harmônica e coerente com os componentes anteriores. Dessa forma, fica mais fácil reconhecê-la e transmitir os valores e a personalidade da companhia.

Uma recomendação nesse sentido é criar um guia de identidade de marca. Trata-se de um documento que detalha as diretrizes visuais e de comunicação da empresa, ajudando a garantir que os mesmos padrões sejam seguidos por todos os profissionais envolvidos.

Alinhe a marca com o público-alvo

Para que uma empresa tenha uma identidade forte, também é preciso considerar o seu público-alvo. Portanto, ao implementar a arquitetura de marca no negócio, não deixe de fazer um alinhamento entre os valores da companhia e dos seus consumidores.

Nessa tarefa, você deve entender profundamente quem são os clientes da empresa e quais são suas necessidades, expectativas e preferências. Além disso, pense em como a marca pode criar uma conexão emocional com eles — o que passa pela comunicação e suas abordagens.

Uma dica é criar personas (representações fictícias do cliente ideal baseadas em dados reais). A medida permite ajustar o tom de voz, a identidade visual e o posicionamento da marca para que ela seja mais atraente e relevante para cada público.

Como a ABContent ajuda as empresas a construir uma identidade forte?

Com as informações apresentadas até aqui, você viu o que precisa fazer para aplicar a estratégia de arquitetura de marca e construir uma empresa com identidade forte. Saiba que a ABContent pode auxiliá-lo no processo.

Somos uma empresa especializada na produção de conteúdo para internet. Criamos desde artigos para blogs e e-books até posts para redes sociais e infográficos. Dessa maneira, oferecemos suporte à identidade visual e à comunicação escrita — aspectos que colaboram diretamente para a construção de uma marca forte.

Por meio de conteúdos de qualidade e materiais visuais atrativos, auxiliamos empresas a construir uma imagem sólida e profissional — em especial, no ambiente online.

Como você acompanhou ao longo deste conteúdo, a arquitetura de marca é uma estratégia valiosa para os negócios. Afinal, ela colabora com a construção de uma marca forte e que se destaca no mercado de atuação. 

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