Pare e reflita agora. Como sua empresa está estruturando a comunicação com clientes que já fazem parte da sua base e com as pessoas que vocês pretendem captar e gerar oportunidades de negócio?
Sem comunicação, sua empresa corre o risco de cair no esquecimento, ou melhor, abrir espaço para que um concorrente que está efetuando uma boa comunicação ocupe o lugar da sua marca.
Para evitar esse problema, foram estruturadas estratégias de marketing de relacionamento, que envolvem a transmissão de conteúdos interessantes e fazem a manutenção da relação empresa-cliente de uma forma saudável. Sempre baseada em informação e capaz de atrair mais interessados.
Essa missão é feita com base em diversos tipos de conteúdo, sendo que os boletins informativos se mostram um formato eficiente e bem oportuno. Quer descobrir mais sobre o que são e para que servem os boletins? Então acompanhe nosso post e aproveite para descobrir como é a melhor forma de produzi-los!
O que é um boletim informativo?
Os boletins informativos são uma espécie de publicação digital que uma empresa envia para seus clientes e prospects para estabelecer uma comunicação constante.
A plataforma preferida para encaminhamento desses conteúdos é o e-mail, e a base de contatos é voluntária. Ou seja, as pessoas fazem um cadastro e passar a ser “assinantes”, recebendo cada nova edição preparada pela empresa.
Já entrou em um site e recebeu o convite para assinar uma newsletter? Então saiba que essa é a forma como as empresas captam a audiência para seus boletins. Newsletter é apenas uma forma de se referir ao mesmo produto.
Para que serve um boletim informativo?
Os boletins carregam consigo informações úteis e atraentes para os assinantes. Trata-se de uma forma de estabelecer um contato no qual o foco não é a venda, mas sim a apresentação de conteúdos que fazem parte do universo da empresa.
Com isso, os boletins estabelecem uma comunicação estratégica e periódica, fazendo com que a marca esteja sempre em interação com o público-alvo.
Toda a sua estrutura e conteúdo são parte integrante das estratégias de marketing de conteúdo. Por isso que o foco aqui é a informação e instrução e não o oferecimento de produtos.
Por que eles são tão estratégicos?
Pelo fato de serem comunicações de topo de funil, os boletins sempre são focados em compartilhar conhecimento.
Com isso, a instituição se apresenta como uma autoridade em seu nicho de mercado, além de ter a oportunidade de se aproximar de clientes e interessados de maneira sútil, sem apelo comercial.
A estrutura de uma boa newsletter também é fundamental para reter a atenção do público e fazer com que as pessoas se interessem por mais informações. Isso é feito ao utilizar links para blog posts, textos do site corporativo, vídeos, etc.
E não é só a estética e o conteúdo que contribuem para o bom funcionamento das ações de marketing. As plataformas utilizadas para construção e disparo dos boletins informativos costumam oferecer ferramentas de análise.
Com elas, é possível mensurar:
- taxa de abertura do e-mail;
- taxa de cliques nos links e CTAs;
- tempo médio de leitura do boletim;
- quais foram os horários em que os e-mails obtiveram melhor performance de abertura;
- quais pessoas sinalizaram a mensagem como SPAM;
- quem pediu descadastramento.
Atenção ao sexto item: todos os boletins informativos devem oferecer aos assinantes a opção de descadastramento.
Como produzir um bom boletim?
Veja abaixo algumas dicas para acertar em cheio na produção do boletim informativo da sua empresa:
Faça uma boa curadoria dos conteúdos
A regra de ouro dos boletins informativos é: só envie se for relevante. E-mail é uma comunicação crítica. Muitas pessoas recebem dezenas de mensagens todos os dias, e ignoram boa parte delas.
Para não “ficar no vácuo” o ideal é selecionar conteúdos que realmente agregam valor. Se a sua empresa não fizer isso, sua audiência perderá o interesse.
Faça uma boa estrutura para o e-mail
Faça destaques para os conteúdos mais importantes, utilize poucas imagens, organize as informações e chame a atenção para os links e CTAs.
Estética é importante e contribui para a performance. Contudo, lembre-se que o design não deve ser o foco.
Se a empresa colocar muitas imagens e estruturas em HTML, haverá dificuldades para carregar a mensagem e aumentam as chances do e-mail ser direcionado para a caixa de SPAM.
Lembre-se que o design do boletim deve ser responsivo, já que muitas pessoas estão utilizando o celular para checar suas caixas de e-mail. Sua empresa não quer enviar um produto bem construído para que os clientes o vejam todo distorcido, certo?
Um link vale mais que mil palavras
Tem uma boa informação para compartilhar? Se ela for bem curta, pode usar o corpo de texto do boletim. Cso contrário, opte por um link.
Além de manter a newsletter mais curta, você ganha uma oportunidade de conduzir a atenção do leitor para o seu blog, site ou landing page.
Capriche na escolha do título do e-mail e no nome do remetente
Para obter boas taxas de abertura, é ideal que o título do e-mail seja criativo e atraente. Mas tome cuidado para não criar um título caça-clique. Afinal, sua intenção não é apenas conseguir taxa de abertura, mas sim oportunidades de negócio.
O nome e o e-mail escolhido para envio do boletim informativo também merecem cuidados. O ideal é utilizar um e-mail corporativo para não gerar dúvidas nos assinantes.
Quem deve ser o encarregado dos boletins informativos da minha empresa?
A recomendação dos especialistas em marketing digital é deixar a produção dos boletins informativos a cargo de profissionais capacitados.
As newsletters são comunicações muito estratégicas e sensíveis. É preciso realizar testes de performance e mensurar todos os dados para atingir bons resultados, e isso requer conhecimento e muita dedicação.
Pense da seguinte forma: sua empresa quer comunicação de resultados, certo? Então, o ideal é deixar as ações estratégicas nas mãos de quem sabe produzir os resultados e corrigir a rota para alcançar bons números.
Se sua empresa está preocupada com as formas de estabelecer contato com os clientes e quer trazer inovação e qualidade para esse processo, é sempre melhor contar com uma empresa especializada em conteúdo para o seu nicho.
A ABContent é especialista na produção de conteúdos para blogs, boletins informativos e outros conteúdos educacionais que sua empresa necessita para crescer.
Quer saber mais? Então entre em contato conosco!
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