Existem diferentes fatores capazes de auxiliar sua empresa nas campanhas de posicionamento e comunicação. Entre eles está o brandbook, um recurso que apoia as ações de marketing e pode ser o diferencial entre obter bons e maus resultados.
Apesar disso, muitas marcas ignoram o uso desse documento e suas possíveis vantagens. Não raro, os gestores se perguntam se esse é um instrumento realmente necessário ou se serve somente para grandes empreendimentos.
Se essa é a sua dúvida, chegou o momento de encontrar a resposta para ela. Continue lendo, descubra o que é brandbook e se vale a pena criar o seu!
O que é um brandbook?
O brandbook, ou manual da marca, é um documento que reúne todas as diretrizes exigidas para a comunicação visual e verbal de uma empresa. Ele define elementos essenciais, como logotipo, paleta de cores, tipografia, tom de voz, valores e propósito da marca.
Portanto, o documento supera os aspectos visuais, estabelecendo como a empresa deve se comunicar com diferentes públicos, em canais diversos. Isso inclui textos institucionais, posts para redes sociais, conteúdos de blog, anúncios, vídeos e até roteiros de atendimento.
Na prática, o brandbook funciona como um guia de referência para colaboradores, parceiros e fornecedores, evitando falhas de comunicação. Essa padronização é fundamental para todos os materiais e ações da empresa transmitirem a mesma mensagem, independentemente de quem os produza.
Por que ter um brandbook é importante?
O manual da marca serve como uma ferramenta estratégica capaz de oferecer inúmeros benefícios para empresas de diferentes portes e segmentos.
Confira as principais vantagens de contar com um brandbook bem estruturado!
Consistência da comunicação
Ter um brandbook é uma maneira de conquistar consistência. Como você viu, quando as diretrizes de identidade visual e tom de voz estão registradas, a empresa consegue transmitir seus valores e imagem de forma padronizada em todos os canais.
O mesmo padrão de cores e tipografia usado em campanhas digitais pode ser aplicado em materiais impressos, por exemplo. Esse é um cuidado que evita variações indesejadas e garante que o público reconheça facilmente a marca, independentemente do ponto de contato.
Fortalecimento do posicionamento
Outra vantagem de desenvolver um brandbook é reforçar o posicionamento da marca no mercado. Afinal, as empresas que mantêm uma comunicação padronizada transmitem profissionalismo e credibilidade.
Imagine uma startup de tecnologia que deseja ser vista como inovadora. Com o manual, ela define desde a paleta de cores modernas até o estilo direto e objetivo dos textos, por exemplo. Desse modo, o negócio conta com uma imagem coerente com a proposta de inovação.
Alinhamento interno
O manual de marca promove o alinhamento entre as equipes, conforme você aprendeu. Ele garante que as diferentes áreas de uma empresa falem a mesma língua.
Na prática, isso significa que uma campanha criada por uma agência parceira seguirá a mesma linha visual e linguagem usadas em posts feitos pela equipe interna de redes sociais. Com todos seguindo as mesmas diretrizes, a empresa evita retrabalho e fortalece sua presença em cada interação com o público.
Quais são os elementos essenciais de um brandbook?
Agora que você conhece as vantagens que acompanham o manual de marca, precisa compreender quais são os elementos que fazem parte dele.
Saiba como o brandbook é composto!
Identidade visual da marca
O primeiro elemento do brandbook é a identidade visual da empresa. Ela inclui o logotipo, a paleta de cores, a tipografia, os ícones e outros elementos gráficos. Todos esses componentes devem ser detalhados no manual, acompanhando as regras de uso.
Tom de voz e estilo de comunicação
O manual deve definir o tom de voz da marca — a maneira como o negócio se comunica com o público. Cada empresa tem sua abordagem ideal, podendo ser mais formal, técnica, descontraída ou inspiradora.
Para tanto, é necessário determinar o estilo de escrita e instruções sobre como adaptar as abordagens em diferentes canais.
Valores e propósito
Outro ponto central de um brandbook é expressar os valores e o propósito da marca. Esses fatores orientam as decisões e ajudam os colaboradores a entender a essência do negócio.
Logo, eles devem ser refletidos na comunicação, reforçando a conexão emocional com o público e fortalecendo o posicionamento empresarial.
Aplicações práticas
Por fim, o brandbook deve oferecer exemplos de aplicação, tanto do estilo de escrita quanto dos demais elementos utilizados na comunicação. Aqui, podem ser utilizados templates de posts, anúncios, papelaria e materiais institucionais.
Como criar um brandbook eficiente?
O desenvolvimento do manual de marca segue etapas que auxiliam a abarcar todos os detalhes desse material.
Veja o passo a passo para criar o seu brandbook!
Planejamento estratégico
Antes de criar o documento, analise os objetivos, o público-alvo e os diferenciais competitivos da empresa. Essas informações dão clareza sobre o posicionamento que deve ser refletido no brandbook, permitindo um planejamento coeso.
Estrutura clara
O brandbook precisa ter uma estrutura clara, com tópicos bem definidos e linguagem simples. Evite o excesso de detalhes e de tecnicismos, que tendem a dificultar o uso do manual. Quanto mais prático ele for, maior será a adesão dos colaboradores.
Inclusão de exemplos visuais
Também é relevante incluir exemplos visuais de aplicação da marca, traduzindo as diretrizes teóricas em práticas concretas. Esse cuidado facilita o uso das regras estabelecidas.
Atualização constante
Um brandbook não é estático, devendo ser revisado periodicamente para refletir as mudanças estratégicas da empresa ou na identidade da marca. Ele deve acompanhar o surgimento de novos produtos.
Apoio profissional
Por fim, considere contar com designers e especialistas em branding. Esses especialistas auxiliam na estruturação do manual da marca, de forma que ele fique organizado e funcional para diferentes usos.
Afinal, vale a pena criar um brandbook?
A criação do brandbook é um investimento capaz de oferecer retorno em consistência, fortalecimento do posicionamento e alinhamento interno. Com ele, sua comunicação fica mais clara e uniforme em todos os pontos de contato, como visto.
Se você precisa de ajuda na tarefa, conte com a ABContent. Somos uma agência de marketing digital e comunicação especialista na criação de conteúdo. Nossos profissionais apoiam as empresas na definição das diretrizes necessárias para uma comunicação coerente, que traga resultados positivos.
Neste conteúdo, você aprendeu o que é um brandbook e como ele se tornou indispensável para manter a consistência e fortalecer o posicionamento das marcas. Agora, você pode começar a planejar o manual da sua empresa com mais confiança e clareza.
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