Brandgrowth: o que é e como utilizar?

Você já ouviu falar em brandgrowth? Ele faz parte do marketing, possibilitando a união de abordagens para alcançar resultados expressivos para as empresas. Conhecer essas alternativas ajuda a definir estratégias eficientes para garantir a visibilidade e o crescimento da companhia.

Nesse contexto, o brandgrowth une conceitos capazes de promover a expansão duradoura e o fortalecimento da imagem do negócio. Portanto, vale a pena entender como funciona a junção das técnicas para impulsionar a sua empresa.

Neste artigo, você aprenderá o que é brandgrowth e como aplicar suas técnicas para melhorar os resultados do negócio. Vamos lá?

O que é brandgrowth?

O brandgrowth é uma metodologia de marketing que une técnicas de branding e growth para dar mais destaque a uma empresa no mercado. Vale saber que branding é o processo de criação e gerenciamento de uma marca.

Ele consiste em definir a identidade, os valores e o posicionamento da marca no mercado, além de desenvolver elementos como nome, logotipo, design e tom de voz. O seu foco está em construir uma percepção positiva, diferenciar a companhia dos concorrentes e criar uma conexão emocional com os clientes.

Growth, por outro lado, refere-se ao crescimento estratégico de uma empresa ou marca. Para alcançá-lo, é comum utilizar experimentação, análise de dados e otimização contínua. Aqui, a ênfase está em aumentar rapidamente a base de clientes, o engajamento do público e as receitas.

Isso ocorre por meio de estratégias inovadoras e eficientes. Portanto, unir branding e growth é uma forma de construir uma marca forte e em constante avanço. Assim, a empresa cria conexões com o seu público e estabelece o seu lugar no mercado.

Qual é a diferença entre brandgrowth e brandformance?

Sob a perspectiva do brandgrowth, a proposta é abordar o marketing de forma integral, desde a construção da marca até os resultados obtidos. Então vale diferenciar essa metodologia do brandformance, já que os termos são frequentemente confundidos.

O conceito de brandformance foi introduzido pelo Google em 2017, ganhando destaque na busca por aumentar as vendas de anúncios. Dessa maneira, a empresa adotou a estratégia de realizar branding por meio de canais de mídia paga focados em performance.

Nesse caso, a ênfase está mais em gerar o reconhecimento de marca e aumentar as vendas. Já no brandgrowth, existe um pensamento voltado a consolidar o espaço da marca e manter a tendência de crescimento de modo duradouro.

Como aplicar o brandgrowth para expandir a sua marca?

Agora que você sabe o que é brandgrowth, é o momento de entender como aplicar a metodologia para expandir a sua marca. 

Veja como colocar a abordagem em prática!

Faça uma análise do mercado

O primeiro passo para ter uma boa estratégia focada em fortalecer a marca e expandir a empresa é realizar uma análise do mercado. Os planejamentos precisam se sustentar em dados concretos, que sirvam de base para as decisões.

Portanto, entenda quem são seus concorrentes, quais são as tendências do setor e, principalmente, quem é o seu público-alvo. As informações ajudam a identificar oportunidades de crescimento e a definir quais são as melhores estratégias para sua marca.

Existem muitas ferramentas digitais para esse estudo, inclusive com alternativas gratuitas. Combine as análises com uma observação das mudanças no ambiente econômico, social e tecnológico. Assim, você estará preparado para ajustar as estratégias e posicionar a marca de maneira competitiva.

Aplique técnicas de branding

Após saber mais sobre o mercado, você precisa conhecer as técnicas de branding e definir quando explorar cada uma delas. Veja exemplos:

  • tom de voz: deve ser definido a partir da imagem que a empresa deseja transmitir ao se comunicar com a audiência;
  • imagem: exerce um papel importante na construção de uma marca forte. Explore cores e formas que dialoguem com o que você deseja transmitir;
  • ponto de venda (PDV): pode ser físico ou digital, devendo estar alinhado com a marca, explorando principalmente aspectos sensoriais;
  • marketing de conteúdo: foca em criar conteúdos relevantes e alinhados com a imagem que a empresa deseja transmitir à sua audiência;
  • parcerias estratégicas: são ótimas formas de ampliar o alcance e alinhar a própria imagem com outros negócios relacionados à identidade da empresa.

Além de aplicar as técnicas, a companhia deve acompanhar a sua performance junto ao público, entendendo como está a sua recepção. Considere que a marca deve ser reforçada, mas ela não é estática, podendo ser atualizada para estar cada vez mais em sintonia com as demandas do mercado.

Vale destacar que os resultados do branding tendem a ser mais abstratos, tornando desafiadora a medição do impacto. Contudo, a empresa tem a opção de fazer pesquisas de percepção e utilizar ferramentas como métricas de mídias sociais e tráfego orgânico para entender os resultados.

Utilize ferramentas para medir e otimizar o crescimento

Diferentemente do branding, o growth pode ser medido com mais objetividade, facilitando o acompanhamento dos resultados. Portanto, é válido definir as melhores ferramentas e monitorá-las ao longo do tempo para verificar o desempenho da estratégia.

Também existem instrumentos para a otimização dos processos em brandgrowth. Alguns exemplos são:

  • Google Analytics: permite a análise de dados do site ou blog, sendo integrado a ferramentas de growth para tornar o estudo mais preciso;
  • Google Optimize: gera e valida testes A/B em tempo real, aprimorando a criação de conteúdos relevantes;
  • Semrush: mostra tendências de busca, palavras-chave e dados de concorrentes, otimizando o processo de criação de conteúdos;
  • HubSpot: é uma ferramenta completa, que integra CRM (customer relationship management) e software de gestão, auxiliando no gerenciamento de tarefas;
  • Leadlovers: viabiliza a automação de processos de marketing digital, sendo interessante para empreendimentos de pequeno porte;
  • Instapage: facilita a criação de páginas de vendas ou landing pages, oferecendo rapidez e muitas possibilidades de personalização.

Como visto, o brandgrowth busca gerar resultados expressivos para a empresa, com foco no longo prazo, por meio do uso de diferentes ferramentas para aplicar as estratégias. Portanto, selecione as melhores para os seus objetivos e aproveite os benefícios que elas podem oferecer.

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