Google Analytics 4.0: conheça as principais mudanças e como se preparar para elas

As métricas são fundamentais para a elaboração de sites e aplicativos que proporcionam melhores experiências para os usuários. Afinal, por meio delas é possível monitorar o desempenho das plataformas e sites e entender os erros, os acertos e as melhorias que podem ser feitas.

Nesse cenário, o Google Analytics é uma das principais ferramentas que fornecem esses dados — por isso é interessante conhecer a sua 4ª versão. Assim, você pode se preparar para as funcionalidades que ela oferece.

Quer entender o que é a atualização Google Analytics 4 e como se preparar para ela? Continue a leitura e confira!

O que é Google Analytics?

O Google Analytics é uma ferramenta que surgiu em 2005, sendo amplamente utilizada por gestores de sites para o monitoramento da performance das páginas. Isso porque ela fornece dados, como navegação, comportamento e perfil dos visitantes, dispositivos utilizados etc.

Portanto, o Google Analytics é capaz de ajudar a equipe de marketing a entender fatores centrais para tomar decisões que ajudam na otimização de um site. São exemplos desses aspectos os motivos de abandono de uma página e a origem do tráfego.

O que é o Google Analytics 4?  

Ao longo do tempo, o Google Analytics teve que se adaptar para atender às novas realidades do mercado. Por esse motivo, em 2020 ele lançou a sua 4ª versão — também conhecida como GA4 —, com alterações importantes em toda sua estrutura.

Além de mudar a sua interface, a ferramenta alterou funcionalidades, como o modo de obtenção de dados e a geração de relatórios. Contudo, a principal característica do Google Analytics 4 é a sua utilidade também em aplicativos e não somente em sites, como era o foco da versão anterior.

O que muda com a atualização?  

Agora que você sabe que o GA4 é uma versão atualizada do Google Analytics, é importante entender quais são as principais alterações da ferramenta. Desse modo, é possível se manter informado sobre o assunto. 

Saiba mais!

Machine Learning

Por meio de algoritmos, o GA4 identifica padrões de dados que auxiliam nas tomadas de decisão, facilitando a otimização do marketing da empresa. 

Além disso, ele oferece insights que ajudam a determinar o retorno de investimento de um projeto. Com isso, é possível focar no público com maiores chances de conversão.

Eventos

As interações que o usuário realiza em um site e que geram envio de dados ao Google Analytics são chamadas de hits. Assim, cada interatividade é agrupada em um hit e enviada aos servidores do Google. 

Segundo a própria ferramenta, existem 3 principais tipos de hits: pageview, eventos e transações de comércio eletrônico. Nesse cenário, o GA convencional é baseado em pageview, que é a quantidade de páginas que um visitante acessa no site.

Já a nova versão, o GA4, tem como foco os eventos, que são as interações dos usuários com o conteúdo, independentemente do carregamento da página. Entre os exemplos dessa interatividade estão o rolamento da barra, a pesquisa e o clique no menu.

Relatórios

Com o Google Analytics pautado em pageview, a maior parte dos relatórios é gerada automaticamente. Afinal, ao instalar a tag, a configuração das análises está praticamente pronta. 

No entanto, no GA4 é preciso configurar os eventos, escolhendo as interações que você deseja coletar os dados — como cliques de saída e rolagens. Dessa maneira, é possível gerar relatórios mais personalizados e que atendem melhor às necessidades da sua estratégia.

Cookieless

Com a tendência do fim dos cookies, que são arquivos com dados trocados entre usuário e servidor, o Google Analytics 4 teve que se adaptar a essa realidade. Dessa maneira, mesmo que o seu site seja cookieless e não detenha os dados completos dos visitantes, é possível obter diversos insights.

Taxa de engajamento

A taxa de rejeição do GA é substituída por novas métricas que passam a medir o engajamento do usuário. Esses índices podem ser:

  • sessões engajadas: conta os visitantes que permanecem por 10 segundos ou mais em uma sessão;
  • tempo médio de engajamento: mede o tempo em que o aplicativo se manteve em primeiro plano no dispositivo do usuário;
  • sessão engajada por usuário: contabiliza os engajamentos do usuário com o conteúdo em todos os acessos;
  • taxa de engajamento: mensura todas as sessões que engajaram os usuários.

Experiência do usuário

Uma melhoria do Google Analytics 4 é a possibilidade de rastreamento da jornada do usuário. Logo, mesmo que o visitante mude de dispositivo durante a sua experiência com a empresa, os dados continuarão sendo contabilizados.

Limite de coleta de dados

Para as contas gratuitas do Google Analytics existe um limite de coleta de dados. Enquanto na versão tradicional esse teto era de 10 milhões de hits, no GA4 há um limiar de 500 eventos por propriedade.

Quais os impactos Google Analytics 4.0 para as métricas?

Após conhecer as mudanças do GA4, é possível que você esteja curioso para saber quais serão os impactos dessas alterações para as métricas. Na prática, a análise de dados dos usuários será mais precisa, o que tende a resultar em decisões mais acertadas.

Além disso, como você viu, a nova versão do Google Analytics conta com o cruzamento de dados entre website e aplicativos. Então não será necessário investir em outras ferramentas para cada uma das modalidades.

Dessa forma, fica mais fácil ter uma compreensão global da experiência e jornada do cliente. Consequentemente, a equipe de marketing pode elaborar melhorias que atendam às necessidades do usuário. 

Como se preparar para essa mudança? 

Agora que você já sabe como a versão 4.0 do Google Analytics pode impactar as métricas e as estratégias de marketing, é importante entender como se preparar para as mudanças. Para começar, vale saber que em junho de 2023 a GA Universal não captará mais os dados.

Assim, a partir desse período não haverá nenhum novo dado na plataforma. Apesar disso, as informações poderão ser acessadas. Porém, ainda não se sabe se haverá possibilidade de migrar os dados da GA convencional para a nova versão, já que toda a estrutura é diferente.

Por esse motivo, vale a pena se preparar, criando uma conta no Google Analytics 4 para se familiarizar com as funcionalidades e fazer a migração de ferramentas gradualmente. 

Neste post, você descobriu quais são as mudanças previstas para o Google Analytics 4 e como é possível se preparar para aproveitá-las. Agora, basta colocar as dicas em prática para obter os benefícios dessa ferramenta!

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