Para garantir a sustentabilidade financeira de uma empresa, vale a pena entender o que é e como funciona o seu ciclo operacional. Isso porque esse indicador pode ajudar a identificar a necessidade de obter mais capital de giro.
Assim, é possível tomar decisões para manter as contas em equilíbrio, evitando que faltem recursos para continuar operando. Dessa forma, é possível manter uma gestão mais estratégica, visando o desenvolvimento e a continuidade do negócio.
Quer saber mais sobre o assunto? Confira informações relevantes sobre o ciclo operacional e como calculá-lo!
O que é e como funciona o ciclo operacional de uma empresa?
O ciclo operacional é o intervalo de tempo que uma empresa gasta para realizar suas atividades operacionais. Ele se inicia com a compra de mercadorias ou matérias-primas, passa pelas etapas de fabricação, distribuição e comercialização e termina com o recebimento das vendas.
Essas atividades operacionais podem ser facilmente identificadas nas demonstrações financeiras de uma organização. É o caso, por exemplo, da demonstração do resultado de exercício (DRE) e da demonstração de fluxo de caixa (DFC).
Como calcular o ciclo operacional do negócio?
Depois de entender o que é ciclo operacional, é importante saber como calculá-lo. Para isso, será necessário utilizar a seguinte fórmula matemática:
ciclo operacional = prazo médio de estocagem + prazo médio de recebimento
O prazo médio de estocagem (PME) mede o tempo de armazenamento de um produto no estoque da empresa, desde sua entrada no inventário até a venda. Para calcular esse indicador, você deve dividir o estoque médio pelo custo da mercadoria vendida e multiplicar o resultado por 360.
Já o prazo médio de recebimento (PMR) é o tempo entre a venda de um produto ou serviço e o recebimento do valor devido pelo cliente. Para calculá-lo, basta dividir o total de contas a receber pelas vendas anuais e multiplicar por 360.
Exemplo de ciclo operacional de uma empresa
Para facilitar a compreensão, vale conferir um exemplo prático do cálculo do ciclo operacional de uma empresa. Suponha que os produtos de uma companhia tenham um prazo médio de estocagem de 35 dias e o prazo médio de recebimento de 60 dias.
Aplicando a fórmula do ciclo operacional (PME + PMR), tem-se: 35 + 60 = 95. Assim, pode-se dizer que a empresa leva 95 dias para realizar as suas atividades operacionais, desde a compra de materiais ou mercadorias até o recebimento das vendas.
Qual a relação entre o ciclo operacional e o ciclo financeiro?
O ciclo operacional tem relação próxima com o ciclo financeiro. Você conhece esse conceito? Também chamado ciclo de caixa, o termo se refere ao intervalo de tempo entre a data em que os fornecedores são pagos e o recebimento das vendas realizadas com os produtos fabricados com esses insumos.
Dessa forma, pode-se saber qual é o capital de giro necessário para custear as atividades operacionais durante esse período, até o recebimento das vendas. Logo, quanto maior for o ciclo financeiro, maior será a necessidade de ter recursos disponíveis em caixa para continuar operando.
Como calcular o ciclo financeiro de uma empresa?
Para conhecer melhor o ciclo financeiro de uma empresa, também é preciso saber como calculá-lo. Ele se dá por meio da seguinte fórmula:
ciclo financeiro = ciclo operacional – prazo médio de pagamento.
Nesse caso, o prazo médio de pagamento é o período entre a compra e a data para quitação do valor devido. Imagine, por exemplo, que uma empresa tenha comprado insumos no dia 1, mas o pagamento ao fornecedor foi realizado apenas no dia 30 do mesmo mês.
No exemplo, o prazo de pagamento do fornecedor é de 30 dias. Assim, para calcular o ciclo financeiro, é importante descobrir primeiro o ciclo operacional e, depois, o tempo que a sua empresa leva para pagar seus provedores.
Qual a importância de calcular o ciclo operacional e o financeiro?
Agora que você já sabe qual é a relação entre ciclo operacional e financeiro, é válido entender a importância de calcular esses ciclos em uma empresa. Um dos motivos, como visto, é a possibilidade de fazer projeções de fluxos de caixa e análises sobre a necessidade de capital de giro.
Assim, a empresa saberá se consegue honrar com seus compromissos, sem precisar de empréstimos ou financiamentos até o recebimento das vendas. Portanto, os cálculos dos ciclos operacional e financeiro podem ajudar a evitar a contração de dívidas.
Outra razão para calcular o ciclo operacional e o financeiro é avaliar a necessidade de antecipação de recebíveis. Esse serviço permite que a empresa receba antecipadamente o valor das vendas a prazo, com a ajuda de uma instituição financeira. Logo, ele pode ajudar no fluxo de caixa.
Esses ciclos também são importantes porque ajudam a melhorar a gestão de estoque. Por exemplo, se o ciclo operacional aumentar, significa que os produtos estão parados — o que pode resultar em custos de armazenamento elevados. Assim, ao identificar a situação, a empresa pode buscar formas de evitá-la.
Como melhorar o ciclo operacional e financeiro de uma empresa?
Como você viu, quanto menor o ciclo operacional ou financeiro, mais benefícios a empresa terá. Por isso, é interessante conferir dicas que podem ajudá-lo a reduzir o tempo entre a compra da matéria-prima ou pagamento de um fornecedor e o recebimento das vendas.
A primeira dica é diminuir os prazos de pagamentos dos produtos vendidos. Para tanto, estimule o cliente a realizar compras à vista ao invés de parcelá-las. Uma das formas de fazer isso é oferecendo descontos para essa forma de pagamento.
Outra maneira de reduzir o ciclo operacional e financeiro de uma empresa é negociar melhor o prazo de pagamento com os fornecedores. Nesse ponto, o ideal é tentar alinhar essa data com o dia de recebimento dos clientes. Assim, é possível evitar um déficit de caixa.
Aumentar as vendas também ajuda a melhorar o ciclo operacional e o ciclo financeiro de uma empresa. Afinal, isso pode reduzir o tempo de estoque de matérias-primas e produtos, bem como injetar mais capital próprio no seu caixa.
Agora você já sabe o que é e como funciona o ciclo operacional nas empresas e aprendeu qual é a relação dele com o ciclo financeiro. Portanto, não deixe de calculá-los e garanta o melhor funcionamento do seu negócio!
Gostou do conteúdo e quer continuar aprendendo? Então confira 6 erros de gestão financeira que podem prejudicar sua empresa!