Manter o fluxo de caixa saudável é essencial para sua empresa conseguir se manter firme e funcionar perfeitamente. Sem esse aspecto em bom estado, seu negócio pode não saber enfrentar prejuízos e problemas e até fechar em pouco tempo.
O fluxo de caixa é um dos principais indicadores da saúde financeira da companhia. Não importa seu nicho ou o tamanho do negocio, controlar as finanças é essencial para a sobrevivência dele.
Por isso, confira 6 dicas para ter o fluxo de caixa ideal e evitar perder o controle das finanças e ter resultados negativos na sua empresa!
1.Registre todas as movimentações
Essa tarefa é simples mas muitos gestores e líderes de empresas não registram as movimentações de caixa. Por mínimas que sejam, todas as entradas e saídas precisam ser registradas.
Isso ajuda a controlar melhor o dinheiro da empresa e a pensar em estratégias mais eficientes. A melhor forma de ter tudo isso controlado é contar com softwares de gestão financeira. Essas ferramentas ajudam a otimizar o processo e o torna mais eficiente, além de deixar as contas organizadas.
2. Acompanhe o fluxo de caixa constantemente
Não há como fazer um fluxo de caixa eficaz sem o devido acompanhamento. O ideal é que haja um acompanhamento diário para tornar a tomada de decisão mais rápida e eficiente em relação às finanças.
O acompanhamento constante evita que as dívidas saiam do controle e permite planejar o futuro, corrigindo erros antes mesmo de que aconteçam.
3. Tenha um bom capital de giro
O capital de giro é essencial para que a empresa funcione normalmente. Ele garante que a companhia continue produzindo, mesmo em momentos de crises econômicas ou relativas ao nicho de atuação.
O controle de caixa envolve também dar máxima atenção a essa quantia que é utilizada nas atividades essenciais do empreendimento. Isso porque, em momentos delicados, a empresa pode não conseguir manter as atividades básicas, podendo pará-las e ficar ainda mais no prejuízo.
4. Conheça as contas do seu negócio
Por mais que você conte com softwares ou planilhas para organizar o fluxo de caixa e tenha todas as entradas e saídas anotadas, é interessante conhecer as contas do negócio.
Procure verificar quais as despesas essenciais da empresa e o quanto é gasto em cada uma. Verifique também as contas não essenciais e veja o que pode ser cortado ou reduzido.
Saber os setores e os clientes que mais dão lucro e os que causam prejuízos também ajuda a pensar em estratégias para otimizar os resultados e eliminar desperdícios.
5. Crie outros produtos ou serviços
Outra maneira de manter o fluxo de caixa saudável é criar outros produtos ou serviços para atrair um maior público ou vender para os mesmos clientes. Aumentar o catálogo é uma forma de ajudar na entrada de dinheiro e na conquista de novos consumidores.
Por isso, analise sua empresa, seus consumidores e verifique o que mais pode ser oferecido e que pode atrair a atenção do mercado.
6. Fidelize seus clientes
Não há como manter um fluxo de caixa saudável sem pensar em fidelizar os clientes. Vender para uma pessoa que já é cliente é mais barato do que vender para novos compradores da sua marca, sabia? Ter consumidores que consomem com frequência os serviços da sua empresa é essencial para manter uma estabilidade nas entradas.
Portanto, se você ainda não utiliza estratégias de retenção e fidelização, comece agora mesmo a planejá-las.
Manter o fluxo de caixa da empresa saudável é essencial para a própria sobrevivência e saúde do negócio. Sem a devida atenção, o empreendimento corre o risco de não prosperar. Por isso, siga as dicas do artigo e dê sempre a devida atenção ao caixa da sua companhia!
Gostou das dicas? Continue aprendendo mais sobre finanças corporativas! Confira agora 8 erros de gestão financeira que podem ser prejudiciais para sua empresa!