Círculo de ouro: entenda o poder do propósito de Simon Sinek!

“O círculo de ouro nos ajuda a entender por que fazemos o que fazemos”. Essas são as palavras apresentadas pela equipe de Simon Sinek para descrever o golden circle. Esse método pode ser uma ferramenta eficaz para aqueles que querem liderar com mais efetividade.

Composto por três questionamentos simples e essenciais, o conceito pode ser aplicado com resultados positivos em diferentes tipos de organizações. Ao focar no propósito, ele gera clareza e promove melhor comunicação nas empresas.

A seguir, você descobrirá mais sobre o poder do círculo de ouro e como ele pode ser aplicado em seu negócio!

O que é o círculo de ouro?

O golden circle ou círculo de ouro é uma ferramenta para compreender e melhorar todos os aspectos de um negócio. Isso inclui desde questões relacionadas à gestão até vendas e marketing, por exemplo. O modelo elaborado por Simon Sinek é um guia para líderes que desejam inspirar pessoas.

Ele consiste em três elementos: 

  • why: por qual motivo;
  • how: de que modo;
  • what: o quê.

Cada um deles desempenha um papel relevante na compreensão do propósito e na comunicação eficaz de uma empresa. Confira detalhes, a seguir!

Why

O primeiro elemento é o “por que”. Poucas pessoas e organizações conseguem articular claramente o seu propósito ou causa. Esse desconhecimento pode gerar problemas de identidade ao longo dos anos.

O motivo para uma empresa existir não se resume a ganhar dinheiro, sendo essa uma das consequências do trabalho desenvolvido. Por isso, é preciso pensar a razão pela qual o negócio existe, a crença que o impulsiona e o impacto que deseja criar no mundo. 

Perguntas essenciais aqui incluem: 

  • por que sua empresa faz o que faz? 
  • por que alguém deveria se importar com o trabalho realizado?

Muitas organizações se concentram no “o quê” primeiro, descrevendo seus produtos ou serviços. No entanto, Simon Sinek argumenta que começar pelo motivo é fundamental, pois a sua resposta é a base que inspira e motiva as pessoas.

How

O segundo elemento do golden circle consiste na maneira como os negócios são feitos. Empresas e indivíduos devem entender como realizam suas atividades, de modo a comunicar seus processos com clareza. 

O “como” representa as ações tomadas para viver o propósito. São os valores, práticas e abordagens que tornam uma organização única e eficaz na busca de sua missão. Ele representa a forma como o “por que” se manifesta na prática.

What

O terceiro elemento do círculo de ouro indica “o que” uma empresa faz ou aos produtos e serviços que ela oferece. Muitos negócios são capazes de descrever as suas soluções, mas é o “por que” e o “como” que ressoam nas pessoas.

É necessário destacar que os líderes verdadeiramente inspiradores comunicam de dentro para fora, começando com o propósito, indo para o modo e seguindo para o produto. 

Eles entendem que as pessoas não compram o que você faz. Em vez disso, elas compram por qual motivo você faz. Assim, ao seguir o golden circle, as organizações podem construir conexões mais profundas com seu público e inspirar lealdade genuína.

Para que serve a metodologia de Simon Sinek?

Além de entender o que é o golden circle, convém saber que o método tem um papel multifacetado. Em primeiro lugar, ele é fundamental para inspiração da liderança, como visto. O foco no motivo do negócio, antes de abordar os outros aspectos, ajuda os líderes a se conectarem com os liderados.

Ademais, o círculo de ouro é uma ferramenta eficaz para a comunicação. O “why” colabora para que as mensagens se tornem mais autênticas, poderosas e envolventes. Isso possibilita que as organizações conversem de maneira mais eficaz com seu público.

No contexto do planejamento estratégico, o círculo dourado também ajuda na formulação de ações sólidas. Logo, ele contribui para que as táticas adotadas estejam alinhadas com o propósito central da organização.

A metodologia de Simon Sinek é valiosa para o desenvolvimento de marcas e estratégias de marketing. As empresas podem criar identidades mais originais, destacando a motivação que está por trás de seus produtos e serviços. Essa ação tem potencial para fidelizar os clientes.

Qual é a importância do método para os negócios?

Depois do que você conferiu até aqui, o próximo passo é compreender por que o conhecimento é relevante para as empresas. Em primeiro lugar, o uso adequado do método contribui para a construção de uma marca forte e distintiva.

Isso é reflexo da autenticidade gerada pela razão de existir do negócio. Como resultado, há mais potencial para fortalecer a competitividade da companhia — especialmente em mercados concorridos ou com soluções semelhantes.

Outro ponto a ser considerado é a possibilidade de melhorias na relação entre líderes e stakeholders, parceiros e colaboradores. As respostas às três perguntas do círculo de ouro auxiliam o alinhamento de todos em torno de um propósito comum. 

A metodologia também ajuda as empresas a manterem o foco nas razões centrais ao seu sucesso, mesmo em momentos de desafios. Essa ação proporciona resiliência e orientação durante as fases de mudança e incerteza, colaborando para sobrevivência e crescimento sustentável nos negócios.

Como aplicar o golden circle?

Tem interesse em colocar o conceito em prática? Pois saiba que a ferramenta de Simon Sinek pode ser aplicada de modo simplificado em seu negócio. Comece identificando o “por que”, definindo a sua razão de existir da empresa.

Em seguida, desenvolva o “como”, focando nas ações, valores e práticas que refletem o negócio. Depois, especifique o “o quê”, pensando nos produtos e serviços que a organização oferece. É essencial que todos os elementos estejam diretamente relacionados ao seu propósito.

Feito isso, utilize o golden circle como estrutura para comunicar sua mensagem, assegurando que todas as comunicações comecem pelo “why”. Nesse sentido, garanta que haja boa relação interna a fim de que todos compreendam e pratiquem a motivação principal do negócio.

Ao tomar decisões estratégicas, avalie se elas estão alinhadas com a razão de existir da empresa e de que forma elas serão implementadas. O comportamento manterá a consistência e o alinhamento estratégico.

Por fim, revise regularmente o método para garantir que ele permaneça relevante e reflita a evolução da sua organização. Esteja disposto a ajustar estratégias e ações para manter o alinhamento com o propósito central.

Como você conferiu, o círculo de ouro é uma ferramenta valiosa para descobrir o “por que”, “como” e “o quê” uma empresa executa. As respostas a essas três questões ajudam a liderar a equipe de modo estratégico, além de serem úteis no cotidiano e na gestão do negócio.

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