Clickbait: o que é e por que não usar nos conteúdos da empresa?

Em um ambiente digital repleto de informações e estímulos, conquistar a atenção do público é um desafio constante. Assim, na expectativa de continuar relevante e gerar tráfego orgânico, muitos acabam se valendo do clickbait — você sabe o que é isso?

O recurso é amplamente utilizado na internet, principalmente em sites de notícias, blogs de fofoca e redes sociais. No entanto, quando se trata da comunicação de uma empresa, o seu uso pode ser prejudicial.

Confira neste post, preparado pela equipe da ABContent, o que é clickbait e por que não usar nos conteúdos da empresa!

O que é clickbait?

O termo clickbait é a junção das palavras em inglês click (clique) e bait (isca), podendo ser traduzido como isca de cliques. Na prática, ele se refere a títulos ou chamadas sensacionalistas que têm como objetivo principal atrair a atenção do usuário e incentivá-lo a acessar um link. 

Embora a estratégia seja bastante utilizada para impulsionar o tráfego na internet, ela nem sempre entrega o conteúdo prometido. A razão é que, muitas vezes, a informação é exagerada ou deturpada apenas para alimentar a curiosidade do leitor.

Os exemplos mais comuns de clickbait incluem frases que apelam para o mistério ou o impacto emocional, como:

  • Você não vai acreditar no que aconteceu com esse famoso!
  • Descubra o segredo que eles não querem que você saiba!
  • Ela tomou isso todos os dias e o que era inacreditável aconteceu!

À primeira vista, essas chamadas parecem inofensivas ou até criativas, mas costumam provocar uma série de efeitos negativos. A questão é mais grave quando elas são associadas à comunicação corporativa ou à imagem de uma marca.

Por que não usar nos conteúdos da empresa?

Agora que você sabe o que é clickbait, vale conferir por que não o usar nos conteúdos do seu negócio. 

Confira uma lista de efeitos negativos que a prática tende a causar àqueles que buscam uma comunicação séria e eficaz com seus clientes!

Danos à credibilidade da marca

Empresas que utilizam clickbait podem comprometer sua reputação diante do público. Quando o conteúdo entregue não corresponde à expectativa gerada pelo título, é comum o usuário se sentir enganado.

O sentimento de frustração tende a gerar desconfiança e afastar clientes em potencial. No ambiente digital, no qual a transparência é um dos valores mais importantes, manter a confiança do público é essencial.

Experiência negativa do usuário

A prática do clickbait pode levar o usuário a uma experiência negativa de navegação. Muitas vezes, os links o direcionam a páginas com excesso de anúncios, carregamento lento ou com informações desconexas. 

Essa abordagem prejudica a percepção do público sobre a marca, além de impactar negativamente métricas como taxa de rejeição e tempo de permanência na página. Caso o uso da estratégia seja reiterado, existe a possibilidade de o usuário não consumir mais seus conteúdos.

Impacto na autoridade digital

Motores de busca, como o Google e o Bing, valorizam conteúdos que entregam valor real ao usuário. Desse modo, estratégias enganosas, como o clickbait, podem ser penalizadas nos algoritmos de ranqueamento. 

Nesse contexto, a longo prazo, a prática costuma reduzir a visibilidade da empresa nos mecanismos de busca. Por consequência, ela dificulta o alcance orgânico e o posicionamento da marca como autoridade em seu setor.

Engajamento superficial e de curto prazo

Ainda que o clickbait possa gerar um pico momentâneo de acessos, ele raramente resulta em engajamento duradouro. O público que chega até o conteúdo por meio desse tipo de estratégia tende a abandonar rapidamente a página, já que não encontra o que esperava. 

A dinâmica reduz a efetividade de ações mais importantes para o negócio, como conversões, geração de leads qualificados ou fortalecimento de relacionamento com a marca. Logo, essa estratégia tem o potencial de prejudicar a própria sustentabilidade da sua empresa no longo prazo. 

Quais alternativas ao clickbait podem atrair o público-alvo?

Se o seu foco é atrair atenção sem recorrer a táticas enganosas, existem diversas alternativas eficazes e alinhadas às boas práticas de marketing de conteúdo.

Conheça técnicas que podem ajudar nesse sentido!

Títulos objetivos e atrativos

É possível criar títulos chamativos sem exagerar ou enganar o leitor. Para isso, eles devem ser claros, diretos e entregar uma proposta de valor. Técnicas como o uso de números, perguntas instigantes ou promessas reais de aprendizado costumam ser eficazes.

Conteúdo de valor

Produzir conteúdos que tragam informações relevantes, resolvam dúvidas e ofereçam soluções práticas é a melhor forma de conquistar a atenção e a confiança do público. Informações bem estruturadas, com dados atualizados e linguagem acessível tendem a gerar maior engajamento.

SEO com foco em experiência

Trabalhar estratégias de SEO (search engine optimization) com foco na experiência do usuário é um diferencial competitivo. A medida inclui melhorar a escaneabilidade do texto, investir em boas práticas de usabilidade e criar conteúdos otimizados para diferentes dispositivos.

Storytelling e conexão emocional

Usar o storytelling — contando histórias reais e cases de sucesso — ou apresentar situações com as quais o leitor se identifica é outra maneira eficiente de gerar conexão. Ao humanizar a comunicação, a empresa mostra que entende as dores e desejos da sua audiência.

Como aplicar essas estratégias de maneira prática?

Para as empresas se destacarem no ambiente digital, é fundamental investir em estratégias de conteúdo transparentes, relevantes e alinhadas às boas práticas do mercado. É nesse contexto que a ABContent se apresenta como uma parceira estratégica.

Somos especialistas na criação de conteúdos que informam, engajam e fortalecem a imagem das marcas. Com uma equipe experiente e foco na personalização, produzimos materiais que seguem critérios de qualidade.

Eles garantem aspectos como:

  • alinhamento ao perfil do público-alvo;
  • títulos e chamadas atrativas sem recorrer ao clickbait;
  • otimização para SEO com foco em experiência do usuário;
  • planejamento editorial estratégico e pautas personalizadas.

Neste artigo, você viu o que é o clickbait e quais são os efeitos negativos que a prática pode trazer para uma empresa. Portanto, evite usá-lo na comunicação do negócio, dando preferência para conteúdos bem produzidos, transparentes e voltados para a real necessidade do usuário.

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