Clientes internos da empresa: qual é a importância e como desenvolver uma boa relação?

É natural que as empresas foquem seus esforços e serviços nos consumidores, que são aqueles que geram faturamento diretamente para o negócio. Contudo, tão importante quanto eles são os clientes internos, responsáveis por fazer a organização funcionar todos os dias.

As pessoas que fazem parte desse grupo são os pilares para que a operação continue fluindo bem. Sendo assim, o desenvolvimento de estratégias que visam a retenção de talentos e o convívio positivo por meio de uma boa experiência é fundamental.

Quer saber mais sobre o tema? Continue a leitura para entender mais sobre os clientes internos da sua empresa, a importância que eles têm e como fidelizá-los! 

Quem são os clientes internos de uma empresa?

Pensar nos clientes internos tradicionalmente, incluindo apenas os colaboradores que compõem o organograma é um erro comum. Na verdade, o conceito abrange também fornecedores, prestadores de serviço terceirizados, consultores e todo o pessoal que tenha envolvimento com a operação.

Estão inseridos nessa categoria tanto os diretores, gestores, acionistas e investidores quanto os motoristas, profissionais da limpeza e os responsáveis pela produção. Não deve haver distinção entre eles diante da sua contribuição para a organização.

Dessa forma, cabe à gestão desenvolver meios de proporcionar um relacionamento saudável e produtivo em todas as esferas. Essa visão deve ser comum a toda a equipe de trabalho, gerando um ambiente de incentivo e acolhimento.

Qual a importância dos clientes internos?

Os clientes internos representam uma parcela da empresa, mesmo que não atuem diretamente nela o tempo inteiro. Portanto, eles carregam consigo a percepção da marca com um viés diferente daqueles que estão nas instalações da companhia de forma rotineira.

É por meio deles que futuros consumidores e colaboradores terão contato com a empresa. Afinal, insatisfações e alegrias costumam ser compartilhados por esses profissionais ao terem contato com o mundo externo. 

Com essa perspectiva em mente, o investimento nesse público deve ser proporcional aos esforços empregados para a manutenção dos clientes externos. Quanto mais bem-tratados eles forem, mais gostarão de fazer parte do time — da mesma forma que consumidores satisfeitos voltarão a comprar.

Como fidelizar os clientes internos?

A fidelização de clientes internos se dá no dia a dia, com o uso de recursos que integrem os profissionais à cultura organizacional. Aqui, entende-se por cultura o conjunto de práticas de relacionamento que norteiam os colaboradores. Inclusive, estabelecê-la é o primeiro passo.

A criação de um manual com os elementos da cultura ajudará a desenvolver isso. Você pode estabelecer itens como os listados a seguir:

  • Quais as crenças e valores da empresa (em termos de posicionamento mercadológico)?
  • Como serão passados os feedbacks aos colaboradores e parceiros? 
  • Quais as cerimônias (festas, promoções, reuniões periódicas) da organização?
  • Quais são as oportunidades para se desenvolver?

Com esse direcionamento, será mais fácil identificar as pessoas alinhadas à cultura e promover ações para fidelizar o relacionamento entre as partes. Porém, não se esqueça de que políticas de crescimento, reconhecimento e outras oportunidades devem ser acessíveis e justas.

Agora você tem conhecimento sobre a importância dos clientes internos e sabe como desenvolver ações para mantê-los satisfeitos. Coloque em prática estas ações para garantir um ambiente saudável, que promova os melhores resultados tanto internamente quanto para o seu público-alvo.

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