Como alcançar a maturidade digital da sua empresa? Confira 6 dicas!

A transformação tecnológica é um processo pelo qual toda empresa precisa passar para obter
vantagem competitiva. Assim, aquela que tem maturidade digital suficiente para aproveitar as
oportunidades promovidas pela tecnologia pode ocupar um espaço de destaque no mercado.

No entanto, não basta somente implementar novas ferramentas tecnológicas para alcançar esse
patamar. Também é preciso saber como aplicar as mudanças em processos, pessoas, produtos e
serviços para oferecer uma experiência inovadora ao seu cliente.

Assim, vale a pena aprender como fazer a sua empresa conquistar um melhor posicionamento de
maturidade digital — e existem algumas estratégias que podem ajudar o seu negócio. Que tal
aprender sobre elas?

A seguir, você conhecerá 6 dicas para alcançar a maturidade digital em médias e grandes empresas!
Continue a leitura e confira!

O que é a maturidade digital de uma empresa?
Antes de aprender como alcançar a maturidade digital da sua empresa, é importante entender o que
isso significa. Para tanto, é preciso compreender o conceito de tecnologia. O termo tem origem em
duas palavras gregas: téchne, que significa ofício ou arte, e logia, que quer dizer estudo.

Portanto, a tecnologia é um conjunto de técnicas, ferramentas e métodos necessários para executar
uma tarefa específica. No contexto empresarial, ela está relacionada com a produção,
comercialização e distribuição de produtos e serviços de forma competitiva.

Dessa maneira, diferentemente do que muitas pessoas acreditam, a expressão não está limitada ao
uso de máquinas, softwares ou quaisquer outros aparelhos eletrônicos. Isso porque a tecnologia
também envolve a habilidade de fazer determinada atividade.

Por sua vez, a maturidade digital é a capacidade de uma empresa em se adaptar aos avanços
tecnológicos. Ou seja, implementar o conceito de tecnologia em suas operações, estratégias e
processos — como você verá mais adiante.

As companhias que crescem em maturidade digital tendem a observar uma melhoria no
relacionamento com os funcionários e clientes. Como consequência, é possível que elas
experimentem um aumento nas vendas e na rentabilidade do negócio.

Quais são os níveis de maturidade digital em uma empresa?
Além de entender o que é maturidade digital de uma empresa, é preciso saber quais são os seus
níveis. Desse modo, você poderá compreender onde o seu negócio se encontra — e definir com mais
facilidade quais estratégias implementar para alcançar um patamar mais elevado.

A seguir, veja os estágios da maturidade digital em um negócio e descubra em que nível sua
empresa está!

Nascente
No estágio inicial da maturidade digital se encontram as empresas que adotam pouco a tecnologia.
Aqui, é comum automatizar processos que antes eram realizados manualmente para torná-los mais
eficientes. Nessa fase, também há a integração de sistemas e dados entre os departamentos.

Emergente
A segunda etapa é aquela na qual as companhias começam a utilizar a tecnologia como parte
fundamental da estratégia para promover o crescimento escalável. Ou seja, sem aumentar os custos
operacionais. Outra característica relevante é a tomada de decisão baseadas em dados.

Conectado
Na terceira fase da maturidade digital, as empresas são altamente tecnológicas. Isso pode ser
observado quando elas adotam a abordagem omnichannel. Esse conceito trata da integração entre
diferentes canais de comunicação (online e offline) e divulgação para melhorar a experiência do
cliente.

Multimomento
No último nível, as organizações estão maduras digitalmente. Por isso, elas são capazes de oferecer
uma experiência totalmente personalizada para o cliente. Normalmente, isso é possível a partir do
uso da inteligência artificial.

6 Dicas para alcançar a maturidade digital em médias e grandes empresas
Como você viu, a maturidade digital é marcada por quatro níveis, que variam conforme o grau de
tecnologia implementada na empresa. Então saiba que existem iniciativas que podem ajudar o seu
negócio a avançar nesse processo até atingir a última etapa.

A seguir, confira 6 dicas para alcançar a maturidade digital em médias e grandes empresas!

1. Aposte na automatização de processos
Para atingir um alto nível de maturidade digital, é necessário automatizar os principais processos
operacionais. No mercado, existem diversas soluções para auxiliar nas tarefas diárias. Esse é o caso
do CRM (Customer Relationship Management), por exemplo.

2. Tome decisões baseadas em dados
Uma empresa madura digitalmente também é aquela que toma decisões orientadas por dados. Por
meio deles, a organização pode obter insights valiosos para melhorar o desempenho do negócio.
Portanto, use as informações sobre as atividades da empresa como guia do seu planejamento.

3. Foque na experiência do cliente
Outra dica para alcançar a maturidade digital é focar na experiência do cliente. Afinal, ele é a peça-
chave para o crescimento do seu negócio. Nesse sentido, vale buscar maneiras de melhorar o
atendimento, oferecer produtos ou serviços personalizados e fazer um bom pós-vendas.

4. Fortaleça a presença digital da empresa
Fortalecer a presença da empresa online é outra dica relevante — e você pode recorrer ao
marketing de conteúdo para isso. Com ele, você pode ajudar o cliente a encontrar as soluções para
seus problemas. Para isso, produza materiais considerando a jornada de compra e o comportamento
do usuário.

5. Invista na aprendizagem contínua
Quem desejar atingir o último nível da maturidade digital deve preparar a equipe para trabalhar com
a tecnologia. Por isso, promova treinamentos para o time aprender a usar ferramentas tecnológicas
e aprimorar as suas habilidades para trazer soluções inovadoras para a empresa.

6. Tenha métricas acionáveis
Por fim, é importante ter métricas acionáveis. Elas são indicadores que ajudam a mensurar o
desempenho das iniciativas realizadas. Assim, o gestor é capaz de entender se as ações estão
contribuindo para o amadurecimento digital da empresa.

Como você viu, a maturidade digital tornou-se fundamental para a evolução do negócio. Colocando
em prática essas 6 dicas, será mais fácil alcançá-la em sua empresa. Além disso, lembre-se de se
manter atento às transformações digitais que ocorrem no mercado para acompanhar as tendências!

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