Como começar um negócio? 8 Passos que você deve seguir!

Você teve uma ideia de empreendimento e está pesquisando como começar um negócio? É natural que muitas pessoas sintam dificuldades nesse momento, tendo em vista a complexidade do processo de abertura de uma empresa.

A razão é que há diversas etapas a considerar, como pensar sobre a viabilidade da proposta, levantar um orçamento e diversos outros aspectos. Nesse contexto, vale a pena fazer um planejamento e estruturar os passos para seguir na abertura da empresa.

Quer ajuda para organizar as ideias? Confira 8 passos necessários na hora de começar um negócio, independentemente do ramo de atuação!

1. Avalie o nicho em que pretende atuar

O primeiro passo para começar uma empresa de sucesso é estudar o mercado e entender em que setor ou nicho você deseja atuar. A avaliação envolve uma análise detalhada sobre todos os aspectos que envolvem o seu ramo. 

Vale destacar que apenas gostar de um segmento do mercado e oferecer um serviço ou produto de qualidade não é suficiente para ter bons resultados. Você precisa analisar a viabilidade do negócio, a concorrência e as expectativas dos consumidores, por exemplo.

2. Estude os seus principais concorrentes

Como você viu, na análise do nicho, é válido observar os concorrentes para entender que lugar o seu negócio pode ter no mercado. A pesquisa ajuda a entender se o seu produto ou serviço é viável no segmento e quais são as possibilidades e limites do setor.

Para tanto, analise as empresas mais buscadas do ramo e descubra os seus diferenciais. Por que o cliente prioriza consumir dessa empresa e não de outra? Quais as estratégias utilizadas para atrair o público-alvo? Responder a essas perguntas traz insights que podem ajudar a se destacar no mercado.

3. Elabore um plano de negócio

O plano de negócio é um documento no qual você descreve todas as características do empreendimento. Esse registro funciona como um roteiro a ser seguido e permite que você visualize as principais informações relativas à sua empresa.

Nesse sentido, o plano de negócio concentra dados como nome, modelo do negócio, descrição dos produtos ou serviços, precificação e detalhes sobre como funcionarão as ofertas. Assim, ele permite visualizar melhor a sua ideia e analisar a viabilidade de abertura da empresa.

4. Faça um planejamento financeiro

O passo seguinte é efetuar o planejamento financeiro e se organizar para dar forma à sua ideia. Afinal, um novo negócio geralmente exige um investimento inicial significativo — apesar de haver oportunidade de baixo custo.

Além disso, o retorno financeiro pode demorar certo tempo para aparecer de forma consistente. Isso significa que você precisará de capital para se manter durante o período de incertezas e oscilações.

Diante dessa conjuntura, é preciso considerar fatores, como:

  • tempo de retorno financeiro: pode demorar mais do que você esperava para obter lucros relevantes;
  • prazo para se consolidar no mercado: é preciso ter em mente que o negócio é novo e que costuma levar um tempo para ser conhecido e conquistar espaço no mercado;
  • riscos envolvidos: avaliação das ameaças que tornam o planejamento financeiro mais desafiador e planejamento para eventuais dificuldades inerentes ao tipo de empreendimento que você começará.

5. Proceda com a abertura jurídica da empresa

Após consolidar os planejamentos e estudos necessários, a próxima etapa é a criação jurídica da sua empresa. Para um empreendimento ser oficializado, é preciso obter o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ). 

É por meio desse registro que você cria uma identidade para o negócio. Assim, é possível abrir conta bancária de pessoa jurídica e recolher impostos, por exemplo. Uma vez que você faça a abertura jurídica, estará apto para emitir notas fiscais.

A abertura jurídica pode ser mais simples ou complexa, a depender do tipo de empresa. Em alguns casos, é obrigatória a contratação de um contador para realizar o trâmite. O suporte profissional é essencial para estar em consonância com a legislação e com as regulamentações da sua atividade.

6. Estabeleça e organize os canais de venda 

Quando a sua empresa já tiver uma identidade jurídica, você pode começar a ofertar os seus produtos ou serviços. Portanto, antes dessa etapa, você deve estabelecer os canais de venda e deixar tudo pronto para atender aos clientes.

Nesse momento, você precisa organizar o seu espaço físico ou criar os seus canais virtuais, que são as plataformas para a oferta do seu produto ou serviço. 

Essa etapa também envolve a definição dos meios de pagamento. Caso você estabeleça uma loja física, é preciso providenciar as máquinas de cartões e sistemas para emissão dos pedidos e notas fiscais, por exemplo.

Já se a sua empresa for digital, você pode escolher os softwares e soluções tecnológicas para organizar os pedidos. Além disso, é importante definir como serão feitos os envios e transportes dos produtos vendidos.

7. Divulgue o seu negócio

Com a organização inicial pronta, é preciso dedicar tempo para construir a imagem da sua empresa e divulgar o seu negócio. Para essa tarefa, o marketing digital costuma oferecer estratégias com grande potencial para impulsionar o empreendimento.

Por meio dele, é possível alcançar mais pessoas para apresentar o seu produto ou serviço no mercado. Logo, considere criar perfis da sua empresa em redes sociais, investir em e-mail marketing e em marketing de conteúdo.

A partir das estratégias desenvolvidas, você poderá obter engajamento e interação, atraindo o público-alvo e aumentando a possibilidade de vendas. Criar ações promocionais e distribuir cupons de desconto também são abordagens que podem alavancar os resultados nesse momento inicial.

8. Faça ajustes

Você já sabe os principais passos para começar um negócio, mas ainda é necessário avaliar o andamento da empresa e a necessidade de proceder com eventuais ajustes.

É natural que, no começo, alguns aspectos sejam diferentes do que foi planejado inicialmente. Portanto, essa fase é marcada pela adaptação. 

Por exemplo, após certo tempo funcionando, você pode perceber que determinados produtos ou serviços costumam ter mais saída do que outros. Nesse caso, vale rever as suas ofertas a fim de aperfeiçoar, eliminar ou incluir opções.

Entendeu mais sobre como começar um negócio? Os 8 passos apresentados costumam ser inerentes a qualquer segmento. Portanto, considere-os caso você esteja planejando ser um empreendedor.

O conteúdo foi útil para você? Então compartilhe este passo a passo com outras pessoas que você sabe que desejam empreender com sucesso!

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