Com a concorrência cada vez mais alta, as empresas precisam encontrar maneiras para atrair e fidelizar o público. Assim, é possível atingir as metas de desempenho e manter a competitividade do negócio.
Pensando nisso, você sabe como conquistar clientes com conteúdo? Essa estratégia de marketing é capaz de prospectar leads qualificados e engajá-los com a marca. Por esse motivo, é interessante saber mais sobre o tema.
Se você quer entender o tema, continue a leitura. Neste post, você descobrirá 6 dicas de como conquistar clientes por meio do conteúdo!
Como o conteúdo pode conquistar os clientes?
O marketing de conteúdo é uma estratégia que utiliza materiais educativos relevantes para atrair e engajar o público-alvo. Ele é amplamente utilizado por empresas que desejam captar leads qualificados e criar um relacionamento mais próximo com seu cliente.
Esses materiais podem ser artigos, vídeos, e-books, e-mails, posts em redes sociais, entre outros formatos de conteúdo. Nesse caso, cada um deles apresenta seu próprio mecanismo para atingir os propósitos desejados.
Os blogposts e os vídeos, por exemplo, usam as técnicas de otimização de busca (SEO) para gerar tráfego de usuários da internet para o site da empresa. Como essa estratégia é uma das mais utilizadas no marketing de conteúdo, vale a pena entender seu funcionamento.
Imagine que a internet seja uma grande biblioteca e os mecanismos de busca sejam os bibliotecários. Assim como no ambiente físico, para encontrar os conteúdos virtuais é necessário que eles apresentem identificações sobre o seu assunto.
Nesse caso, são utilizadas as técnicas SEO, como inserção de palavras-chave em locais estratégicos, descrição do conteúdo, inclusão de links etc. Com base nelas, os buscadores podem encontrar os conteúdos com maiores chances de responder à pesquisa do usuário.
Além disso, da mesma forma que o bibliotecário sugere o exemplar que pode suprir as necessidades do leitor, os buscadores detectam os conteúdos mais alinhados à procura do usuário. Isso pode ser feito a partir de algoritmos que conseguem entender a qualidade do conteúdo.
Então os buscadores indicam os materiais que podem ser mais relevantes para o usuário nas primeiras posições da página de resultados. Se o material pertencer ao seu blog, você aumenta as chances de obter tráfego orgânico, elevando consideravelmente a visibilidade do seu site.
6 Dicas para conquistar clientes com conteúdo
Agora que você entendeu como o marketing de conteúdo pode ajudar a conquistar clientes, é o momento de descobrir as 6 dicas para fazer isso. Logo, você pode aplicar as orientações na empresa a fim de obter os resultados da estratégia.
Veja só!
1. Aprenda sobre marketing de conteúdo
O primeiro passo para conquistar clientes com conteúdo é aprender mais sobre essa estratégia de marketing. Afinal, ela é ampla e inclui diversas técnicas que podem ser utilizadas para gerar engajamento e autoridade com a audiência.
Caso você tenha uma equipe que conduza o marketing, é interessante compreender os mecanismos por trás da estratégia de conteúdo. Assim, você pode entender se o planejamento de marketing é adequado para as necessidades da empresa.
2. Escolha os canais para distribuir os conteúdos
Como você viu, existem diversos formatos de conteúdos que podem ser utilizados no marketing. Desse modo, é necessário escolher os canais para distribuir os materiais a fim de montar uma estratégia eficiente.
Por exemplo, a empresa pode:
- criar um blog;
- enviar newsletter;
- gravar podcasts;
- postar nas redes sociais;
- oferecer e-books;
- gravar vídeos.
Vale lembrar que, quanto mais canais a empresa tiver, maior será o alcance dela. Contudo, isso só gera bons resultados se todos os canais forem alimentados com conteúdos relevantes para a persona — e com assiduidade.
Caso contrário, o resultado pode não ser o esperado, pois canais com baixa frequência de novidades passam a impressão de estarem abandonados. Com isso, o cliente deixa de acessar as páginas e a empresa perde a audiência.
3. Tenha uma estratégia ampla
Existem muitos canais e meios de se comunicar com o potencial consumidor por meio dos conteúdos. Diante disso, uma dica essencial para saber como conquistar clientes é ter uma estratégia ampla.
O marketing de conteúdo deve atender a todos os formatos de materiais que a empresa deseja divulgar. Seja com social media da própria empresa ou com uma equipe externa, é preciso explorar materiais e canais que tragam vantagens para sua visibilidade.
Além disso, se o seu nicho de mercado atinge um público mais específico, é importante que os conteúdos sejam produzidos por profissionais que entendem do assunto. Desse modo, a empresa pode passar a autoridade desejada para o seu público.
4. Faça um planejamento de conteúdo
O planejamento de conteúdo é um plano que descreve todos os passos que devem ser tomados na estratégia de marketing para atingir os resultados. Dessa maneira, ele inclui a persona, o guia de estilo, os objetivos no funil de vendas, as metas de desempenho e as métricas, por exemplo.
Esse documento é fundamental para a empresa produzir conteúdos que atraiam e convertam os clientes. Caso contrário, ao distribuir materiais sem um planejamento, é possível que a estratégia não gere os resultados esperados.
5. Gere conteúdos exclusivos e de qualidade
Você já aprendeu que os mecanismos de busca conseguem entender quando um conteúdo pode gerar valor ao seu usuário. Além disso, eles punem os materiais plagiados ou sem qualidade, deixando-os nas últimas posições das páginas de pesquisa.
Por esse motivo, os conteúdos precisam ser produzidos com exclusividade e qualidade. Se os materiais são elaborados de forma rasa e com erros, especialmente conceituais, você pode perder a admiração da sua audiência.
6. Conte com uma empresa de conteúdo especializado
Como foi possível entender, produzir conteúdo exclusivo e de qualidade é uma tarefa que demanda tempo e uma equipe qualificada. Contudo, reunir e manter uma equipe especializada de marketing de conteúdo demanda custos significativos.
Nessa situação, vale a pena contar com a parceria de uma empresa de conteúdo especializado. A ABContent, por exemplo, é focada na produção de conteúdo nos nichos de investimento, finanças, lifestyle e empreendedorismo.
Ao ter a ajuda de uma empresa especializada, você aumenta as chances de ter os conteúdos em melhores posições nos mecanismos de busca. Consequentemente, há maiores possibilidades de bons resultados com a estratégia de marketing de conteúdo.
Neste post, você descobriu como é possível conquistar clientes gerando conteúdo de qualidade para a sua audiência. Agora, basta colocar as 6 dicas em prática para ter mais sucesso na estratégia de marketing da empresa!
Para saber como a ABContent pode ajudar a sua empresa a atingir resultados com o marketing de conteúdo, entre em contato e converse com um de nossos consultores!