Ao começar uma empresa, o empreendedor sabe que precisa se preocupar com muitas questões. Uma delas é a divulgação do negócio, afinal, será preciso atrair clientes, certo? Uma vez atraído, o cliente irá querer saber mais sobre o produto que seu negócio vende.
Dentre as informações que ele precisa ter está o preço. É aí que muitos empreendedores encontram dificuldades. A boa notícia é que existem algumas variáveis a serem analisadas e que ajudarão a empresa a encontrar o preço ideal.
É exatamente sobre isso que falaremos neste artigo, então, se você quiser saber de uma vez por todas como definir o preço de produto, continue por aqui!
A importância da precificação de produto
É comum empresas, principalmente as que são novas no mercado, decidirem definir preços num valor abaixo daquele praticado pela concorrência. Muitas fazem isso achando, equivocadamente, que o preço menor chamará a atenção dos consumidores e aumentará o volume de vendas.
Em algumas vezes, as vendas até aumentam. No entanto, isso não significa necessariamente que a empresa esteja tendo lucro, pois pode ser que os custos sejam mais altos que as receitas. Além disso, quando o produto é muito barato, existe a possibilidade de o consumidor o perceber como de “baixa qualidade”.
Há também quem defina um preço exageradamente alto. A estratégia até funciona – e é praticada – em casos de marcas de luxo ou de produtos premium. No entanto, de forma geral, o preço exagerado de um produto pode ser muito prejudicial, já que o comprador sempre olhará os preços de seus concorrentes.
Portanto, como você pode ver, na hora de pensarmos em como colocar preço em produtos não devemos ser oito nem oitenta. A palavra de ordem é equilíbrio, e o mesmo é alcançado a partir de algumas estratégias.
Estratégias para definir preço de produto
Achar o preço ideal inclui diversas variáveis. Para este artigo apresentaremos as mais básicas que servem como um ponto de partida:
1. Analise o mercado
Saber o quanto a concorrência está cobrando é importante, pois dará uma ideia de como você deve se posicionar com relação ao preço de venda do produto. Na hora de fazer essa avaliação, tome dois cuidados:
- Compare sua empresa com concorrentes do mesmo porte;
- Veja quais diferenciais você oferece e que destacam seu negócio da concorrência (e vice-versa).
Por exemplo, pode ser que seu produto seja tão bom quanto o de seu concorrente, mas a diferença é que enquanto sua empresa dá garantia de 12 meses, na outra a garantia é de 3. Coloque fatores como esse na balança.
Para fins de conhecimento, ao basearmos o preço de produto nas práticas de mercado podemos ter:
- Um preço acima do mercado: estratégia indicada quando a empresa tem um produto de melhor qualidade ou com um diferencial único no mercado.
- Preços da concorrência: venda do item pelo mesmo preço da concorrência para maximizar o lucro e ao mesmo tempo manter a competitividade.
- Um preço abaixo do mercado: estratégia de quem quer atrair clientes.
Cada uma das definições tem seus prós e contras. Em todos os casos, entenda quais são os custos de fabricação ou desenvolvimento do seu produto (falaremos sobre isso adiante), bem como a qualidade em comparação aos concorrentes. Esses fatores serão fundamentais para fazer uma precificação mais precisa.
2. Atente-se para seu público-alvo
O público-alvo fará diferença na hora de estabelecer o preço do produto. E aqui falamos tanto no poder aquisitivo quanto nas expectativas que ele tem.
Por exemplo, seu cliente busca mais agilidade, mais conforto ou exclusividade? Ele vê preço, prazo ou atendimento?
Normalmente, é muito difícil encontrar um produto de alto nível com preço baixo. Às vezes o seu público-alvo não pode bancar um produto muito caro e sabe que para isso terá que abrir mão de qualidade ou do atendimento.
Não existe certo ou errado aqui. O que existe é o ideal e o não ideal para o seu tipo de negócio e seu público.
3. Saiba quais são seus custos e despesas
Antes de qualquer coisa, é preciso entender a diferença entre custos e despesas. Os custos têm a ver com todos os gastos da sua empresa para a fabricação do produto. Itens como matéria-prima, insumos, mão de obra, energia etc., entram na lista.
Já as despesas incluem todos os gastos relacionados à manutenção da empresa, como salários dos funcionários do setor administrativo, aluguel, materiais de escritório, contas da água, energia e internet etc. Perceba que eles são importantes para o funcionamento da empresa, mas não estão diretamente ligados ao produto.
Saber quais são os custos para produzir ou desenvolver um produto e as despesas para manter a empresa é essencial para encontrar o preço certo. Basicamente, o que você terá que fazer é: gastos para fabricação/desenvolvimento de um produto + lucro em cima do produto = preço
Se sua empresa está começando não tem como saber os gastos com precisão. Nesse caso, analise quais os desembolsos iniciais que precisa ter para fabricar ou desenvolver o produto e estime o quanto de receita obterá. À medida que o tempo passa você poderá analisar os ajustes que precisarão ser feitos nos preços estabelecidos.
Falando em ajustes, uma dúvida muito comum quando o assunto é precificação de produtos é a seguinte:
Produto precificado, não preciso mais me preocupar?
Na verdade, o trabalho de precificar um produto não acaba nunca. É importante que você avalie sua política de preços constantemente, em especial em situações que:
- Os custos mudaram;
- Um novo produto é introduzido;
- A estratégia de vendas é reformulada;
- Concorrentes mudaram o preço;
- Cenário econômico de inflação ou recessão;
- A empresa decidiu mudar o público-alvo.
Portanto, nunca esqueça de sempre ficar de olho no mercado e no fluxo de caixa do seu negócio.
Concluindo
Você já sabe que encontrar o preço ideal de um produto é fundamental para a sobrevivência da empresa. Agora, para entender de uma vez por todas como encontrar o preço de produto, não esqueça de algumas regras gerais:
- Todos os preços devem cobrir custos e lucros;
- Caso queira baixar preços de forma eficaz, baixe os custos;
- Preços devem ser estabelecidos para garantir as vendas;
- Revise os preços frequentemente para garantir que eles reflitam a dinâmica do custo, as demandas do mercado, a concorrência e os objetivos de lucro da sua empresa.
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