Como usar o Google Trends na sua estratégia de conteúdo?

O Google é um dos maiores motores de buscas na internet, com bilhões de pesquisas realizadas diariamente em suas plataformas. Se você está entre os usuários dessa ferramenta, provavelmente já se deparou com o Google Trends.

Contudo, você sabe como usar o Google Trends como estratégia de marketing de conteúdo? Utilizar essa funcionalidade para direcionar a produção dos materiais que serão disponibilizados no seu site, blog ou aplicativo poderá gerar um maior engajamento dos usuários.

Ficou interessado nesse assunto? Então prossiga com a leitura para aprender como usar o Google Trends na sua estratégia de conteúdo.

Não perca!

O que é o Google Trends?

O Google Trends é uma ferramenta presente no Google que apresenta quais são os termos de busca mais recorrentes. Ou seja, ela mostra as pesquisas que estão em alta e que podem atrair os usuários da plataforma.

A palavra trends significa tendência, sendo justamente o que a ferramenta indica. Com o seu uso, você consegue compreender se é benéfico ou se o momento é apropriado para implementar determinada estratégia no seu negócio com base nos resultados apresentados pelo buscador.

Como o recurso funciona e quais as suas principais funcionalidades? 

O funcionamento do Google Trends é bem simples. O Google armazena e organiza todos os dados e consultas feitas no seu buscador ou em suas plataformas. Ao acessar a ferramenta, é possível buscar por um determinado termo para que seja criado um gráfico com informação a seu respeito.

No eixo vertical estará o volume de buscas desse termo em determinado período. Já o eixo horizontal mostra a evolução da demanda no tempo. Assim, é possível identificar os momentos em que aumentou ou diminuiu a procura por aquele tema na web.

Além da pesquisa por termo, você poderá verificar quais são as pesquisas do momento de modo geral ou por categoria (tecnologia, ciências, esportes, games, política, entre outros). Também é permitido filtrar essa consulta por ano, visando identificar as tendências em um período pontual.

Como usar o Google Trends na minha estratégia?

Antes de lançar um produto ou conteúdo, é pertinente saber se há interessados nele, você concorda? E, justamente, o uso do Google Trends pode ser útil para fazer esse tipo de análise, facilitando a tomada de decisão se vale seguir com a sua produção.

Ademais, você poderá usar os resultados obtidos para planejar os seus conteúdos, ter insights, usar palavras-chaves que estão em alta, otimizar anúncios etc. Dessa forma, o engajamento, conversão e fidelização dos seus clientes pode aumentar.

Caso você não tenha muita experiência com o assunto, vale contar com o suporte de empresas que atuam com produção de conteúdo — a exemplo da ABContent. Ela oferece materiais especializados em finanças, investimentos, negócios, empreendedorismo e lifestyle.

Depois de conferir como usar o Google Trends, você pretende utilizar essa ferramenta para aprimorar as suas estratégias de marketing de conteúdo? Caso encontre dificuldades ou surjam dúvidas no caminho, não deixe de procurar por suporte profissional qualificado.

O que achou deste conteúdo? Deixe um comentário com as suas percepções no campo abaixo!

Vamos conversar?

Agende uma reunião com nossos especialistas e descubra como acelerar sua estratégia digital!

Newsletter

Assine gratuitamente e receba conteúdos exclusivos no seu e-mail

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também: