O que é palavra-chave? Conheça a importância e saiba como escolher a certa

Para estruturar uma campanha de marketing digital de qualidade é imprescindível que você entenda o que é palavra-chave e como selecioná-la. Além de servir de filtro para os motores de busca, ela faz parte de uma estratégia maior, voltada para alavancar as vendas no ambiente digital. 

Ademais, é a seleção de palavras-chave que guiará a sua campanha no Google Ads, por exemplo. Portanto, se você deseja alcançar melhores posições nos resultados de pesquisas do Google — de maneira orgânica ou paga — e investir no marketing de conteúdo, deve procurar saber mais sobre o tema. 

Tem interesse no assunto? Então prossiga com a leitura para entender o que é palavra-chave, como escolhê-la e qual a sua importância!

Afinal, o que é palavra-chave?

A palavra-chave (ou keyword) refere-se à expressão, frase ou termo que é usualmente utilizado para fazer pesquisas nos motores de busca. No marketing digital, uma palavra-chave é usada para estruturar o SEO, otimizar os conteúdos e guiar as demais estratégias de divulgação do negócio.

Para que você entenda melhor, considere o exemplo de uma consultoria financeira especializada em investimentos para iniciantes. Nesse caso, a palavra “investimento” assume enorme importância. Portanto, ao criar conteúdos para o blog e redes sociais, o termo precisa aparecer.

Por outro lado, a dificuldade de rankeamento da palavra-chave “investimento” é alta. Isso porque o termo é genérico e pode representar segmentos distintos. Por exemplo, ele pode estar relacionado à busca por investimentos em imóveis, negócios, alternativas complexas do mercado financeiro etc.

Nesse sentido, a partir do termo “investimento” vale definir outras palavras-chave de cauda longa. Também conhecida por “long tail”, a cauda longa forma uma expressão ou uma ideia mais específica.

No exemplo acima, pode-se definir a long tail “investimentos para iniciantes”, que é a especialidade da consultoria em questão. Assim, é possível que o empreendimento adquira mais cliques nas pesquisas e obtenha um alcance maior, já que o público foi segmentado.

Logo, as chances de concretizar as vendas são maiores, uma vez que o trabalho da seleção de palavras-chave orientou as buscas para um termo mais assertivo. Ou seja, é esperado que mais leitores iniciantes encontrem o conteúdo.

Qual a importância das palavras-chave em um site e blog?

Agora que você entendeu o que é palavra-chave, é hora de compreender a relevância dela dentro de um site ou blog. Já vimos que o termo guiará as estratégias de marketing digital e as otimizações nos conteúdos, seja nos textos do site, do blog ou das redes sociais.

Seguindo o exemplo anterior, caso a seleção da palavra-chave seja falha ou imprecisa, é possível que a consultoria não tenha cliques significativos no seu site. Consequentemente, as vendas serão afetadas, assim como o tráfego. Em geral, a visibilidade do negócio será comprometida.

Isso porque a definição da palavra-chave está diretamente relacionada com as pesquisas feitas no Google. Uma vez que o objetivo é atrair clientes, não aparecer em um bom posicionamento nas pesquisas não só afastará o seu público-alvo como reforçará a presença dos seus concorrentes.

O ideal é que quem pesquisar por “investimento para iniciantes” encontre o site da consultoria entre as primeiras posições. Com isso, o potencial cliente pode entender o que a empresa faz e como pode ajudá-lo.

Essa dinâmica também é fundamental para os conteúdos dos blogs. Afinal, o objetivo é usar o marketing de conteúdo e avançar as pessoas pelo funil de vendas. Por meio de conteúdos educativos, são compartilhados conhecimentos de acordo com a etapa de compra em que a pessoa está.

Por isso, vale ter muita atenção à seleção da palavra-chave em cada conteúdo. O termo escolhido funciona como porta de entrada para o público acessar o blog e, consequentemente, percorrer o funil de venda até concretizar a compra ou contratação. 

Palavra-chave e SEO: qual a relação?

Após compreender a importância da palavra-chave, vale saber um pouco mais sobre a relação dela com o SEO (Search Engine Optimization) ou otimização de mecanismos de busca. 

O termo envolve um conjunto de ações voltadas para otimização das páginas do site ou para o conteúdo do blog. Essas técnicas são capazes de melhorar a experiência do usuário e de levar a página a melhores posições de rankeamento nos motores de buscas.

Por exemplo, é importante que a palavra-chave apareça nos títulos, na meta description e na URL da página. Todos esses detalhes fazem parte do SEO. Do contrário, é possível que o seu site não tenha um desempenho tão satisfatório na indexação do Google.

Para que a estratégia SEO seja eficiente, você também deve fazer a escolha da palavra-chave certa. Isso porque as técnicas de otimização são voltadas para a persona, o que inclui a seleção da palavra-chave. Logo, SEO e palavra-chave caminham juntos e um não funciona sem o outro.

Como escolher a palavra-chave certa?

Ao longo deste conteúdo, você viu como é necessário saber escolher a palavra-chave de seus materiais. Mas como fazer isso? A seleção da palavra-chave deve considerar: 

  • o volume das buscas;
  • a intenção de busca do usuário;
  • a dificuldade e a popularidade do termo; 
  • a relevância dele para o seu negócio ou blog. 

Ferramentas como Google Keyword Planner, Semrush, UberSuggest e Moz podem ajudar nesse trabalho. Essas plataformas são direcionadas para encontrar palavras-chave relevantes e trazem dados sobre volume de buscas e popularidade dos termos. 

Com o auxílio delas, torna-se possível fazer uma curadoria e identificar qual é a palavra-chave mais adequada para a sua estratégia de marketing digital.

Ainda, vale mencionar a importância de analisar o seu concorrente líder de vendas. Ao identificar como o SEO é aplicado e quais palavras-chave ele utiliza, é possível que você obtenha um norte e detecte possíveis falhas dentro da sua própria estratégia.

Para auxiliar na implementação dessa estratégia, vale a pena contar com uma empresa especializada na produção de conteúdo otimizado. Dessa maneira, a sua empresa terá suporte para desenvolver as estratégias de marketing de conteúdo enquanto pode focar no core business. 

Agora você sabe que entender o que é palavra-chave é essencial para quem possui um site ou blog. Com isso, fica mais fácil otimizar os conteúdos e atrair o seu público-alvo. Ademais, as chances de que a sua página apareça bem posicionada nos resultados de busca são maiores.

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