Parecia ser apenas uma rede social para compartilhamento de fotos e imagens se tornou uma grande plataforma de negócios.
Com essa frase curta e simples já deu para entender que estamos falando do Instagram, não é mesmo? Lançado há quase 10 anos, a rede social se transformou, foi comprada pelo Facebook e hoje apresenta dados intensos de uso. Veja só:
- 1 bilhão de usuários por mês;
- 500 milhões de usuários diários;
- 63% dos perfis logan todos os dias;
- média de navegação de 28 minutos/dia;
- 200 milhões de pessoas visitando ao menos um perfil comercial ao dia.
Esses dados foram divulgados pela Hootsuite e apontam para a grande abrangência da ferramenta. E o que podemos aprender olhando para todos esses números? O Instagram é uma poderosa ferramenta de vendas!
Quer descobrir como vender pelo Instagram? Então, acompanhe o post de hoje!
Dica nº1: Formalize o seu negócio com um perfil comercial
A primeira dica para quem está iniciando sua trajetória pelo “Insta” é relativa ao perfil. A rede social permite a criação de perfis exclusivos para empresas, os perfis comerciais.
Eles surgiram para dar mais credibilidade à presença digital das empresas e para “organizar” a rede, ou seja, fazer com que empresas e profissionais prestadores de serviços parem de utilizar o perfil pessoal para divulgar sua marca.
Perfis comerciais têm uma abrangência menor no feed, contudo, podem executar anúncios de conteúdos. O uso de ads é bastante proveitoso para as empresas, mas só podem ser feitos por perfis comerciais.
O perfil comercial é tipo a PJ do Instagram. Ele dá subsídio para que a empresa possa ter alguns recursos orientados para a atividade comercial, e adotar esse modelo de perfil é, sem dúvida, a primeira coisa a se fazer para vender usando o Instagram.
Dica nº2: Publique conteúdo relevante
A publicação de conteúdos de qualidade serve como meio de informar o público sobre fatos, curiosidades e dicas que orbitam o universo do seu negócio.
Ao adotar essa estratégia, a empresa busca a atenção do público-alvo e a geração de autoridade em seu mercado.
Conteúdos convertem pessoas e retêm a atenção delas, e essas duas ações são fundamentais para gerar novas oportunidades de negócio e potencializar as vendas pelo Instagram.
Não se esqueça de um detalhe muito importante: a conversão e geração de autoridade estão diretamente ligadas à qualidade dos conteúdos apresentados pela empresa, portanto, não se esqueça de deixar a produção deles nas mãos de profissionais que entendem do assunto!
Dica nº3: Analise a performance de suas postagens
Essa dica serve para que você possa determinar quais são os horários e dias em que seus posts performam bem.
Ao analisar os dados das postagens e as interações será possível traçar um parecer sobre o comportamento do público e os horários que geram mais impacto perante a audiência.
Isso é fundamental para que a empresa solte posts de forma estratégica e evitar o silêncio. Pense em um post de promoção. A intenção é que ele tenha boa performance e atraia pessoas para as compras, certo?
Então, o negócio é acertar no momento ideal de postagem, e isso só será identificado conforme os dados de performance das publicações são analisados.
Já em relação à frequência de postagem, fique atento às seguintes reflexões para otimizar as vendas pelo instagram:
- Comece publicando um conteúdo por dia;
- Evite publicar mais de 1 conteúdo diário para não “atropelar” os conteúdos;
- Pense na rotina do seu público-alvo no momento de elaborar a frequência de postagem (e aqui cabe executar a criação de personas para facilitar o processo);
- Não esqueça de movimentar o perfil durante finais de semana.
Dica nº4: Use os stories para vender pelo Instagram
Não resuma seus conteúdos ao feed do perfil. A ferramenta stories tem uma utilização muito grande e pode ser um ótimo canal para executar uma divulgação mais informal e interativa dos seus produtos ou serviços.
Ainda de acordo com o levantamento do Hootsuite, marcas postam, em média, 2,5 stories por semana, e um terço dos stories mais visualizados no mundo pertencem à marcas e não pessoas.
500 milhões de usuários utilizam o Instagram Stories diariamente e sua empresa precisa adentrar nessa nova dinâmica de comunicação para ter acesso à mais público e gerar novas oportunidades.
Dica nº5: Atenda as pessoas pelas Direct Messages
As mensagens diretas do Instagram são um recurso de comunicação simples e efetivo. Aproveite este recurso para estabelecer um canal de atendimento ao cliente no Instagram e potencializar o relacionamento e as chances de vendas.
Muitas empresas abdicam dos canais digitais de comunicação ou centralizam o contato via e-mail. Essas práticas já se tornaram obsoletas, ainda mais em um contexto em que se debate a aplicação e melhoria do atendimento omnichannel.
Muitas pessoas irão responder stories e tirar dúvidas assim que baterem o olho em uma publicação, mas pode ter certeza que nem metade delas irá se dar ao trabalho de enviar um e-mail para a empresa. E o que isso significa? Oportunidades perdidas.
Fortaleça a comunicação via WhatsApp, Instagram e Facebook, afinal, essas plataformas estão se desenhando como a principal opção dos consumidores para entrar em contato com as empresas que vendem pelas redes sociais.
Dica nº6: Aposte nos ads
Assim como ocorre com o Facebook, o Instagram também permite a veiculação de conteúdo pago. A Hootsuite avalia que o público potencial dos anúncios gira em torno de 850 milhões de pessoas em todo o mundo.
Sua empresa não deve ficar de fora! Os anúncios digitais dão resultado e toda a performance dos anúncios pode ser mensurada, o que dá margem para correções estratégicas e melhoria nos conteúdos.
O custo para publicar não é alto e o retorno é bastante atrativo, portanto, faça alguns teste, aposte na veiculação de anúncios e mantenha a atenção com os indicadores de performance para vender cadas vez mais pelo Instagram.
Ao seguir essas seis dicas, sua performance de vendas pelo Instagram vai registrar um salto de qualidade e volume. São dicas simples, mas efetivas e práticas, e sua empresa pode aplicá-las agora mesmo!
Para fechar o assunto de como vender pelo Instagram, fazemos um convite para que você entre em contato com os consultores da AB Content e descubra como produzir os melhores conteúdos para o seu perfil no Instagram, e também para as páginas do seu site e para o blog corporativo!