Taxa de conversão: o que é, como calcular e como aumentar a sua?

A geração de tráfego qualificado é uma estratégia essencial para o seu negócio. Afinal, por meio dela é possível aumentar o fluxo de visitantes em seus canais digitais. Logo, esse método permite trazer mais oportunidades de vendas.

Porém, para entender se todos os esforços e investimentos em marketing realmente trouxeram bons retornos, é necessário mensurar os resultados. Uma das maneiras de medir isso é por meio da taxa de conversão. 

Por isso, a seguir, você verá o que é, como calcular e como aumentar a taxa de conversão do seu negócio. Confira!

O que é taxa de conversão?

A taxa de conversão é uma métrica utilizada para analisar o desempenho das estratégias de marketing e vendas. Para tanto, ela mensura o percentual de usuários que realizam determinada ação desejada por esses setores.

Uma das grandes vantagens do indicador de taxa de conversão é a possibilidade de medir diferentes tipos de ações. Aqui estão as conversões mais comuns realizadas em sites, blogs, redes sociais, lojas virtuais, e-mail marketing e anúncios pagos online:

  • cadastro no site;
  • pedidos de orçamento;
  • ligação para a empresa;
  • compras no e-commerce;
  • atualização de um serviço;
  • acesso a páginas específicas;
  • cadastro em uma newsletter;
  • envio de formulário de contato;
  • cliques em call to actions (CTA);
  • agendamento de demonstrações;
  • download de e-books, planilhas ou aplicativos.

Por que medir a taxa de conversão?

Agora que você sabe o que é taxa de conversão, é preciso entender a importância dessa métrica. Ao acompanhar o indicador, o profissional de marketing ou de vendas tem a oportunidade de identificar quais estratégias estão trazendo os retornos esperados.

Assim, a empresa pode focar os seus investimentos em ações eficazes e parar aquelas que não são tão efetivas. Além disso, a taxa de conversão permite descobrir pontos de melhoria, contribuindo para a correção das técnicas e, consequentemente, para a otimização dos recursos.

Como calcular a taxa de conversão?

Depois de entender a importância da taxa de conversão, é a hora de saber como calculá-la. Para tanto, é só utilizar a seguinte fórmula: 

taxa de conversão (%) = (número de conversões no período / total de usuários que chegaram ao ponto de conversão) * 100

Para ficar mais claro como se calcula a taxa de conversão, vale a pena exemplificar. Suponha que, em 30 dias, uma página de produto do seu e-commerce tenha recebido 20.000 visitas e 300 delas concluíram a compra.

Aplicando os números do exemplo na fórmula tem-se: taxa de conversão (%) = (300/20.000) * 100 = 1,5%. Então a taxa de conversão em vendas do seu e-commerce seria de 1,5%. 

Depois de calcular essa taxa, você deve estar se perguntando como saber se ela é boa ou não, certo? Para chegar a uma conclusão, é necessário compará-la com o histórico de desempenho do produto vendido, bem como com as metas de vendas previamente estabelecidas.

Além disso, é importante conhecer a taxa de conversão por segmento. Dessa forma, você saberá qual é o desempenho da sua empresa em relação à performance dos concorrentes que atuam no mesmo ramo que o seu negócio. 

Cabe ressaltar que você não precisa calcular manualmente a métrica quando for necessário. Isso porque ferramentas como o Google Ads e plataformas de publicidade como o Facebook Ads podem mostrar suas taxas de conversão diretamente em sua interface.

Como aumentar a taxa de conversão no seu site?

Ao conhecer a taxa de conversão você pode desejar aumentar a sua. Isso é possível ao investir em estratégias para melhorar o desempenho dos seus canais digitais — como site, blog, redes sociais e lojas virtuais. 

Assim, você ajuda o visitante a chegar até lá e concluir uma ação. Então confira dicas de como aumentar a taxa de conversão da sua empresa!

Avalie a relevância do seu conteúdo

A qualidade do conteúdo divulgado em seu site, blog ou redes sociais é um fator essencial para a conversão. Afinal, um texto contendo as informações necessárias para o potencial cliente no momento em que ele precisa é capaz de incentivá-lo a agir.

Por isso, vale a pena avaliar a relevância do seu conteúdo. Nesse sentido, veja se os materiais produzidos são claros, ou seja, se eles comunicam nitidamente a informação que deseja transmitir. Além disso, verifique se eles são capazes de ajudar o leitor a resolver os seus problemas. 

Ofereça uma boa experiência de navegação

Outra maneira de aumentar a taxa de conversão da sua empresa é oferecer uma boa experiência de navegação. Quando o consumidor consegue navegar facilmente pelas páginas do seu site ou blog, ele tem mais chances de tomar uma decisão.

Para tanto, é recomendável que a sua página tenha um layout organizado e agradável, além de estrutura intuitiva. Também é preciso contar com um campo de busca de fácil acesso. Além disso, tenha páginas que se adaptem às telas de quaisquer dispositivos móvel.

Utilize técnicas de persuasão

As técnicas de percussão são estratégias que podem ser efetivas no aumento das taxas de conversão. Isso é possível porque elas atuam sob o inconsciente dos consumidores, facilitando a tomada de decisão. 

Por exemplo, o gatilho mental de urgência ativa o senso de imediatismo. Dessa forma, os interessados sentem o impulso de aproveitar uma oportunidade antes que ela acabe. Por isso, essa técnica de persuasão é bastante explorada no marketing e vendas.

Crie uma proposta de valor

Uma proposta de valor é capaz de convencer os consumidores de que o seu produto ou serviço oferece benefícios superiores ao das outras soluções similares. Portanto, essa estratégia pode ajudar a aumentar a taxa de conversão do seu negócio.

Para criar uma proposta de valor que mostre para o consumidor como a sua solução pode ser relevante para ele, é importante falar diretamente à dor ou necessidade do seu cliente, de forma clara e objetiva. 

Como você viu, a taxa de conversão é uma das métricas mais relevantes de uma empresa. Afinal, ela permite identificar quais estratégias estão gerando retornos satisfatórios e como otimizá-las para melhorar os resultados. Portanto, não deixe de utilizá-la no seu negócio!

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