Comunicação integrada de marketing (CIM): como aplicar no seu negócio?

Comunicar-se de maneira clara e consistente com seus clientes e leads em todos os canais de contato é importante para as empresas se destacarem no seu mercado. Nesse sentido, aplicar a comunicação integrada de marketing (CIM) é uma das estratégias para conseguir alinhar a mensagem da marca.

A CIM tem o objetivo de facilitar o diálogo na empresa, tanto internamente, entre colaboradores, quanto com seu público externo. Assim, vale a pena saber quais são os principais detalhes sobre ela para aplicar no seu negócio.

Pensando nisso, nós preparamos este artigo explicando o que é a comunicação integrada de marketing. Você entenderá como ela funciona e como aplicar a CIM na empresa!

O que é comunicação integrada de marketing?

A comunicação integrada de marketing é uma abordagem de planejamento que busca gerar consistência na comunicação de uma empresa. O objetivo é fazer com que as ações, estratégias de atendimento, tom de voz e demais aspectos sejam empregados em todos os canais de contato, peças, campanhas e comunicações com o público-alvo.

Com isso, entende-se que o discurso de uma empresa precisa estar alinhado em todas as camadas de comunicação, sejam elas internas ou externas. Afinal, a linguagem integrada é essencial para estabelecer um diálogo com os stakeholders do seu negócio. 

Para entender melhor, imagine que uma empresa lançará um novo produto no mercado. Nesse caso, é fundamental haver um alinhamento total na linguagem e nas estratégias de comunicação envolvendo anúncios nas redes sociais, e-mails, releases para imprensa etc. 

Quais são as principais características da CIM?

Como você viu, uma das principais características da CIM é o tom de voz único. Com ele, é possível imprimir a personalidade que a sua empresa quer passar em suas mensagens, seja para colaboradores, fornecedores ou clientes. 

Outra característica central é o alinhamento na transmissão da mensagem em todos os canais. Todas as produções, especialmente as que envolvam conteúdo, devem ter conexão. O objetivo é gerar uniformidade na mensagem e gerar mais clareza para o público.

Ao adotar a CIM, é fundamental pensar nessa complementaridade entre os diferentes canais. Quando a estratégia é bem construída, a consistência na mensagem contribui para fortalecer os conteúdos da empresa e as ações de marketing como um todo. 

O foco no cliente também é uma das características da comunicação integrada de marketing. Tenha em mente que as mensagens e as comunicações da empresa precisam ser adaptadas para impactar o seu público-alvo de forma personalizada. 

Como aplicar a comunicação integrada de marketing no seu negócio? 

Agora que você já compreendeu o que é comunicação integrada e suas principais características, está na hora de aprender a aplicá-la na sua empresa. Existem passos que devem ser considerados conforme a realidade do seu negócio.  

Entenda! 

Defina o seu público-alvo

Ter um público-alvo bem definido é indispensável para determinar com quem sua empresa deve se comunicar. Então saber as características do consumidor que você deseja alcançar é uma das bases para definir a sua estratégia de comunicação. 

Para tanto, há perguntas quantitativas e qualitativas para as quais você deve buscar respostas. Veja exemplos!

  • Quais são os principais problemas do meu lead?
  • Quais canais de comunicação que ele mais usa?  
  • O que ele gosta de fazer nas horas vagas? 
  • Onde ele vive e trabalha?
  • Como é o seu consumo no ambiente digital? 

A partir dessas respostas, você determina sua persona — uma representação do cliente ideal. Com esse direcionamento, é possível traçar uma estratégia de comunicação mais efetiva, além de colaborar para a elaboração de todos os planejamentos de marketing da empresa. 

Estabeleça a identidade da sua empresa

Depois da persona, é preciso estabelecer uma identidade para empresa, considerando o tom de voz a ser adotado e refletindo os valores e a missão do negócio. Entenda esse processo como se fosse a definição de uma a linha editorial de uma revista. 

Por exemplo, imagine que sua empresa atue no meio jurídico, no qual o público busca informações atualizadas sobre leis e projetos em tramitação. Nesse caso, adotar uma linguagem com gírias e outros elementos informais pode não ressoar bem com a audiência.

Portanto, crie uma mensagem central clara, aplique em todos os canais de contato e assegure que o tom de voz da empresa é realmente adequado para o seu mercado. Se o seu público pede por uma linguagem formal, siga por esse caminho. Se for possível ser informal, vale fazer testes.

Além disso, essa identidade e tom de voz serão usados para as comunicações internas — nas estratégias de endomarketing. Afinal, os colaboradores também precisam ter a compreensão da abordagem para conseguir replicar a mensagem da empresa. 

Selecione os canais de comunicação

Com a internet, há diversas formas pelas quais uma empresa pode ser vista no mercado e buscar atingir o seu público — das redes sociais ao tradicional e-mail. Contudo, você deve entender que nem todos os canais podem ser interessantes para o seu processo de conversão. 

Por isso, selecioná-los com consciência, considerando o seu público-alvo, pode facilitar o desenho de estratégias e economizar energia do seu time de comunicação. Como você já viu, é possível defini-los por meio da compreensão sobre sua persona. 

Analise resultados

Por fim, vale destacar que a comunicação integrada de marketing é uma estratégia que pode evoluir constantemente. Isso acontece porque aspectos como os hábitos de compra do seu público mudam com o tempo e o seu negócio pode não ter sucesso se não acompanhar essas transformações. 

Desse modo, ter a prática de analisar resultados possibilita medir se as estratégias usadas foram efetivas. Com base em números, é possível realinhar planejamentos de forma mais rápida e inteligente. 

Para ter as informações, vale a pena estabelecer e analisar os key performance indicators (KPIs). Também é interessante coletar feedback do seu público — por meio de pesquisas, por exemplo. 

Não existe uma frequência de mudança para um plano de comunicação integrada de marketing que funcione para todos os negócios. Cada empresa deve ter uma rotina que melhor funcione para a sua realidade. 

Ao longo deste conteúdo, você entendeu o que é e quais as características da comunicação integrada de marketing. Com base nas informações, avalie como adotá-la no seu negócio e esteja sempre atento a novas tendências de mercado para manter suas estratégias atuais. 

Você sabia que o marketing de conteúdo pode ser importante para fortalecer a mensagem da sua marca e ampliar a presença digital dela? Veja 5 dicas para começar a adotá-lo em seu negócio!

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