Como produzir conteúdo online que engaja seu público?

A produção de conteúdo online é fundamental para ter destaque no meio digital e melhorar os resultados da sua empresa. Para tanto, a marca deve contar com materiais estratégicos, que impactam positivamente a audiência.

Como consequência, o público tende a se conectar mais com o negócio, favorecendo o engajamento. Logo, não basta ter mídias bem elaboradas — elas precisam comunicar adequadamente o que a empresa deseja.

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Utilize o storytelling

Uma das estratégias empregadas na internet para gerar mais conexão com o público é o storytelling. Em tradução livre, o termo significa contar histórias e consiste em uma forma de comunicar a mensagem da sua marca por uma narrativa envolvente e persuasiva.

Ao utilizar o storytelling, os conteúdos online têm mais chances de se conectar emocionalmente com a audiência — e seu impacto tende a ser maior. Essa também é uma estratégia para facilitar a compreensão de temas mais complexos.

Para a produção de materiais usando essa abordagem, a empresa deve explorar técnicas narrativas, seguindo um roteiro conceitual que estrutura o conteúdo. Ademais, o texto precisa ser elaborado de maneira fluida, natural e envolvente para alcançar o seu objetivo.

Além disso, é importante conhecer bem a sua persona, entendendo suas dores, desejos e expectativas. Desse modo, a empresa consegue criar histórias que ressoem com o público. 

Um ponto de destaque é que o texto pode incluir elementos de empatia, conflito e resolução. Dessa forma, ele mantém o interesse e gera identificação, tornando a experiência de consumo de conteúdo mais impactante. Contudo, você deve observar a relação da narrativa com os valores da marca.

Desse modo, a empresa eleva a probabilidade de a mensagem transmitida atrair o público certo e cumprir as suas metas em cada campanha. Assim, ela aumenta as chances de ter um bom engajamento e manter a audiência envolvida.

Aplique técnicas de SEO

Quando os conteúdos são publicados em sites ou blogs, vale a pena contar com técnicas de SEO (search engine optimization). Trata-se da otimização para os mecanismos de pesquisa da internet, como o Google.

Os buscadores contam com algoritmos para rastrear, indexar e ranquear os conteúdos online. Esses sites de pesquisa possuem um sistema para avaliar e definir o posicionamento dos resultados quando o usuário faz a sua busca.

Dessa forma, quando você procura por um tema no Google, por exemplo, ele tem critérios para detectar a página com maiores chances de entregar o melhor resultado. Assim, o buscador favorece a experiência dos seus usuários.

Com isso em mente, é válido entender esses critérios e ajustar a produção de conteúdo online para mirar um bom posicionamento. Afinal, os primeiros resultados da pesquisa têm maiores chances de serem acessados — o que se reflete no desempenho do seu site ou blog.

Os motores de busca tendem a passar por atualizações, então as técnicas de SEO também podem mudar. Mas algumas formas de deixar as suas páginas amigáveis são:

  • produzir conteúdo original e relevante;
  • deixar a navegabilidade da página simples e intuitiva;
  • utilizar palavras-chave estratégicas, pensando em como as pessoas pesquisariam pelo tema que você está abordando;
  • criar links internos e externos, porém, com moderação e bom senso;
  • manter as páginas leves e funcionais, evitando links quebrados ou conteúdos que demoram para ser carregados;
  • deixar o site responsivo — ou seja, bem adaptável a qualquer dispositivo, como celulares, tablets e computadores.

Use as redes sociais estrategicamente

As redes sociais são fundamentais para as estratégias de empresas que desejam crescer no meio digital. Elas têm um papel relevante para o engajamento e a lealdade do público por permitirem uma interação mais direta com a audiência.

As melhores formas de utilizar esses meios devem ser avaliadas conforme o perfil da marca e do público. Empresas de setores mais técnicos — por exemplo, o financeiro — costumam adotar uma abordagem mais sóbria, mas ainda conseguem manter uma leveza característica das redes sociais.

Enquanto isso, negócios ligados ao entretenimento, como produtoras de eventos, podem ter uma comunicação mais divertida e casual. O importante é entender a sua proposta e as características da sua audiência para determinar quais conteúdos postar e como deve ser a comunicação.

Para descobrir o que funciona bem e ajustar a criação, considere monitorar métricas como alcance, engajamento, cliques e conversões. Para tanto, você tem a opção de utilizar ferramentas de análise — como Quintly, LikeAlyzer e Iconosquare — ou dados gerados pelas próprias plataformas.

Defina os melhores formatos para cada objetivo

Você já entendeu algumas formas de explorar a criação de conteúdo online para melhorar o engajamento da audiência. Mas obter um bom resultado exige estabelecer a forma mais eficiente de produzir cada tipo de material.

A estratégia deve ser personalizada conforme as demandas do seu negócio e o objetivo de cada campanha. Para tanto, mais uma vez, conheça bem o seu público, seus hábitos de consumo de conteúdo e a mensagem que o negócio deseja transmitir.

Por exemplo, se a meta é gerar tráfego para o seu site, um blog post otimizado para SEO pode ser adequado. Já vídeos curtos ou infográficos tendem a ser eficazes para campanhas que buscam engajamento imediato, como lançamentos de produtos ou eventos.

Esses materiais também funcionam para educar o público, explicando como usar o seu produto ou serviço. Ainda, eles são úteis para demonstrar como a sua solução pode ajudar o consumidor.

Adicionalmente, a escolha do formato deve considerar a plataforma na qual o conteúdo será divulgado, pois cada veículo tem a sua dinâmica. No Instagram, por exemplo, é importante explorar elementos mais visuais, enquanto no LinkedIn os textos tendem a se destacar.

Essa jornada de definição dos melhores formatos e estratégias para as campanhas costuma ser desafiadora. Mas você pode contar com o auxílio de uma empresa especializada na produção de conteúdo, como a ABContent. Definimos as estratégias mais adequadas, conforme o perfil e as necessidades do negócio.

Conclusão

Com as dicas que você conferiu, fica mais fácil produzir conteúdo online para engajar o seu público. A internet tem muitas oportunidades para as empresas se destacarem, então vale a pena explorar as possibilidades para melhorar os seus resultados.

Quer ter conteúdos feitos sob medida para as demandas da sua empresa? Conheça as soluções da ABContent e descubra como ter destaque no meio digital!

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