Para se ter destaque em um determinado setor do mercado, é fundamental estar presente no meio digital nos dias atuais. Isto, entretanto, compreende mais do que apenas estar nas redes sociais. Seja no setor de oferta de produtos, serviços ou de informação, para manter influência e criar receita, você precisa de um blog.
Engana-se, contudo,quem acredita que basta criar um blog e produzir conteúdo. Com a concorrência cada vez maior, dificilmente você estará navegando por águas nunca exploradas. Assim, é importante criar conteúdo de valor para seu público e se destacar no mercado.
E como fazer isso? Neste artigo, você acompanhará dicas de como produzir um conteúdo relevante, que faça a sua empresa se destacar em relação às produções de seus concorrentes.
Continue acompanhando e faça a diferença em seu nicho de atuação. Boa leitura!
Como criar conteúdo relevante para seu blog?
O desenvolvimento de conteúdo relevante é o grande segredo para aumentar a visibilidade de uma marca e torná-la autoridade no setor do mercado em que atua. Após um bom planejamento e tentativas, é possível criar um conteúdo que promova o engajamento de seu público.
E algumas dicas valiosas podem lhe ajudar nisso. Veja!
1. Defina sua Persona
Primeiramente, você precisa entender não só o público-alvo do setor em que você atua, como da sua empresa em específico. Tomemos como exemplo uma loja de móveis planejados. Isto também vale, no entanto, para empresas do setor de serviços e do consumo de informação.
O público pode abranger um grande número e uma grande variedade de perfis. Mas isso depende, também, do serviço que você e seus concorrentes oferecem. A depender da faixa de preços, dos serviços prestados e do design de móveis, você pode ser escolhido por um grupo e preterido por outros.
As personas são perfis semi-fictícios construídos com base em estudos dos seus clientes ideais. Este é um trabalho que exige atenção, pois, provavelmente, sua marca apresenta mais de uma persona e você precisa estar ciente de todas elas para produzir conteúdo de valor a todas elas.
No exemplo citado, talvez seu diferencial frente a seus concorrentes sejam os preços baixos. Assim, sua persona poderia ser, por exemplo algum jovem adulto que acabou de decidir morar sozinho, por exemplo. Em outro cenário, se você entrega móveis de alto padrão ou de materiais importados, sua persona será alguém com maiores recursos financeiros.
Certamente, sua empresa pode ter mais de uma persona – e você irá descobri-las a partir do estudo de seus consumidores. Este é um exercício essencial para a produção de conteúdo relevante ao seu público.
Além disso, no caso de duas, três ou mais personas, segmente esse público e planeje conteúdo para todas elas. Assim, todos se sentem contemplados.
2. Coloque-se no lugar do(a) leitor(a)
Antes de começar a redação de qualquer conteúdo, você deve se colocar na posição de seus leitores. Como cliente e usuário da sua plataforma, você se interessaria pelos conteúdos que estão sendo pautados?
Ainda, desta forma, você entende melhor a experiência do visitante do seu site e dirige sua mensagem a ele de forma eficaz e mais direta. Não é melhor quando a linguagem é um pouco mais intimista e acolhedora?
Ao visitar blogs, as pessoas não procuram a experiência de estar lendo uma tese, ou mesmo uma reportagem densa de um jornal sério. O leitor quer receptividade e a sensação de se sentir em uma conversa única.
Do mesmo modo que a abordagem ao leitor, o tom do texto é de extrema importância nesses casos. Um grande erro dos bloggers é se colocar como o grande especialista do assunto quando, na verdade, poucos deles realmente o são. Essa prática, além de afastar o leitor da sua marca, ainda representa um obstáculo à compreensão de sua mensagem.
3. Planeje o SEO
Se você é um leitor do nosso site, já sabe o que é o famoso SEO e conhece algumas de suas práticas. O conteúdo otimizado para os mecanismos de buscas é de extrema importância para que seu blog se destaque entre milhares de outros.
As estratégias de SEO são essenciais para aumentar as chances de visibilidade de seu conteúdo no Google. Dentre as estratégias estão a pesquisa de palavras-chave, o link building, além de estar atento(a) à leiturabilidade e escaneabilidade de seu conteúdo.
Contudo, apesar de trabalhar no SEO, não exagere! É importante sempre se lembrar de que seu leitor é humano e a ferramenta só existe como meio para atingi-los. Além disso, o próprio Google tem tentado humanizar seus processos de para priorizar a qualidade do texto.
Assim, é importante fazer mais do que inserir palavras-chaves e palavras de transição para a leiturabilidade. O que você realmente precisa entregar ao público é qualidade, aliada às técnicas de SEO.
4. Ofereça originalidade
Certo, é difícil falar de originalidade. Afinal, tem muita gente produzindo conteúdo na área que você atua ou pretende atuar. Todavia, é possível apresentar novas abordagens sobre o tema tratado.
Isto é, personalize o conteúdo com dados diferenciais que você domina, contextualize o tema a partir de “pautas quentes” que estão na mídia. Ainda, realmente se aprofunde na questão que quer abordar e invista em diferentes formatos, como vídeos e gifs, contanto que sejam relevantes.
Você pode, ainda, agregar valor ao seu conteúdo com a disponibilização de e-books, e webinars, por exemplo, que aumentam as chances de geração de leads para sua marca.
5. Padronize seu conteúdo
Seu texto pode ser o mais bem escrito dentre seus concorrentes. Ainda assim, a primeira coisa que os leitores vão reparar é o visual. Por isso, o layout de apresentação é, também, essencial para manter os leitores atentos a seu conteúdo.
As características visuais, com certeza, vão influenciar no tempo que os leitores gastam em sua página, além de apresentar efeitos na visão que eles têm da sua imagem. Uma boa dica é manter um layout clean.
Além disso, estruture seu texto de forma que a fonte e os espaçamentos facilitem a leitura, além da utilização de imagens de boa qualidade e subtítulos que dão um resumo do que está por vir.
6. Publique com frequência
A relevância vai muito além do que o valor dado a um texto ou dois textos específicos; seu blog deve ser relevante. Para isso, além do conteúdo interessante aos olhos de seus leitores, é necessário estabelecer uma frequência de postagens.
Para essa definição, é importante fazer testes e estudar os resultados. Quando seus conteúdos promovem maior engajamento? Quais os dias e horários influenciam mais seu público a acessar seu blog?
No entanto, só se comprometa com certa frequência quando souber que consegue entregar conteúdo relevante e otimizado para a leitura de seu público. Nunca aumente a frequência pela maior visibilidade a custo de entregar um conteúdo regular.
7. Esteja presente nas redes sociais
Provavelmente a maioria das pessoas que você conhece tem um perfil em alguma rede social, senão em mais de uma delas, certo? Assim sendo, as contas comerciais têm embarcado nessa onda e, hoje, o empreendedor que não mantém um perfil ativo no Facebook ou Instagram está ficando para trás.
As redes sociais são de extrema importância nesse novo cenário de consumo que surge com as inovações tecnológicas e com o e-commerce. Elas são os novos SAC. Assim, são no direct do Instagram ou no inbox do Facebook onde os clientes e prospects vão tirar suas dúvidas.
Desse modo, monitorando os feedbacks que você recebe nas redes você pode encontrar solução para otimizar os processos e aprimorar os resultados da sua empresa.
Por que investir em conteúdo relevante para blog?
Como você pode perceber, não basta criar conteúdo para blog, é preciso produzir conteúdo relevante. Afinal, são todas essas técnicas em conjunto que irão garantir um bom posicionamento do seu conteúdo no Google. Afinal, você quer sua página na primeira ou na décima página do mecanismo de busca?
Com as estratégias de Marketing Digital é muito fácil de atrair e converter leads em clientes. Portanto, siga esta linha de raciocínio: um conteúdo relevante e otimizado atrai e prende a atenção do seu leitor, promove o engajamento e a captação de clientes, gerando lucro a seu negócio.
Um bom posicionamento não é tarefa fácil. Nesta disputa, você deve realmente se dedicar à produção de conteúdo de valor a seu público, sempre com a relevância e a expertise que você tem no assunto.
E aí, preparado para começar a oferecer conteúdos relevantes no seu blog? Então entre em contato conosco e saiba como podemos ajudá-lo nesta jornada!