Um dos maiores desafios para as empresas que estruturam estratégias de marketing digital e inbound marketing é a produção de conteúdos atraentes, alinhados com o público-alvo e capazes de captar e reter a audiência.
Contratar redator freelancer é uma das alternativas encontradas por muitas empresas que pretendem gerar conteúdo com frequência e manter as ações de marketing a todo vapor. Contudo, nem sempre um profissional autônomo é a melhor solução.
Existem empresas especializadas na produção de conteúdo, capazes de oferecer uma atuação mais holística no processo de criação e veiculação de comunicações digitais para empresas.
Antes de fechar negócio com um redator web, é preciso entender as diferenças de serviços entre uma empresa e um freelancer. Abaixo você encontra pontos para reflexão, com a finalidade de auxiliar na escolha da melhor opção para a produção dos conteúdos da sua empresa.
Boa leitura!
Contratar redator freelancer ou empresa especializada? Quais as diferenças?
Para que você possa compreender as diferenças de atuação entre dois tipos de prestadores de serviço diferentes, é preciso analisar alguns pontos-chave que impactam diretamente na produção e qualidade do conteúdo.
Conteúdos produzidos e projetos executados
Em primeiro lugar, é vamos olhar para o fator “portfólio”. Um redator freelancer, em muitos casos, não consegue transmitir para seu portfólio todas as produções que já trabalhou. Isso ocorre devido à algumas políticas de direitos autorais.
Assim, uma empresa pode passar por dois tipos de desafio:
- contratar um redator freelancer com um portfólio muito fraco;
- dar de cara com um portfólio, digamos, inflado e não tão condizente com a realidade do profissional.
No caso das empresas não há o que discutir. As empresas firmam contratos, resguardam seus direitos de divulgação e, inclusive, chamam muitos de seus clientes para prestar depoimentos sobre os serviços.
Com isso, o portfólio apresentado por uma empresa especializada em conteúdos é muito mais consistente e confiável que o apresentado por um redator freelancer.
Atenção: isso não é via de regra, já que alguns “freelas” até montam portfólios realistas, mas é fato que os portfólios institucionais são mais confiáveis.
Atuação ampla no processo de produção de conteúdos
A maioria dos redatores são, digamos, escritores de artigos. Sua função se reduz a desenvolver um conteúdo em cima de um briefing, que é montado pela empresa e entregue ao redator web.
Uma empresa especializada na produção de conteúdos entra de forma mais profunda nos processos de planejamento de marketing. A equipe de atendimento ao cliente colabora com sugestões de briefings, participa de reuniões de brainstorming, oferta sua análise sobre os melhores conteúdos para o público-alvo e seus interesses, e muito mais.
Resumindo: além de entregar o conteúdo, uma empresa especializada em conteúdos têm uma equipe pronta para atuar além da redação, somando forças para melhoria das estratégias de marketing e na forma de impactar e reter os clientes.
Redação multiplataforma
Alguns freelancers atuam somente na produção de blog posts, outros são fortes na geração de conteúdos para newsletters ou e-mail marketing. É claro que alguns desses profissionais são capacitados para trabalhar e produzir bem em diversas frentes de comunicação, mas isso não é uma regra.
Já no universo das empresas especializadas na geração de conteúdo isso é mais que uma regra, é um grande diferencial de mercado.
Ao contratar uma empresa, o cliente concentra em um único prestador de serviço todas as suas demandas de comunicação, algo que pode não ocorrer com o redator web freelancer.
Com isso, surge a necessidade de lidar com mais de um profissional ou estabelecer mais um contrato de prestação de serviços. Tudo isso significa mais burocracia, dificuldades de gerenciamento das produções e a necessidade de gerenciar duas ou mais frentes de trabalho distintas.
A unificação de todas as soluções de comunicação sob um único prestador de serviço descomplica o gerenciamento das produções e, por consequência, a estruturação das estratégias de divulgação.
Redação estratégica
Por não acompanharem todo o processo de desenvolvimento das ações e estratégias de marketing adotadas pela empresa, os redatores freelancers podem pecar no fator mais importante de sua produção, que é a finalidade estratégica.
Em muitos casos podem ocorrer erros de interpretação de personas, desvios da linguagem ideal para o público-alvo, equívocos quanto à linguagem do texto e sua função no funil de vendas (ex: escrever um artigo com foco no topo do funil quando a necessidade era para meio de funil).
Uma empresa que presta serviços na área de redação sabe que esse tipo de deslize é imperdoável. Portanto, é feita uma análise mais aprofundada sobre cada conteúdo entregue aos clientes.
Além desse detalhe, vale ressaltar que nem todo redator web freelancer é um profundo conhecedor das práticas de SEO, que são tão importantes para o marketing digital.
Sem colocar em prática os principais fatores de SEO, a visibilidade da empresa é prejudicado e o plano de ação de marketing digital não terá o mesmo sucesso.
Conteúdos especializados: A redação que o cliente precisa
Muitos redatores web trabalham em diferentes frentes todos os dias. Isso significa que esse profissional pode começar o dia falando sobre saúde e encerrar o expediente escrevendo sobre e-commerce.
Essa flexibilidade temática não é algo ruim. Na verdade, é uma virtude para muitos freelas, porém, para empresas que operam em um nicho bem específico e segmentado, o ideal é ter alguém que é fluente em sua língua.
Vamos dar o exemplo do mercado de finanças e investimentos. A ABContent tem como um de seus principais focos de atuação este universo de finanças e investimentos, além de negócios e empreendedorismo. São ambientes repletos de detalhes, termos técnicos, jargões e processos complicados.
Nossa equipe se especializou em conseguir “traduzir” toda essa complexidade para uma linguagem acessível ao público-alvo dessas empresas, sempre de maneira didática e educativa.
A experiência de atuação deu ao nosso time a expertise necessária para captar a essência das comunicações e desenvolvê-la de forma muito alinhada com o discurso da audiência.
Com isso, a empresa contratante corre muito menos risco de receber um conteúdo com erros conceituais ou que fogem ao padrão de comunicação daquele segmento.
Ser multifacetado é interessante, mas em certos momentos o que vale é a especialização, o foco no segmento. Isso é algo que as empresas especializadas em conteúdo conseguem oferecer com muito mais segurança para seus clientes do que um redator freelancer.
Além disso, é importante destacar que a produção dos conteúdos na ABContent passa por inúmeras etapas – desde o briefing até o processo de qualidade antes da entrega ao cliente.
A melhor saída para conteúdos técnicos e diferenciados
Se você busca as melhores soluções para a produção de conteúdo para a sua empresa, saiba que a ABContent oferece aos seus clientes um time preparado para desenvolver diferentes produtos de comunicação, todos eles focados no seu segmento e na linguagem ideal.
Tudo isso, é claro, está inserido em uma estratégia analisada de ponta a ponta pela nossa equipe, visando extrair os melhores resultados, geração de novas oportunidades de negócio e boas taxas de leitura em seus conteúdos.
Já contratou redatores freelancers e empresas de produção de conteúdo? Conte mais sobre suas experiências nos comentários e ajude mais leitores a refletir sobre o tema!
E, se estiver procurando o melhor serviço de produção de conteúdo educacional para o mercado financeiro ou para o segmento de negócios, entre em contato com a ABContent!