Conversion Rate Optimization (CRO): quais as principais práticas para aumentar a taxa de conversão?

Uma página na internet pode receber milhares de visitantes todos os dias, porém, esse número nem sempre é tão relevante quanto muitos acreditam. Afinal, em muitos casos, o que importa é a taxa de conversão, levando à necessidade de implantar estratégias de Conversion Rate Optimization (CRO).

Nessa abordagem, trabalhamos diferentes aspectos de uma página para ela ser mais atrativa e persuasiva, fazendo com que o visitante realize a ação desejada. Dessa forma, fica mais fácil obter os resultados esperados e melhorar o retorno sobre o investimento em aquisição de tráfego.

Preparamos este conteúdo com as principais técnicas de CRO para você aplicar em suas páginas e aumentar a taxa de conversão e a performance digital. Continue lendo e confira!

Análise de comportamento

Para melhorar a experiência do usuário e promover a otimização da conversão, é preciso entender o comportamento do seu público. O ideal é levantar informações para identificar os incentivos, as barreiras e os ganchos.

Incentivos são todos os itens que chamam a atenção dos usuários e fazem com que eles acessem a sua página. As barreiras são aqueles elementos que induzem o visitante a sair dela, como um formulário longo demais ou o excesso de etapas para efetuar uma ação.

Já os ganchos são mecanismos para persuadir o usuário e incentivá-lo a realizar a conversão desejada. Ao compreender o comportamento do público-alvo, fica mais fácil identificar o que teria maior chance de trazer resultado positivo para as campanhas digitais.

A razão é que essa informação permite descobrir quais são as preferências e as objeções dessas pessoas, facilitando implementar as demais práticas de CRO e aumentar sua precisão.

Melhoria de landing pages

A landing page é uma página estratégica composta por diversos elementos distintos. O objetivo é formar um conjunto capaz de converter os visitantes para a ação desejada.

Entre esses elementos, estão:

  • título;
  • subtítulo; 
  • descrição;
  • prova social;
  • formulário;
  • chamada para ação (CTA).

Adicionalmente, existem diferentes elementos visuais, como banners, botões, imagens e colaboram para a conversão. Até mesmo o que faz parte do design, como a formatação, as fontes e as cores utilizadas, deve ser considerado.

Perceba que são muitos detalhes que precisam estar bem alinhados para que a landing page tenha um excelente poder de conversão. É por essa razão que uma das estratégias de Conversion Rate Optimization deve ser a melhoria dessa página.

Use como base as informações sobre seu público-alvo, o desempenho de outras páginas que já foram criadas e qualquer material ou dado que contribua para fazer mudanças. Elas viabilizam melhorar a experiência do usuário para a landing page ter uma taxa de conversão dentro das expectativas.

Lembre-se de fazer uma análise da página atual, se ela já estiver publicada. O intuito é identificar pontos que podem ser melhorados, inclusive, tendo como referência as eventuais barreiras existentes.

Testes A/B

Para identificar o que funciona melhor para sua audiência, é interessante realizar os testes A/B para experimentar as opções. Com eles, é possível lançar diferentes variações de uma página, por exemplo, para observar quais itens apresentam uma melhor performance.

Como você viu, ao criar a página de um produto ou uma landing page, há diversas opções de design, textos, chamadas e botões, entre outros elementos. Conseguimos reduzir essas alternativas quando consideramos o perfil do público que se deseja alcançar e ao realizar os testes trabalhando o layout de diferentes formas.

Além de aumentar as chances de converter os visitantes, você consegue realizar testes simultâneos, reduzindo o tempo de experimentação e, por consequência, os custos das campanhas. Tenha em mente que os insights obtidos são essenciais para a tomada de decisão em outras táticas de CRO.

Otimização do funil de vendas

Imagine que você está caminhando na rua e uma pessoa pergunta como chegar a determinado ponto da cidade. Podem existir diversos trajetos possíveis para o destino, mas a escolha mais provável será o mais fácil, certo?

A lógica é a mesma quando se trata de um funil de vendas. Precisamos definir uma trilha mais curta para a jornada do usuário, a fim de melhorar a experiência dele.

Quando existem muitas etapas ou o trajeto é complicado demais, as chances de a pessoa desistir antes de ser convertida são grandes. Considere que o usuário tem mais opções — então por que ele escolheria o que é difícil ou demorado?

Portanto, coloque na sua lista de estratégias de Conversion Rate Optimization a melhoria do funil de vendas, analisando o trajeto que o usuário precisa percorrer. Verifique se essa jornada é agradável, fluindo naturalmente, ou se existem dificuldades que possam gerar objeções.

É importante ressaltar que toda estratégia de CRO tem que ser baseada em dados e informações — sem espaço para achismos e palpites. O ideal é tomar decisões bem embasadas para ter os melhores resultados já durante os testes, de modo que eles também sejam feitos estrategicamente. 

Monitoramento e ajustes

Não se esqueça de que é imprescindível monitorar os resultados de conversão que você alcançar com sua estratégia de CRO. O objetivo é entender se as mudanças implementadas estão alcançando os objetivos esperados.

A análise de dados ainda permite identificar novas melhorias que precisam ser feitas nas ações de CRO. Você terá uma visão cada vez mais clara daquilo que funciona com o seu público e poderá reproduzir as táticas em outras páginas.

Os resultados servem como base para adequações conforme cada campanha ou momento. Assim, há como otimizar toda a sua estratégia de marketing digital voltada para conversão.

Neste artigo, você aprendeu que a aplicação das estratégias de Conversion Rate Optimization contribui para transformar visitantes em clientes e potencializar os resultados das ações digitais. Ao oferecer uma experiência fluida e eficiente ao usuário, a tendência é ter um aumento da conversão.

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