Uma boa presença online contribui para engajar o público que você deseja para sua empresa. Uma das medidas para alcançar esse objetivo é planejar a criação de um website de forma estratégica, aliada a outras ações para posicionar o seu negócio na internet.
Um site bem planejado pode ser o segredo para destacar sua marca entre muitos concorrentes. Essa também é uma maneira eficiente de utilizá-lo como um poderoso instrumento de crescimento para o seu negócio, destacando o valor que a sua marca oferece ao consumidor.
Quer conhecer as 8 etapas mais relevantes para a criação de um website funcional, atraente e alinhado com os objetivos da empresa? Confira!
1. Definição de objetivos e público-alvo
É importante entender o que se espera alcançar com o site para direcionar o desenvolvimento dele. Por esse motivo, o primeiro passo é definir claramente quais são os objetivos do projeto — como aumentar vendas, gerar leads ou promover a marca.
Em paralelo, identifique seu público-alvo, considerando suas características e necessidades. Afinal, a ideia é que o site seja projetado para atrair e engajar as pessoas certas.
2. Pesquisa de mercado
A pesquisa de mercado envolve analisar a concorrência e as tendências do setor para entender o que já está sendo feito e identificar oportunidades para se destacar. A etapa avalia sites concorrentes para ver quais práticas são eficazes e em quais pontos existe a possibilidade de inovar.
Observar as tendências do setor também pode inspirar ideias inovadoras para o design e a funcionalidade do site. Assim, você consegue garantir que ele ofereça uma experiência moderna e relevante para os visitantes.
3. Planejamento e design do site
O planejamento do site envolve definir a estrutura e o layout, incluindo a organização das páginas e a navegabilidade. A medida ajuda os usuários a encontrarem mais facilmente o que procuram, melhorando a experiência que eles têm em seu site.
Já o design deve refletir a identidade visual da marca, usando cores, tipografia e gráficos que gerem identificação com o público-alvo. Focar na experiência do usuário (UX) ajuda a manter os visitantes engajados e a melhorar as taxas de conversão.
4. Escolha de plataforma e hospedagem
Podemos dizer que a plataforma é como o sistema operacional do seu site. Existem diferentes opções, como WordPress, Weebly e Wix. A sua escolha deve ser feita com base nas funcionalidades necessárias e no tipo de conteúdo que será publicado.
Além disso, selecionar um serviço de hospedagem confiável contribui para a boa performance do site. A razão é que o serviço oferece os recursos adequados para garantir que o endereço permaneça acessível e funcione sem problemas, desde o armazenamento até sua segurança.
5. Criação de conteúdo relevante e otimizado
O seu site não deve ser uma única página estática e imutável. Portanto, invista na criação de conteúdo para entregar valor aos seus visitantes e convertê-los em clientes a partir de um maior dinamismo.
O conteúdo do site deve ser relevante e alinhado com os objetivos da empresa. Então considere o que você sabe a respeito das necessidades do seu público e procure atendê-las com informações valiosas em um espaço como um blog.
6. Implementação de práticas de SEO
SEO significa search engine optimization, ou otimização para mecanismos de busca. Trata-se de um conjunto de técnicas voltadas para aumentar as chances de seu site conquistar boas posições nos resultados de pesquisa em buscadores como o Google.
Ao dedicar tempo à estratégia durante a criação de um website, você consegue manter um fluxo contínuo de visitantes tendo contato com a sua empresa. Paralelamente, considere usar ferramentas de análise para medir o desempenho da abordagem e identificar áreas para possíveis melhorias.
7. Testes e revisões
Antes do lançamento, o site deve passar por rigorosos testes para garantir que todas as funcionalidades estejam operando corretamente. O processo inclui verificar a usabilidade, a compatibilidade com diferentes dispositivos, os links e formulários, entre outros pontos.
Coletar feedback de usuários reais durante essa fase é igualmente importante. Ao analisar como as pessoas se comportam em versões preliminares das suas páginas, você pode fazer ajustes para garantir que o site esteja otimizado e pronto para o lançamento.
8. Escolha de uma parceira
A sua empresa não precisa fazer tudo sozinha no que diz respeito à criação de um website. Há como contar com uma parceira para conduzir o desenvolvimento e cuidar da administração da sua presença online, contribuindo para o alcance dos seus objetivos.
Uma boa parceria nesse sentido não traz somente habilidades técnicas, mas também insights estratégicos capazes de beneficiar o projeto. A ABContent oferece o serviço de criação de website alinhado à produção de conteúdo que pode fazer toda a diferença para os seus resultados.
Agora você conhece as 8 etapas fundamentais para a criação de um website de forma estratégica. Cada uma delas tem um papel essencial no desenvolvimento de páginas que ajudem a aproximar sua empresa de seus objetivos — então dedique o tempo e os recursos adequados ao processo.
Quer entender como a ABContent pode ajudar a criar o seu site e manter a sua marca relevante no ambiente digital? Acesse a nossa página de soluções e saiba mais!