Data-Driven Marketing: o que é e quais são as principais estratégias?

Um conceito que vem se destacando no mercado é o data-driven marketing. Essa estratégia permite que as empresas conheçam e alcancem o seu público de modo inédito. Logo, essa solução pode ser ideal para reconhecer os pontos fortes e as melhorias a serem feitas no planejamento.

De modo geral, as decisões baseadas em dados trazem melhorias para o negócio, desde o desenvolvimento de soluções até o mapeamento de erros. Por consequência, a área de marketing também pode aproveitar essa atuação relacionada aos dados.

Neste post, você entenderá o que é data-driven marketing e as suas principais estratégias. Confira!

O que é data-driven marketing?

O significado de data-driven é “orientado por dados”, em tradução livre. Assim, quando se refere ao marketing, o termo é voltado para o uso de dados e métricas para guiar as tomadas de decisão.

Para criar uma boa estratégia de marketing, é fundamental analisar as tendências do mercado, conhecer o público-alvo, investir em campanhas e medir os resultados da ação. Todas essas etapas podem ser feitas por meio da análise de dados obtidos com o data-driven marketing.

Logo, os dados trazem informações importantes sobre concorrentes, consumidores e o próprio negócio. Com eles, você consegue tomar as melhores decisões e tornar as ações mais eficientes.

Quais são as estratégias de data-driven marketing?

Como você conferiu, o data-driven marketing é uma cultura na qual as decisões são tomadas com base em informações confiáveis. Para alcançar esse propósito, existem diversas estratégias que podem ser usadas. 

Veja as principais!

Multidisciplinaridade

Uma das estratégias do data-driven marketing é o auxílio de profissionais responsáveis por analisar, coletar e interpretar dados. Assim, os líderes devem promover essa cultura, incentivando a experimentação e a curiosidade dos funcionários.

Uso de dados

Os dados são a base do data-driven. É importante coletá-los de diferentes fontes, como recursos humanos, finanças e vendas — além de pesquisas de mercado. Eles devem ser seguros e organizados, para serem acessados por todos os interessados da empresa.

Inserção da tecnologia

A utilização da tecnologia é fundamental para o data-driven. Assim, uma estratégia comum é focar em ferramentas de análise de dados que auxiliem a identificação de padrões relevantes. A partir disso, também é possível aproveitar vantagens como o armazenamento, a coleta e a análise de dados de maneira eficiente.

Foco na autonomia

A oferta de autonomia é outra estratégia comum na composição de uma cultura data-driven marketing. A equipe de trabalho deve ter liberdade para conhecer os dados e tomar decisões baseadas neles.

O objetivo dessa estratégia é evitar burocracias que não são essenciais, já que elas podem impedir a tomada de decisões ágeis. 

Como aplicar essas estratégias na empresa?

Se você se interessou pelo data-driven marketing, vale a pena entender como aplicá-lo nas empresas. Para isso, é fundamental modificar a postura dos funcionários, incentivando-os a compreender o valor que a análise de informações tem para a corporação.

Também convém ressaltar que não é preciso limitar o data-driven apenas no setor de marketing. Para otimizar seu funcionamento, é necessário que o departamento converse com as outras áreas da empresa, compartilhando informações com as equipes. 

Outras boas práticas para aplicar essas estratégias na companhia são:

  • redirecione as campanhas de marketing conforme os dados coletados;
  • otimize os conteúdos para torná-los mais estratégicos;
  • segmente sua audiência com base no conhecimento sobre o público;
  • colete dados de modo contínuo e diversificado.

Neste post, você entendeu o que é data-driven marketing e quais são as suas principais estratégias. Para implementar essa cultura na empresa, lembre-se de capacitar os funcionários e de contar com o apoio da tecnologia, buscando soluções adequadas às necessidades do negócio.

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