8 Ferramentas de marketing essenciais para qualquer empresa

O sucesso das estratégias de divulgação da sua empresa exige utilizar as soluções certas. Dessa forma, é possível alcançar o público de interesse, transmitir a mensagem desejada e gerar os resultados esperados. Para tanto, vale a pena recorrer às ferramentas de marketing.

No mercado, existem diferentes tipos de recursos que podem ajudar. Por isso, vale a pena conhecer as plataformas e empresas que são essenciais para o sucesso do marketing de qualquer negócio. Assim, você poderá se destacar e alcançar os objetivos definidos na estratégia.

A seguir, confira 8 ferramentas de marketing que são fundamentais para otimizar os resultados da sua empresa!

1. Planejamento de marketing

Uma estratégia bem-sucedida de marketing precisa ser planejada adequadamente. Por isso, é preciso contar com a ajuda de ferramentas relacionadas às etapas de planejamento. No caso do ambiente digital, isso pode significar utilizar os recursos adequados para pesquisar termos e palavras-chave e tópicos de interesse do público.

Nesse sentido, uma das ferramentas mais conhecidas é o Google Keyword Planner. Por meio dele, é possível saber quais são as palavras-chave mais buscadas, o volume de pesquisas e o nível de engajamento dos usuários com os termos.

Logo, ao utilizar a ferramenta, fica mais fácil criar listas de palavras-chave, identificar os termos que representam as melhores oportunidades e selecionar temas de interesse.

Outra ferramenta que pode ajudar nesse sentido é o SEMrush. Essa plataforma é especialmente famosa por ajudar a pesquisar palavras-chave e verificar o desempenho de uma página da internet. Ela permite checar a performance do seu site e compará-lo com os principais concorrentes, por exemplo.

Já o Ubersuggest pode oferecer insights de diferentes tipos, como volumes de busca das palavras-chave, facilidade para ranquear com cada uma, páginas mais acessadas referentes a cada termo e mais. 

Desse modo, é possível adicionar as informações coletadas com essas ferramentas ao seu plano de marketing. Como consequência, você terá dados relevantes para direcionar as estratégias que devem ser adotadas de modo mais eficaz.

2. Pesquisa de mercado

Para embasar melhor a estratégia de marketing, vale a pena conhecer o público, suas necessidades e interesses. Portanto, é importante utilizar as diferentes ferramentas para a pesquisa de mercado, facilitando a coleta e a análise de dados.

Com o Google Forms, por exemplo, há como criar formulários personalizados de forma simples. Também é fácil analisar os dados coletados com ajuda de ferramentas do próprio Google, como as planilhas. Ainda, os resultados podem ser integrados a ferramentas de análises de métricas.

Vale saber que existem outras ferramentas no mercado que podem ser usadas com esse objetivo. Se a ideia for ter mais interatividade na realização de pesquisas, por exemplo, o Typeform pode ser o recurso ideal.

Com ele, há a possibilidade de criar trilhas diferentes para coletar as respostas dos participantes, além de realizar a integração com outras ferramentas. A plataforma também conta com uma solução integrada de análise de dados.

O SurveyMonkey é mais uma opção para realizar pesquisas, sendo uma das principais ferramentas desse tipo. Com ele, a pesquisa pode ser distribuída entre diferentes canais para alcançar o público, além de ser possível realizar diferentes personalizações para coletar feedbacks e insights.

3. Criação de landing pages

As landing pages servem como páginas de captura de leads e prospects para a empresa. Elas são essenciais em muitas estratégias, já que podem atrair a atenção do cliente para uma oferta específica, aumentando o potencial de conversão.

Com as ferramentas certas, utilizar esse elemento de marketing pode se tornar mais fácil. É o caso de recorrer à plataforma Unbounce, por exemplo.

Essa é uma ferramenta que serve para construir landing pages de modo descomplicado, sem que seja necessário ter conhecimentos de programação ou web design, por exemplo. A partir dos templates prontos, você pode criar e customizar páginas de captura adequadas para a sua estratégia.

Outra ferramenta desse tipo é a Instapage. Por meio desse recurso, é possível criar landing pages de alta conversão, com base nos modelos disponíveis. Também existe a chance de integrar a página com outras ferramentas de marketing, facilitando o fluxo de informações e dados.

Se o objetivo for melhorar o desempenho geral, o Optimizely pode ser o recurso ideal. Ele permite realizar testes A/B nas páginas, o que ajuda a identificar as preferências dos usuários. A partir disso, você terá condições de definir as características ideais da página para maximizar os resultados.

4. CRM

Ao pensar nas soluções que não podem faltar em sua estratégia de marketing, é essencial considerar o uso de um customer relationship management (CRM). Essa ferramenta permite mapear os leads, acompanhar a aplicação do funil de vendas e criar uma régua de relacionamento, por exemplo.

Em especial, um CRM serve para aproximar e fortalecer a relação entre a empresa e os consumidores e potenciais clientes. Dessa forma, surgem oportunidades de otimizar os esforços de marketing, elevando o potencial de conversão.

Entre as alternativas, o RD Station se destaca. Esse CRM nacional conta com um grande conjunto de funcionalidades, como qualificação de leads, segmentação da base, envio de e-mail marketing, integração com redes sociais e mais.

Já o Hubspot é uma solução pioneira no mercado de inbound marketing e que pode ajudar empresas em todo seu processo de gerenciamento do relacionamento com os clientes. Por meio dele, é possível definir uma estratégia de nutrição de leads, por exemplo.

Assim como o RD Station, o Hubspot se destaca por centralizar diversas funcionalidades em uma só ferramenta. Então companhias de todos os portes podem aproveitar as suas funções.

Com uma proposta semelhante, o Leadlovers ajuda as empresas que desejam centralizar as informações sobre leads, prospects e clientes. Ele também oferece outros recursos, como a hospedagem de webinars, criação de páginas personalizadas e mais.

5. Automação de marketing

Para tornar a estratégia de marketing ainda mais eficiente, vale a pena focar na automação de processos. Ao utilizar as ferramentas certas, as etapas são executadas de maneira mais rápida e precisa, garantindo que o time possa focar em outras tarefas estratégicas.

Nesse sentido, algumas ferramentas já apresentadas oferecem esse tipo de resultado. O RD Station e o Hubspot, por exemplo, contam com diversas funcionalidades de automação, permitindo um uso mais eficiente dos recursos.

Porém, existem outras opções que podem ajudar a empresa. O MailChimp, por exemplo, é uma plataforma de disparo automático de e-mails, que permite criar campanhas com diversos objetivos. Ele também oferece recursos para avaliar os resultados dos envios de mensagens, como taxa de abertura ou de clique nos links.

Já o Buffer é uma plataforma de gestão de redes sociais, que oferece funcionalidades como o agendamento de publicações, monitoramento de respostas e engajamento do público. Então ele ajuda a centralizar a gestão de diversas redes em um só ponto.

Para automatizar as campanhas de links patrocinados, o Google Ads é uma das principais ferramentas do mercado. Com ele, fica mais simples planejar e configurar campanhas de anúncio na rede display do Google, garantindo um gerenciamento automático, caso desejado.

6. Design

Uma boa estratégia de marketing também requer uma comunicação visual adequada. Portanto, as ferramentas de design são especialmente relevantes, já que elas podem aumentar o potencial de engajamento da empresa.

Contudo, já não é preciso depender apenas das ferramentas mais conhecidas de uso profissional, como Adobe Photoshop. Em vez disso, as empresas podem contar com plataformas que tornam o processo criativo mais eficiente, rápido e simples.

Um dos principais recursos desse tipo é o Canva. Ele funciona como uma plataforma de design gráfico composto por dezenas de templates, ilustrações, fontes, fotos de bancos de imagens e mais. Com a solução, é possível criar diversos materiais, desde banners e publicações de rede social até e-books, por exemplo.

Outra ferramenta semelhante é o Creatopy, anteriormente conhecido como BannerSnack. Essa plataforma ajuda na criação de diferentes peças gráficas, desde banners de alta qualidade até arquivos animados e vídeos.

Já o Figma é um serviço orientado para a interface do usuário ou user interface (UI). Ele permite prototipar áreas de interação, customizar elementos e testar o funcionamento dos designs em diferentes dispositivos. Para empresas que têm o próprio aplicativo, por exemplo, ele pode ser ainda mais útil.

7. Análise de métricas

Tão importante quanto implementar as estratégias é acompanhar os resultados que elas oferecem. Dessa forma, há como realizar melhorias relevantes e aumentar as chances de ter uma atuação mais eficiente.

Na prática, uma das principais ferramentas de marketing que ajudam a analisar as métricas é o Google Analytics. Ele realiza um monitoramento completo de tráfego, permitindo conhecer o comportamento da audiência de modo aprofundado.

Também é possível estabelecer metas e controlar eventos específicos, como a entrada ou saída de um usuário da página. Você ainda consegue observar a atividade do site em tempo real, o que permite aprofundar a avaliação dos resultados.

O Google Search Console é outra ferramenta essencial para acompanhar as métricas do site. Por meio dele, você consegue monitorar o endereço e identificar possíveis problemas e erros da página.

Também há como verificar se o site está responsivo o bastante e se tem sido indexado corretamente. Ao realizar eventuais mudanças sugeridas pela ferramenta, ocorre um aumento no potencial de ranqueamento na página de pesquisa do Google.

Outra ferramenta que pode ser usada na análise de métricas é o Ahrefs — que também apresenta algumas funcionalidades que ajudam no planejamento. Com a solução, é possível verificar a performance de conteúdos específicos, fazer auditorias no site e monitorar fatores de otimização para mecanismos de busca (SEO).

Ao aproveitar o potencial dos insights apresentados, tende a ser mais fácil alcançar os objetivos da estratégia. Além disso, há como corrigir a rota e aplicar melhor os recursos disponíveis no orçamento de marketing.

8. Produtora de conteúdo

Até aqui, você conferiu diferentes ferramentas de marketing que podem apoiar a sua estratégia e a obtenção de resultados. No entanto, a maioria delas não funciona sem um conteúdo de qualidade ou não alcança seu máximo potencial sem uma boa produção.

Para entender melhor como isso acontece, considere o uso das ferramentas de análise de métricas. Para incrementar os resultados do site, ter um blog é uma solução bastante funcional, já que ajuda a atrair tráfego e a consolidar a marca do negócio.

O mesmo vale para uma ferramenta de design ou de automação de e-mail. Com a produção de conteúdo relevante, original e de qualidade, fica mais fácil alimentar estratégias como a nutrição de leads.

O próprio uso do CRM é favorecido pela produção de conteúdo. A partir da elaboração de materiais ricos, por exemplo, há como acelerar a geração de leads. Logo, essa é uma forma de abastecer a base de contatos e suas informações.

Porém, só é possível potencializar os resultados das ferramentas se o material for estratégico e de qualidade. Para tanto, você pode contar com uma empresa produtora de conteúdo, como a ABContent.

Veja quais são os principais motivos para contar com o apoio de um time profissional!

Atuação especializada

Além de produzir conteúdo original, relevante e de qualidade, a ABContent é focada em áreas específicas. Entre os nichos de atuação estão finanças, investimentos, negócios, empreendedorismo, mercado imobiliário e seguros.

Esse trabalho é exclusivo no mercado e garante que a sua empresa tenha acesso a conteúdos especializados, conceitualmente corretos e estruturados, pensando na otimização de resultados.

Gestão de todas as etapas de produção

Com esse apoio, você conta com um time completo para gerenciar as fases referentes ao planejamento e à produção de conteúdo. A equipe realiza tarefas como sugestão de temas, busca de palavras-chave e elaboração de briefing, além de redação, revisão e controle de qualidade.

Desse modo, sua empresa não precisa se preocupar com diversas etapas operacionais relacionadas ao marketing. Isso promove a liberação de recursos e capital humano para outras tarefas ligadas à atividade-fim do negócio.

Obtenção de destaque online

Ao adotar uma boa estratégia de conteúdo, sua empresa pode construir autoridade online e consegue gerar leads com mais facilidade. Como resultado, há chances de conquistar destaque no ambiente digital, aumentando a competitividade do negócio.

Isso também permite aproveitar melhor o investimento nas demais ferramentas de marketing, gerando mais resultados a partir da estratégia online.

Neste artigo, você conferiu 8 tipos de ferramentas de marketing que devem fazer parte da rotina do seu negócio. Por meio delas, é possível otimizar a estratégia e favorecer o alcance dos resultados no mercado. 

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