Você sabe qual é a diferença entre preço e valor do seu produto ou serviço?

Muitos empresários não dedicam tempo para saber qual é a diferença entre preço e valor de seus produtos ou serviços. Essas palavras podem ser consideradas sinônimos para muitas pessoas, mas apresentam conceitos distintos.

Saber diferenciar os termos permite focar em melhores estratégias de vendas e melhorar seus resultados. Warren Buffett, grande empresário norte-americano, diz que “preço é o que você paga, valor é o que você leva”. 

Quer saber o que isso significa? Continue a leitura e entenda mais sobre a diferença entre preço e valor!

O que é preço?

Preço é o conceito mais fácil de compreender. Ele é objetivamente o que uma pessoa precisa desembolsar para adquirir seu produto ou serviço. Portanto, o preço deve ser definido pela empresa, a partir dos custos com fornecedores, mão de obra e outros itens.

Esse montante deve considerar todos os gastos do negócio para permitir ter uma margem de lucro que sustente a empresa e gere ganhos. Com isso, ele pode variar de acordo com diversos fatores, como a procura pelo produto no mercado ou o aumento nos custos na produção.

Mas o preço também pode considerar o valor do produto ou serviço. É por isso que existem itens similares sendo vendidos a preços muito diferentes. Provavelmente, a empresa que cobra mais caro gera mais valor que a outra para o cliente.

O que é valor? 

Como você viu, empresas podem vender itens similares por preços bem diferentes. Então precisamos pensar: por que os consumidores pagarão um preço maior se é possível encontrar o mesmo item mais barato?

O que explica isso é o valor. Você viu que o preço é o que o cliente paga para ter o produto. Já o valor é a percepção do consumidor sobre o quanto o item vale. Ou seja, trata-se de uma medida subjetiva que depende do que o produto ou serviço representa para ele.

Com isso, produtos que geram mais valor podem ter preços maiores. Isso porque os próprios consumidores tendem a sentir que o item entrega mais diferenciais — logo, vale mais. Essa característica justifica a diferença no preço.

Qual é a diferença entre preço e valor? 

Depois de saber mais sobre cada termo, você já pode notar as diferenças entre eles. O preço é objetivo, então, se um item custa R$ 1 mil, é preciso pagar esse total para tê-lo. Já o valor é subjetivo — e esse mesmo item pode não valer R$ 1 mil, por exemplo.

Ou seja, se o cliente não sente benefícios suficientes, ele pode valer menos. Ao contrário, caso o produto ou serviço resolva problemas importantes do consumidor, ele pode custar muito mais. Para entender o conceito de valor em relação ao de preço, tente colocar preço em um item subjetivo.

Por exemplo, quanto vale a tranquilidade financeira? Quanto custaria não se preocupar com dinheiro? É possível precificar o alcance da aposentadoria confortável? É fácil colocar preço em um serviço que permita organizar as finanças e construir patrimônio?

Esses benefícios podem ser alcançados por meio de um curso ou uma consultoria de investimentos, por exemplo. Cada um desses serviços tem um preço, mas seu valor depende da perspectiva de quem procura pelo serviço.

Assim, existe mais uma diferença clara entre preço e valor: o primeiro é definido pela empresa, enquanto o valor é estabelecido pelo cliente. Mas isso não significa que seu negócio não possa se esforçar para influenciar a percepção de valor dos consumidores.

Como se dá a relação de preço e valor para o consumidor? 

Você já sabe que o conceito de preço e de valor são diferentes, mas que se relacionam. Afinal, a pessoa precisa entender os benefícios que o produto ou serviço proporcionam a ela para decidir se paga o preço solicitado.

Desse modo, focar apenas no preço pode dificultar a visão de valor das pessoas. Logo, elas podem preferir comprar em outras empresas, por enxergarem mais benefícios nelas diante de um preço baixo. É por isso que muitos negócios enfrentam problemas financeiros e pouco volume de vendas

Nesse caso, a situação não significa que a empresa não oferece valor. Ele pode apenas não estar tão claro para os consumidores. É nesse cenário que questões como estratégias de marketing e de posicionamento do negócio se tornam fundamentais. 

Como o valor é subjetivo, não basta entregar qualidade ou diferenciação. É preciso mostrar que a sua empresa oferece benefícios aos clientes. Ou seja, é necessário deixar claro para os consumidores que, além de preço, o seu produto ou serviço tem valor.

Como gerar valor no seu produto ou serviço sem alterar o preço? 

Ao ler este conteúdo, você pode estar interessado em usar a diferença entre preço e valor a favor do seu negócio. Nesse caso, a ideia é conseguir aumentar a percepção de valor do público, mostrando por que vale a pena pagar pelos seus produtos e serviços. 

Desse modo, não será preciso fazer promoções ou dar descontos para aumentar as suas vendas. A razão é que a tendência é que as pessoas estejam dispostas a pagar pelo seu preço.

O primeiro passo para isso é conhecer o seu público-alvo. Como vimos, o valor é subjetivo, dependendo da avaliação de cada cliente. Então você precisa conhecê-los. 

Você pode responder a questionamentos como:

  • Quais são as dores do seu público? 
  • Do que os clientes precisam? 
  • Como você transformará a vida dos consumidores?
  • O que faz eles decidirem por uma compra?

A partir desse conhecimento, foque em construir um relacionamento com os clientes e entregar diferenciais. Não seja apenas uma empresa que ele procura quando precisa comprar determinado produto — atue como um verdadeiro parceiro que ele valoriza na vida e indica para outras pessoas.

Há diversas ações que ajudam nesse relacionamento e fidelização. Por exemplo, garantir a qualidade, investir em marketing, ter um setor de pós-vendas, pedir feedback a clientes, criar uma comunidade, resolver problemas com as compras rapidamente, entre outros. 

Entendeu a diferença entre preço e valor? Agora você pode aproveitar essas informações para agregar valor à sua empresa e ter diferencial competitivo no mercado. Então será possível aumentar o valor do seu produto ou serviço para que o preço se torne mais atrativo ao público. 

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